Combate às mudanças climáticas em Curitiba

PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA – CURITIBA

Frente à questão global das mudanças climáticas, algumas grandes cidades têm recorrido a diversas iniciativas para mitigar os impactos ambientais. Mundialmente reconhecida como “Cidade Verde”, Curitiba é um dos exemplos que se destacam por suas inúmeras estratégias sustentáveis. Saiba mais abaixo!

Combate às emissões de poluentes nas grandes cidades

Tanto em âmbito nacional quanto internacional, Curitiba é referência em sustentabilidade e qualidade de vida, a partir de iniciativas que fomentam o equilíbrio socioambiental. Recuperação de espaços urbanos, mitigação das mudanças climáticas e redução da emissão de gases estão entre as diversas ações adotadas.

No último ano, Curitiba recebeu o título de “Cidade mais sustentável da América Latina” pela revista canadense Corporate Knights, graças ao seu notável desempenho sustentável. Alguns dos indicadores que destacaram a capital paranaense entre outras 50 cidades do mundo foram qualidade do ar, transporte, uso do solo, gestão de resíduos e mudanças climáticas.

Este último quesito marca um dos principais compromissos sustentáveis da cidade, que aderiu ao Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas (PlanClima). O programa consiste em ações efetivas, inclusivas e transformadoras, que têm como objetivo tornar Curitiba uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050 – em sintonia com o Acordo de Paris e a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Um dos objetivos com os quais a capital paranaense se compromete é a redução de cerca de 20% dos gases de efeito estufa (GEE). Para isso, Curitiba recorre a medidas de enfrentamento como a melhoria da qualidade urbana e ambiental, o aumento do uso de energia renovável, a redução de resíduos orgânicos em aterros sanitários e o uso de veículos elétricos no transporte público.

Curitiba no combate às mudanças climáticas

Com boas políticas e investimento, Curitiba reduz as emissões de GEE e contribui com a mitigação das mudanças climáticas. Algumas iniciativas são:

Curitiba Mais Energia

O programa Curitiba Mais Energia fomenta o uso de energia renovável em Curitiba para mitigar a emissão de gases poluentes. Desde a sua criação, a iniciativa já implantou módulos fotovoltaicos no Palácio 29 de Março e na Usina Solar do Caximba, bem como nos terminais de ônibus (ainda em fase de instalação).

Outros espaços da cidade contemplados pelo programa foram a Galeria das Quatro Estações, no Jardim Botânico, o Salão de Atos e a CGH Nicolau Kluppel, situada no Parque Barigui.

Pirâmide Solar do Caximba

Esse projeto foi entregue recentemente em homenagem aos 330 anos de Curitiba. A primeira usina solar em aterro sanitário da América Latina cumpre as metas do Acordo de Paris para retardar o aumento da temperatura média global.

A iniciativa integra o programa “Curitiba Mais Energia” e o PlanClima. A usina conta com 8,6 mil módulos fotovoltaicos que, a partir da luz solar, contribuirão para uma economia energética de 30% nos edifícios públicos de Curitiba.

Programa Ecocidadão

Combater o descarte desenfreado de resíduos é uma das principais metas sustentáveis globais, a fim de frear o aquecimento global. Por sua vez, Curitiba promove o Programa Ecocidadão, que alia a melhoria da qualidade de vida dos catadores ao serviço de coleta e separação de materiais reutilizáveis.

Para atender às etapas da cadeia do lixo na capital, 40 associações de catadores de material reciclável fazem o recebimento, a triagem e a comercialização de resíduos provenientes da coleta seletiva em Curitiba. A cidade também incentiva os habitantes a contribuir com essa iniciativa e realiza, através da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), a coleta de materiais recicláveis.

Câmbio Verde

O programa Câmbio Verde permite a qualquer pessoa (com ou sem cadastro) trocar materiais recicláveis como vidro, papel, metais e papelão por frutas e hortaliças, em 103 pontos da cidade! O programa é tão efetivo que, por mês, são recicladas cerca de 290 toneladas de resíduos provenientes das trocas. Além disso, 3,5 mil litros de óleo deixam de ser descartados indevidamente todos os meses.

Hortas urbanas

Combate às emissões de poluentes nas grandes cidades

Para promover uma alimentação de qualidade e reforçar as áreas verdes da cidade, Curitiba investiu na implantação de hortas comunitárias em 145 espaços do município. Neles, o cultivo de hortifrútis une a saúde nutricional a uma importante iniciativa sustentável.

Isso porque a compostagem ajuda a combater o descarte massivo e inadequado de resíduos orgânicos e ainda contribui para a qualidade dos alimentos cultivados. Na Cidade Verde, a Fazenda Urbana de Curitiba se tornou referência nacional no fomento à prática agrícola sustentável.

Construtora Laguna no combate às emissões

Consolidada como a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna é referência nacional e internacional em construção sustentável, graças às suas inúmeras iniciativas que contribuem com o planeta – como o combate às emissões de GEE e às mudanças climáticas.

Meta Zero Carbon

A Galeria Laguna se destaca por grandes certificações da construção verde, como LEED Zero Water, LEED Zero Energy, LEED Zero Waste e LEED Zero Carbon. Para esta última, a Galeria Laguna se compromete a zerar as emissões líquidas de carbono, ou seja: no período de um ano, o edifício deve evitar ou compensar as emissões de carbono. A Galeria conta com diferenciais como: renovação de ar automática para combater altas concentrações de CO2; filtros que mantêm a qualidade do ar interno; e sistema de monitoramento da qualidade do ar e do conforto térmico em tempo real. A Galeria Laguna também passou por simulações computacionais para assegurar a troca de ar no edifício e, assim, garantir um ambiente saudável para todos.

Queda de emissões de GEE no AMPIO
EDIFÍCIO MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO – GALERIA LAGUNA

Queda de emissões de GEE no AMPIO

Entre os diversos imóveis-arte da Laguna, o AMPIO se destaca pelo combate às emissões de poluentes. O empreendimento reduz em 41% a emissão de GEE que seriam lançados na atmosfera.

Para alcançar esse marco, algumas das estratégias incorporadas ao AMPIO são: vidros insulados ou laminados; esquadrias de alto desempenho térmico e acústico; placas fotovoltaicas para atender parte do consumo energético das áreas comuns; painéis fixos e móveis tipo brise na fachada.

Juntos, esses diferenciais elevam o conforto térmico e lumínico dos ocupantes, diminuem o consumo energético e o uso de sistemas artificiais de climatização e, com isso, reduzem emissões de GEE.

Práticas de compostagem

Outra estratégia importante da Laguna é a gestão responsável de resíduos. Através de uma parceria com a Composta+, serviço de coleta e compostagem de resíduos orgânicos, a construtora deixou de emitir mais de 6 toneladas de CO2, poupou o uso de 489 sacolas plásticas e compostou mais de 4 toneladas de resíduos orgânicos, tudo isso nos últimos 18 meses.

Na Galeria Laguna, a gestão consciente de resíduos também é um diferencial sustentável. O gerenciamento do material orgânico é realizado pelo serviço de coleta Composta+, enquanto o restante é destinado às cooperativas de reciclagem parceiras da Laguna. Até agora, a Galeria compostou 3,16 toneladas de resíduos, poupou o uso de 287 sacolas e evitou a emissão de mais de 5 toneladas de CO2. Outro diferencial importante da Galeria é a horta própria do empreendimento, que recebe cuidados constantes.

Na edifício classificado como o mais sustentável do mundo pelo USGBC, é possível conversar com nossos consultores, visitar decorados e maquetes e conhecer de perto os diferenciais sustentáveis e de alto padrão das criações Laguna. Localizada na Av. do Batel, 1713, a Galeria funciona de segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h. Faça uma visita!

Fonte: Prefeitura de Curitiba e CGN

Posts relacionados

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário