Como manter a qualidade do ar da residência na primavera

circulação de ar puro

Com as temperaturas agradáveis e a diversidade de flores e cores, a chegada da primavera traz também a necessidade de atentar-se à qualidade do ar nos interiores. Por desencadear problemas alérgicos e respiratórios devido ao aumento da temperatura e à umidade do ar, a estação requer cuidados no dia a dia em casa para que seus meses transcorram com saúde e tranquilidade. Confira abaixo algumas dicas!

Qualidade do ar em ambientes arejados

Típica da primavera, a alta proliferação do pólen na atmosfera frequentemente desencadeia irritações nas vias respiratórias. Tendo isso em vista, especialistas da saúde recomendam que se mantenha sempre os ambientes abertos, arejados e em contato com a luz solar.

Além de favorecer a circulação de ar puro pelos interiores – o que evita não só o acúmulo do pólen como também de resíduos e poeira –, a ventilação natural ajuda a evitar alergias causadas pelos interiores e por itens como roupas e forros de cama, que tendem a acumular partículas de pólen.

A iluminação natural também tem grande importância na manutenção da salubridade dos espaços, especialmente na primavera. Isso porque a luz solar possui propriedades antissépticas e antibactericidas, que mantêm os interiores mais salubres.

Um experimento realizado na Universidade de Oregon (EUA) em ambientes controlados e expostos à iluminação solar identificou que, após 90 dias, a luz do sol inativou táxons em comunidades microbianas, reduzindo a floração e a propagação delas pelo espaço.

Purificadores e umidificadores de ar

Clima agradável no interior dos imóveis Laguna

Entre as soluções recomendadas para manter a qualidade do ar interno na primavera, destacam-se aparelhos como purificadores e umidificadores.

Além de manterem um clima agradável no interior da residência, eles esterilizam e hidratam a atmosfera interna e retêm partículas dispersas pelo espaço, desde o próprio pólen até substâncias poluentes.

Especialmente indicados para pessoas que sofrem de alergias, os umidificadores auxiliam a combater dificuldades respiratórias e outros sintomas relacionados a esse problema. Práticos e eficazes, esses aparelhos possuem um custo-benefício vantajoso e têm baixo consumo energético.

Limpeza da casa

Tradicional em países do Hemisfério Norte, a limpeza de primavera é um hábito desenvolvido com o intuito de renovar as energias na nova estação após os ambientes da casa ficarem muito fechados devido ao frio da estação anterior, o inverno. A prática tem grande importância para evitar que o acúmulo de mofo, poeira e demais substâncias prejudique a salubridade dos espaços.

limpeza da casa é, certamente, um fator essencial na manutenção da qualidade do ar e no combate às substâncias que tendem a ficar suspensas nos ambientes. Recomenda-se que essa tarefa seja realizada de cima para baixo, iniciando pelas superfícies dos móveis mais altos e indo aos mais baixos, até chegar ao chão – que deve ser limpo por último.

Para remover o pó acumulado pela residência, nas regiões com menos sujeira o ideal é utilizar panos umedecidos de microfibra ou de algodão. Já onde houver maior acúmulo de poeira, deve-se utilizar escovas específicas para móveis ou aspirador de pó (se possível com filtro d’água) – ideal também para a limpeza do piso.

Manutenção de áreas externas

Caso a residência possua ambientes externos como jardins e gramados, a manutenção dessas áreas demanda alguns cuidados para que o contato com o pólen não desencadeie alergias ou irritações no sistema respiratório. Primeiramente, recomenda-se que portas e janelas sejam abertas somente após as 9h e fechadas depois das 16h, pois é nesse período que há menor concentração de pólen na atmosfera.

Ao realizar atividades como a manutenção do jardim ou aparar o gramado, é importante que moradores sensíveis ao pólen evitem exposição direta a esses espaços ou que mantenham distância da residência enquanto é realizada a manutenção das áreas externas.

Durante esse processo, também é valido atentar-se à utilização de fertilizantes e à proximidade com a grama cortada, fatores que tendem a piorar os sintomas respiratórios. Uma alternativa para preveni-los é o uso de máscaras de partículas por parte de quem realizar essas tarefas.

Para a limpeza de ambientes internos, recomenda-se dar preferência a equipamentos que incorporam funções antimofo ou filtro HEPA, capaz de filtrar até 99,9% das impurezas e de eliminar bactérias, ácaros e vírus da atmosfera do ambiente. A limpeza desses aparelhos é outro fator fundamental para a manutenção da qualidade do ar interno.

No caso de exaustores, que tendem a reter um alto nível de gordura, o filtro de metal deve ser removido e higienizado com água quente, pano de algodão e detergente alcalino. Tratando-se de aparelhos de ar-condicionado, a manutenção e a limpeza são igualmente importantes, não só para evitar a emissão de poluentes na atmosfera ambiente como também para reduzir o consumo de energia e elevar a vida útil do eletrodoméstico.

Qualidade do ar nos imóveis-arte Laguna

Renovando as energias e a qualidade do ar

Tanto na primavera como nas outras estações, a qualidade do ar interno é assegurada em cada um dos imóveis-arte Laguna, abrangendo todos os ambientes, desde as áreas comuns até as unidades dos moradores.

Um deles é o inconfundível PINAH, empreendimento Laguna inspirado em Curitiba e localizado na Alameda mais charmosa da cidade. Primeiro residencial do Brasil a buscar o selo WELL, esse imóvel-arte garante a qualidade do ar interno por meio de recursos como:

  • Sistema de exaustão mecânica com ventilador axial nos banheiros masters e nas demais suítes.
  • Sistema de renovação de ar na área social e nos dormitórios.
  • Monitoramento da qualidade do ar nas áreas comuns.

Já o BIOOS é um inovador ecossistema idealizado para estar, viver e trabalhar. Pioneiro na criação de um complexo que une saúde, medicina, moradia e bem-estar, o projeto irá assegurar a qualidade do ar interno em sua torre BIOOS Home por meio de:

  • Exaustão mecânica no banheiro.
  • Monitoramento de monóxido de carbono nos estacionamentos.
  • Sistema de monitoramento da qualidade do ar nas áreas comuns.

Dessa forma, cada espaço dos imóveis-arte Laguna possui recursos para elevar a qualidade ambiental para os ocupantes e, com ela, a qualidade de vida de todos.

Fonte: Gazeta do Povo, WebContinental e Meio Filtrante

Related Posts

  1. Qualidade e conforto com o selo WELL
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário