Pratos típicos para se despedir do inverno curitibano

Sopa quente em um inverno curitibano

O inverno da capital paranaense desperta nos habitantes o desejo de degustar pratos quentes, que tragam a sensação de aconchego característica das comfort foods.

Na parte gastronômica, Curitiba compreende uma série de opções que fazem parte de sua tradição ou que foram criadas a partir dela e adaptadas com toques contemporâneos. Confira abaixo quatro pratos para se despedir do inverno curitibano.

Sopa de cebola – tradição do inverno curitibano

A sopa de cebola, ou soupe à l’oignon, é uma receita proveniente da França, onde tradicionalmente é preparada de forma gratinada.

Devido ao sabor inconfundível desse prato, os principais restaurantes da cidade o servem durante o inverno curitibano como destaque do cardápio, com um criterioso preparo dos ingredientes e do caldo.

Ele tem cebola caramelizada como base e costuma ser servido com torradas, em uma deliciosa textura cremosa e gratinada com o queijo da casa.

Receitas com pinhão

As delícias do inverno curitibano

O pinhão é, certamente, um dos alimentos mais típicos da capital paranaense. Proveniente da simbólica araucária, essa semente protagoniza uma série de receitas preparadas (não só) no inverno curitibano.

Pela cidade, é possível encontrar hambúrgueres, cremes, sopas e até risotos que incluem esse típico ingrediente na receita, como nos estabelecimentos Ca’dore Comida Descomplicada, Dizzy Café Concerto, Simples Assim e A Pamphylia.

Opções tradicionais das feiras de inverno de Curitiba, alguns pastéis também incorporam o pinhão nessa temporada. É o caso do clássico pastel recheado com pinhão e carne seca, servido em diversos pontos da capital.

Rabada com polenta

Com forte presença no Sul do Brasil, a polenta também protagoniza um prato típico servido na capital paranaense, especialmente buscado para aquecer no inverno: a rabada com polenta.

Essa saborosa receita harmoniza perfeitamente com o clima da temporada – seu preparo consiste em uma carne cozida feita com rabo de boi, guarnecida com polenta e temperos caseiros.

De origem europeia, esse delicioso prato que se desmancha na boca ganha em Curitiba toques regionais e costuma ser servido com arroz e salada.

Inverno curitibano com fondue

Fondue para aproveitar o inverno em Curitiba

De origem suíça, a fondue foi abraçada pelos curitibanos como uma alternativa clássica do inverno da cidade. À base de queijo, esse saboroso prato aquecido sobre uma lamparina pode ser servido com diversos petiscos.

Entre eles, estão frutas, queijos, filés, frango, frutos do mar, batata frita, pães ou demais ingredientes. Além da clássica base de queijo, nos restaurantes da capital a fondue pode ser encontrada com base de chocolate, perfeita para aquecer no inverno curitibano.

Além da variedade de ingredientes e petiscos que a fondue abrange, ela tem como diferencial proporcionar uma experiência compartilhada, reunindo as pessoas para a sua degustação, geralmente na companhia de um bom vinho.

Independentemente da opção escolhida, todos esses pratos proporcionam a sensação de conforto, bem-estar e saciedade que aquece no inverno, sintonizando com os ambientes aconchegantes da cidade, que tornam essa temporada ainda mais prazerosa.

Tais receitas podem ser degustadas também no aconchego do lar, em estruturas de alto padrão como os imóveis-arte da Construtora Laguna. Neles, cozinhas, espaços gourmet e interiores com recursos de conforto termoacústico tornam os momentos compartilhados ainda mais especiais e acolhedores, ideais para quem preza por vivenciá-los com qualidade e aconchego máximos.

Fonte: Gazeta do Povo, Viajala e Zelig Digital

Related Posts

  1. Mesa de jantar
  2. Foodtechs no mercado alimentício
  3. uso alternativo para as sacolas de supermercado
  4. Chef Isidoro ao lado do título: circuito Laguna de Gastronomia, sabores do mundo
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário