Dicas de chef para fazer um jantar em casa

Mesa de jantar

Ao montar um jantar em casa para receber familiares e amigos, a escolha do menu é um dos pontos mais importantes. Para proporcionar momentos incríveis aos convidados, antes de começar a cozinhar recomenda-se seguir alguns passos centrais de planejamento, como a preparação de um ambiente aconchegante e a escolha caprichosa do cardápio.

Dessa forma, separamos a seguir algumas dicas de chef para que você faça um excelente jantar em casa e surpreenda seus convidados. Confira.

Planeje com antecedência

Uma etapa importante para que um jantar tenha sucesso é planejá-lo com antecedência. Também é o melhor momento para que você adeque a gastronomia e a música à ocasião e aos convidados. A partir desses cuidados, deve-se considerar aspectos como número de pessoas, tipo de recepção, tema do jantar, elementos decorativos, pratos servidos e quantidades de ingredientes.

Além disso, para que o cardápio escolhido possa contemplar a todos, verifique se algum dos seus convidados possui restrições alimentares como intolerância a glúten e lactose ou regimes alimentares como vegetarianismo ou veganismo.

Aposte em um tema

Você pode investir em temas decorativos para deixar seu jantar ainda mais carismático e harmônico. Organize uma decoração e cardápio que dialoguem entre si e adequem-se à ocasião.

A temática pode estar relacionada à cultura de países estrangeiros, incluindo desde pratos tradicionais até comidas exóticas e de rua. Algumas boas opções são jantar mexicano, italiano, francês, churrasco americano, happy hour com pratos argentinos, entre outros.

Para que a decoração seja harmônica, atente-se à paleta de cores que será utilizada em itens como guardanapos, toalhas, enfeites, louças e até nos recipientes em que os pratos serão servidos.

Aposte em toalhas ou jogos americanos mais lisos e neutros, para que os elementos mais vibrantes estejam nos detalhes, como louças e arranjos de mesa. Lembre-se que muita informação de estampas e cores pode tornar o ambiente poluído visualmente.

Utilizar arranjos florais também pode ser uma opção satisfatória, devido à versatilidade que possibilita composições maravilhosas de acordo com o estilo escolhido, deixando sua mesa ainda mais bonita e sofisticada.

Deixe ingredientes e pratos pré-preparados

Além de dedicação e talento, cozinhar exige planejamento. Se você pretende montar um jantar com pratos exuberantes, que proporcionem alegria aos seus convidados, recomenda-se manter os ingredientes pré-preparados.

Essa dica garante que não ocorrerão atrasos na cozinha, nem faltarão ingredientes essenciais nas receitas. Para facilitar os processos, deixe os ingredientes prontos – lave, corte e reserve o que puder antes que seus familiares e amigos cheguem.

Capriche na trilha sonora

Em eventos especiais com familiares e amigos, a trilha sonora faz toda a diferença. Músicas mais clássicas e calmas são garantia de momentos agradáveis e sofisticados.

Procure selecionar músicas que agradem a todos e não atrapalhem os momentos de conversa entre os convidados. Sons muito altos e músicas inadequadas para o contexto afetam de forma negativa toda a proposta do ambiente.

Contrate um chef!

Chef

Recomenda-se contratar um chef de cozinha caso você queira o auxílio de um profissional para surpreender os convidados e garantir que a comida seja da melhor qualidade, com pratos mais requintados e diferentes, e que os anfitriões passem mais tempo com os convidados. Combine antecipadamente com o chef todos os detalhes que você deseja, desde decoração até serviços e cardápios que serão oferecidos.

Os espaços voltados para gastronomia nos empreendimentos da Construtora e Incorporadora Laguna são sinônimos de sofisticação e exclusividade. A cozinha do ALMÁA Cabral, por exemplo, oferece uma estrutura diferenciada, perfeita para compartilhar momentos com a família e amigos.

Cozinha
ALMÁA Cabral

Já o MAI Terraces oferece a experiência de uma casa com a comodidade de um apartamento, além de uma área externa muito bem valorizada, às margens de um dos mais belos parques de Curitiba, o Barigui. Todos seus ambientes traduzem, em cada detalhe, o luxo, o conforto e o cuidado.

Cozinha
MAI Terraces

Related Posts

  1. Mulher organizando sua mudança - LAGUNA
  2. Chef da The Cakery preparou Naked Cake com frutas vermelhas no decorado do ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
  3. Inconfundível receita de bavaroise de baunilha do chef Dudu Crema - Construtora Laguna
  4. Chef Isidoro ao lado do título: circuito Laguna de Gastronomia, sabores do mundo
  5. Sopa quente em um inverno curitibano
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário