Membros das famílias modernas, pets têm espaço garantido em condomínios de luxo

Pets têm espaço garantido em condomínios de luxo - Construtora Laguna

O Brasil tem a 4ª maior população de pets do mundo, somando 132,4 milhões de animais. Destes, 52,2 milhões são cachorros e 22,1 milhões, gatos, segundo dados da Abinpet. Esses números são reflexo dos novos hábitos das pessoas, que consideram os animais de estimação como membros da família e priorizam moradias e estabelecimentos pet friendly.

Percebendo que os pets estão conquistando um espaço cada vez maior no interior das residências, condomínios de luxo buscam criar alternativas para aliar a qualidade de vida dos moradores ao bem-estar animal. Com isso, antigas convenções que não autorizavam a presença de bichos têm sido derrubadas por decisões judiciais.

Em maio deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os moradores não podem ser proibidos de criar seus animais de estimação em apartamento, desde que não coloquem em risco a segurança e a tranquilidade dos condôminos. E, uma vez equipados com coleira e guia, os pets podem circular normalmente pelas áreas comuns.

Pesquisa reflete a importância dos pets na vida do brasileiro

Animais de estimação têm espaço garantido em condomínios de luxo - Construtora Laguna

Buscando compreender o relacionamento entre os bichinhos e seus donos, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) realizaram uma pesquisa com quase 800 internautas de todas as capitais.

Foi identificado no estudo que 76% dos brasileiros com acesso à internet possuem animais de estimação, sendo que os mais comuns são os cachorros (79%), gatos (42%) e pássaros (17%).

Membros das famílias modernas: pets têm espaço garantido em condomínios de luxo - Construtora Laguna

Confirmando a importância dos pets na vida das pessoas, o estudo indicou que 61% dos entrevistados os consideram como membros da família, enquanto apenas 8% os associam a gastos financeiros e somente 2% acreditam que eles trazem problemas ou dores de cabeça.

Os dados mostraram ainda que a responsabilidade dos tutores vai muito além de proporcionar alimento e abrigo, envolvendo questões referentes à qualidade de vida. As prioridades para quem tem um animal de estimação são alimentação saudável (79%), cuidados com a saúde (79%) e conforto para dormir (58%), seguidas por passeios (55%), atividades físicas (47%) e banhos em casa (46%). 

Além disso, lugares onde a presença dos animais é permitida são priorizados por 46% dos entrevistados, refletindo a tendência por restaurantes, shoppings e condomínios de luxo que, além de receber os pets com conforto e segurança, também oferecem espaços exclusivos para que eles se divirtam em contato com outros animais.

Bem-estar animal é preocupação em residenciais de alto padrão de Curitiba

Membros das famílias, pets têm espaço em condomínios de luxo - Construtora Laguna
LLUM Batel

A principal maneira de evitar latidos ou miados excessivos e comportamentos agitados demais é manter uma rotina de exercícios físicos — respeitando os limites de cada raça —, o que alivia o estresse e estimula a interação com outros bichinhos.

Pensando nisso, residenciais como o recém-entregue LLUM Batel, em Curitiba, contam com um espaço pet para que os moradores possam garantir a saúde dos animais, sem a necessidade de sair do condomínio. Em caso de famílias com crianças, essa é uma excelente oportunidade para promover a convivência com os bichinhos.

Outra alternativa interessante para quem procura aliar o conforto e o espaço de uma casa à segurança e comodidade de um edifício são as residências jardim, ou gardens, que integram um terraço privativo ao apartamento. Assim, a família conta com um espaço externo particular, ideal para proporcionar mais diversão aos pets e crianças.

Membros das famílias modernas, pets têm espaço garantido em condomínios de luxo - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral – Residência Jardim

Leia também: Dicas de decoração para quem tem animal de estimação

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário