No Paraná, a cena das artes plásticas é rica, diversificada e marcada por uma forte identidade cultural que vai da tradição à contemporaneidade. A seguir, confira alguns artistas paranaenses que se consolidaram país afora.
Um dos maiores muralistas do Brasil
Quando se trata de artes visuais, o curitibano Poty Lazzarotto (1924-1998) é dono de um eterno legado que, inegavelmente, integra a paisagem da capital paranaense.
Poty se consagrou como um dos maiores muralistas do país por seus painéis em concreto, cerâmica e azulejo espalhados por diversas cidades do Brasil – além de ilustrações e vitrais que compõem uma robusta produção artística.
As obras do curitibano são carregadas de formas orgânicas e uso expressivo de cores, com forte influência do modernismo brasileiro. Com um estilo narrativo e figurativo, a arte de Poty retrata cenas do cotidiano, da história e da cultura paranaense, estabelecendo uma forte ligação com a identidade do seu povo.
Algumas obras de Poty Lazzarotto que estão expostas em Curitiba são o mural do Largo da Ordem e os painéis da Biblioteca Pública do Paraná, do Teatro Guaíra e do Palácio Iguaçu.
Painel de Poty Lazzarotto na fachada do Teatro Guaíra | Foto: Kleyton KamogawaUma figura central no Movimento Paranista
Memorial ParanistaJoão Turin (1878-1949) se destacou como uma das figuras centrais do Movimento Paranista,
Leia mais