Os tipos de vinho e dicas para o consumo ideal

Mulher madura bebendo vinho em sua cozinha

O prazer de chegar em casa após um dia corrido, em um ambiente repleto de conforto e aconchego – como os imóveis arte Laguna –, e poder desfrutar de uma boa taça de vinho é inigualável.

Bebida que abrange diversas possibilidades e particularidades, o vinho proporciona diferentes sensações e experiências. Por isso, conhecer os tipos de vinho é a melhor maneira de consumi-los de acordo com a companhia, a ocasião e as preferências pessoais. Confira abaixo.

Vinhos brancos

De tonalidade dourada, os vinhos brancos caracterizam-se pelo sabor frutado que incorporam, sendo totalmente conciliáveis com o clima tropical brasileiro. O frescor que lhes é particular os torna ideais para acompanhar frutos do mar, principalmente quando servidos gelados.

Entre as uvas mais utilizadas para a produção de vinhos brancos, destacam-se: a Chardonnay, cultivada em maior quantidade na região de Champagne, na França; a Sauvignon Blanc, de sabor leve; e a Riesling, conhecida pelo seu aspecto ácido e marcante.

Frutos do mar e vinho branco

Vinhos rosés

De colorações variadas, os vinhos rosés, produzidos com uvas tintas, proporcionam aos consumidores um ótimo custo-benefício.

A tonalidade desses tipos de vinho varia conforme a uva com a qual são produzidos. A coloração pode alcançar tons de rosa ou mesmo salmão e coral, no caso de vinhos que provém da uva Cabernet Sauvignon.

De teor sofisticado e sabores que combinam com o verão, os vinhos rosés harmonizam perfeitamente com pratos leves como salmão grelhado.

Esses tipos de vinho são ótimas alternativas em um jantar romântico ou em um cardápio especial para receber convidados em casa. No ALMÁA Cabral e no MAI Terraces, os moradores poderão saborear seus vinhos enquanto contemplam a bela paisagem da Serra da Graciosa ou o Parque Barigui.

Casal tomando vinho em seu apartamento

Tipos de vinho tinto

Produzidos por meio da fermentação do suco de uva e extraídos de uvas tintas ou pretas, os vinhos tintos são os mais consumidos pelos brasileiros segundo a revista Sociedade da Mesa.

Com variedade que agrada os mais diversos paladares, esses tipos de vinho provêm de uvas como a Malbec, a Cabernet Sauvignon, a Pinot Noir e a Syrah. Proporcionam sabores que variam do delicado ao frutado, da acidez média à alta.

Quando produzidos a partir da uva Merlot, os vinhos tintos podem conter aromas de ameixas e uvas-passas. Além dos agradáveis sabores que proporcionam, esses tipos de vinho possuem polifenóis provenientes da casca da uva – grandes aliados do combate às toxinas de alimentos gordurosos e ao excesso de radicais livres no organismo.

A produção por meio da consagrada casta Cabernet Sauvignon, por sua vez, proporciona vinhos encorpados e com alta concentração de taninos. São ideais para harmonizar com carnes vermelhas, por exemplo.

Vinhos doces e espumantes

Caracterizados pela adição de gás carbônico no processo de fermentação, os vinhos espumantes são altamente adequados para ocasiões de celebração.

Com uma diversidade de estilos que alterna conforme a variedade da uva e a quantidade de açúcar residual, os espumantes harmonizam bem quando servidos com aperitivos e sobremesas ou com frutos do mar, como lagosta e salmão.

Uma alternativa para agradar paladares não tão adaptados aos variados tipos de vinho são os rótulos doces. Já os de colheita tardia são uma ótima pedida para acompanhar sobremesas. Quanto aos licorosos, recomenda-se servi-los em taças menores, devido ao seu alto teor alcoólico.

Independentemente da escolha, estar em meio à família, em um ambiente confortável, aconchegante e com acesso a exuberantes vistas da cidade, como nos imóveis arte Laguna, é um ótimo motivo para brindar e confraternizar com os melhores sabores.

Related Posts

  1. Funcionários em Workplace no pós pandemia - LAGUNA
  2. mulher carregando carro elétrico em imóvel arte LAGUNA
  3. Homem analisando imóveis para investidores - LAGUNA
  4. Primeiro bairro impresso em 3D dos EUA - LAGUNA

Leia mais: O mercado imobiliário voltado ao público sênior

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário