Como adaptar sua casa para utilizar carros elétricos

mulher carregando carro elétrico em imóvel arte LAGUNA

O uso de tecnologias sustentáveis em favor do meio ambiente tem se mostrado cada vez mais presente no mercado e no estilo de vida das pessoas. Não à toa o setor automobilístico vem registrando um aumento significativo nas vendas de carros elétricos e outros veículos da modalidade. Aderir a eles agrega diversas vantagens, mas demanda algumas adaptações nos lares para realizar a recarga. Saiba mais abaixo.

A ascensão dos carros elétricos

Os veículos elétricos têm conquistado consumidores que buscam aliar praticidade, tecnologia e sustentabilidade. Essa tendência vem obtendo um crescimento significativo, registrado pelas organizações do ramo.

O último ano foi o mais promissor no setor da eletromobilidade, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). De 2019 para 2020, as vendas de veículos elétricos aumentaram de 11.858 para 19.745 unidades, atingindo um novo recorde. A associação também identificou um aumento de 66,5% nos emplacamentos desses modelos no período.

Por sua vez, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) identificou que, entre janeiro e junho de 2020, as vendas de carros 100% a bateria, híbridos plug-in e híbridos não plug-in obteve aumento de 221%.

Casal em ponto de recarga para carros elétricos

Por que aderir aos veículos elétricos

Entre os diversos aspectos que motivam o aumento da busca por veículos elétricos, três razões principais sintetizam a tendência:

  • Comodidade: devido à ascensão desses carros no mercado, incorporadoras de alto padrão, como a Construtora Laguna, têm implantado em seus imóveis equipamentos para recarga elétrica.

Dependendo do modelo do carro, ela pode ser realizada, inclusive, em tomadas convencionais de 3 pinos – de 110 V ou 220 V. Tal comodidade dispensa o deslocamento a postos de recarga, graças à possibilidade de abastecer o veículo no próprio lar.

Graças à ausência de escapamento, esses modelos também são extremamente silenciosos. Portanto, além de não emitirem gases poluentes, os carros elétricos contribuem para a redução da poluição sonora.

  • Economia: veículos elétricos proporcionam uma mobilidade mais econômica. De acordo com dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), enquanto apenas 18% da gasolina é convertida em energia90% da carga dos carros elétricos é transformada em movimento. Isso porque, nos carros convencionais, 82% do combustível (álcool, gasolina ou diesel) é liberado em forma de calor ou de gases poluentes no processo da queima.

A agência estima que um carro elétrico 100% recarregado possui autonomia para percorrer aproximadamente 160 km. Em uma tomada convencional, sua recarga atinge 80% em 6 horas. Além disso, estima-se que o abastecimento de um modelo elétrico chegue a ser cinco vezes mais econômico que o de um carro a combustão.

Abastecimento de carros elétricos em casas

Em casas, o primeiro passo para recarregar o carro elétrico é instalar, no estacionamento ou no local de recarga, um ponto de energia aterrado. Como mencionado anteriormente, tomadas aterradas de 110 V ou 220 V já possibilitam recarregar o automóvel. Para isso, basta aguardar o tempo de recarga ser completado.

Uma alternativa que tende a ser mais rápida e prática é a wallbox. Carregadores específicos para carros elétricos – geralmente disponibilizados pelos fabricantes dos veículos –, essas unidades de recarga costumam fornecer energia em taxas mais altas que tomadas convencionais.

Equipamento para recarregar carros elétricos

Outras vantagens das wallboxes: elas apresentam pequeno porte, são fáceis de transportar e podem ser instaladas por profissionais recomendados pela própria montadora.

Recarga de carros elétricos em edifícios

Para quem reside em edifícios e condomínios, também há alternativas para a recarga de carros elétricos. Uma delas é implantação de uma estação compartilhada de veículos elétricos com cobrança individual para cada proprietário. Esse modelo já é adotado em diversos empreendimentos de alto padrão do Brasil e do mundo.

Solicitar ao condomínio uma linha exclusiva de ponto de energia, que vá do quadro elétrico do edifício à vaga do usuário, é outra possibilidade.

Cuidados necessários

Para a recarga do veículo elétrico no próprio lar, uma das recomendações é destinar um circuito da rede elétrica exclusivamente para o abastecimento do carro.

Esse processo pode ser realizado por um fornecedor homologado da montadora do automóvel. O profissional estará apto para analisar o sistema elétrico e realizar a instalação de forma segura e observando as especificidades do carro.

Nos pontos de recarga inseridos em áreas descobertas, um cuidado importante é checar se a tomada e o carregador são à prova de variações climáticas e intempéries. Ter a certificação de segurança, desempenho e ruído eletromagnético do carregador do veículo é outra recomendação importante.

Veículos elétricos nos imóveis-arte Laguna

Carro elétrico sendo recarregado em imóvel-arte Laguna

Tecnologia e sustentabilidade são diferenciais sempre presentes nos imóveis-arte Laguna. Em constante sintonia com tendências mundiais, como a mobilidade ecológica, a construtora enxerga os veículos elétricos como alternativas ideais de locomoção sustentável, que beneficiam as pessoas e o meio ambiente.

No PINAH, estarão à disposição dos moradores uma tomada para recarga de carro elétrico por unidade, bem como uma estação para recarga de bicicletas elétricas. O imóvel irá abranger, ainda, um sistema de bike sharing, com quatro bicicletas, sendo duas elétricas.

ALMÁA Cabral, além de uma tomada para recarga de carro elétrico por apartamento e da estação de recarga para bikes elétricas, irá disponibilizar um sistema de reabastecimento para bicicletas e carros elétricos 100% proveniente de energia solar.

Para proporcionar ainda mais comodidade e inovação, o empreendimento irá oferecer um carro elétrico disponível para uso comum, tal como o MAI Terraces. Este, por sua vez, além de um carro, irá contar com três bicicletas elétricas para o uso compartilhado dos moradores. Ambos os imóveis-arte estão com as últimas unidades disponíveis.

Área para recarregar veículos elétricos

Conteúdos relacionados

  1. Mulher separando lixo orgânico - LAGUNA
  2. Mulher com xícara na mão aproveitando conforto térmico dentro de residência
  3. Mulher madura bebendo vinho em sua cozinha
  4. Mulher escolhendo plantas para iniciantes - LAGUNA
  5. Projeto arquitetônico Parque flutuante
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Visite nosso site e saiba mais: http://construtoralaguna.com.br/

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário