Como adaptar sua casa para utilizar carros elétricos

mulher carregando carro elétrico em imóvel arte LAGUNA

O uso de tecnologias sustentáveis em favor do meio ambiente tem se mostrado cada vez mais presente no mercado e no estilo de vida das pessoas. Não à toa o setor automobilístico vem registrando um aumento significativo nas vendas de carros elétricos e outros veículos da modalidade. Aderir a eles agrega diversas vantagens, mas demanda algumas adaptações nos lares para realizar a recarga. Saiba mais abaixo.

A ascensão dos carros elétricos

Os veículos elétricos têm conquistado consumidores que buscam aliar praticidade, tecnologia e sustentabilidade. Essa tendência vem obtendo um crescimento significativo, registrado pelas organizações do ramo.

O último ano foi o mais promissor no setor da eletromobilidade, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). De 2019 para 2020, as vendas de veículos elétricos aumentaram de 11.858 para 19.745 unidades, atingindo um novo recorde. A associação também identificou um aumento de 66,5% nos emplacamentos desses modelos no período.

Por sua vez, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) identificou que, entre janeiro e junho de 2020, as vendas de carros 100% a bateria, híbridos plug-in e híbridos não plug-in obteve aumento de 221%.

Casal em ponto de recarga para carros elétricos

Por que aderir aos veículos elétricos

Entre os diversos aspectos que motivam o aumento da busca por veículos elétricos, três razões principais sintetizam a tendência:

  • Comodidade: devido à ascensão desses carros no mercado, incorporadoras de alto padrão, como a Construtora Laguna, têm implantado em seus imóveis equipamentos para recarga elétrica.

Dependendo do modelo do carro, ela pode ser realizada, inclusive, em tomadas convencionais de 3 pinos – de 110 V ou 220 V. Tal comodidade dispensa o deslocamento a postos de recarga, graças à possibilidade de abastecer o veículo no próprio lar.

Graças à ausência de escapamento, esses modelos também são extremamente silenciosos. Portanto, além de não emitirem gases poluentes, os carros elétricos contribuem para a redução da poluição sonora.

  • Economia: veículos elétricos proporcionam uma mobilidade mais econômica. De acordo com dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), enquanto apenas 18% da gasolina é convertida em energia90% da carga dos carros elétricos é transformada em movimento. Isso porque, nos carros convencionais, 82% do combustível (álcool, gasolina ou diesel) é liberado em forma de calor ou de gases poluentes no processo da queima.

A agência estima que um carro elétrico 100% recarregado possui autonomia para percorrer aproximadamente 160 km. Em uma tomada convencional, sua recarga atinge 80% em 6 horas. Além disso, estima-se que o abastecimento de um modelo elétrico chegue a ser cinco vezes mais econômico que o de um carro a combustão.

Abastecimento de carros elétricos em casas

Em casas, o primeiro passo para recarregar o carro elétrico é instalar, no estacionamento ou no local de recarga, um ponto de energia aterrado. Como mencionado anteriormente, tomadas aterradas de 110 V ou 220 V já possibilitam recarregar o automóvel. Para isso, basta aguardar o tempo de recarga ser completado.

Uma alternativa que tende a ser mais rápida e prática é a wallbox. Carregadores específicos para carros elétricos – geralmente disponibilizados pelos fabricantes dos veículos –, essas unidades de recarga costumam fornecer energia em taxas mais altas que tomadas convencionais.

Equipamento para recarregar carros elétricos

Outras vantagens das wallboxes: elas apresentam pequeno porte, são fáceis de transportar e podem ser instaladas por profissionais recomendados pela própria montadora.

Recarga de carros elétricos em edifícios

Para quem reside em edifícios e condomínios, também há alternativas para a recarga de carros elétricos. Uma delas é implantação de uma estação compartilhada de veículos elétricos com cobrança individual para cada proprietário. Esse modelo já é adotado em diversos empreendimentos de alto padrão do Brasil e do mundo.

Solicitar ao condomínio uma linha exclusiva de ponto de energia, que vá do quadro elétrico do edifício à vaga do usuário, é outra possibilidade.

Cuidados necessários

Para a recarga do veículo elétrico no próprio lar, uma das recomendações é destinar um circuito da rede elétrica exclusivamente para o abastecimento do carro.

Esse processo pode ser realizado por um fornecedor homologado da montadora do automóvel. O profissional estará apto para analisar o sistema elétrico e realizar a instalação de forma segura e observando as especificidades do carro.

Nos pontos de recarga inseridos em áreas descobertas, um cuidado importante é checar se a tomada e o carregador são à prova de variações climáticas e intempéries. Ter a certificação de segurança, desempenho e ruído eletromagnético do carregador do veículo é outra recomendação importante.

Veículos elétricos nos imóveis-arte Laguna

Carro elétrico sendo recarregado em imóvel-arte Laguna

Tecnologia e sustentabilidade são diferenciais sempre presentes nos imóveis-arte Laguna. Em constante sintonia com tendências mundiais, como a mobilidade ecológica, a construtora enxerga os veículos elétricos como alternativas ideais de locomoção sustentável, que beneficiam as pessoas e o meio ambiente.

No PINAH, estarão à disposição dos moradores uma tomada para recarga de carro elétrico por unidade, bem como uma estação para recarga de bicicletas elétricas. O imóvel irá abranger, ainda, um sistema de bike sharing, com quatro bicicletas, sendo duas elétricas.

ALMÁA Cabral, além de uma tomada para recarga de carro elétrico por apartamento e da estação de recarga para bikes elétricas, irá disponibilizar um sistema de reabastecimento para bicicletas e carros elétricos 100% proveniente de energia solar.

Para proporcionar ainda mais comodidade e inovação, o empreendimento irá oferecer um carro elétrico disponível para uso comum, tal como o MAI Terraces. Este, por sua vez, além de um carro, irá contar com três bicicletas elétricas para o uso compartilhado dos moradores. Ambos os imóveis-arte estão com as últimas unidades disponíveis.

Área para recarregar veículos elétricos

Related Posts

  1. terraço do salão de festas do edifício Pinah
  2. Mulher separando lixo orgânico - LAGUNA
  3. Mulher relaxando em biopiscinas
  4. Mulher com xícara na mão aproveitando conforto térmico dentro de residência
  5. Mulher madura bebendo vinho em sua cozinha
  6. Mulher escolhendo plantas para iniciantes - LAGUNA
  7. Projeto arquitetônico Parque flutuante
  8. PISCINAS COBERTAS E AQUECIDAS – PINAH
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário