Energia solar: entenda o conceito

Painéis fotovoltaicos

A energia solar pode ser definida como uma fonte primária de energia proveniente da radiação do sol. Assim como a luz, o calor dos raios solares pode ser transformado em energia ou combustível.

Trata-se de uma energia limpa, renovável, sustentável e que cada vez mais conquista seu espaço na matriz energética brasileira. A região menos ensolarada do Brasil, quando comparada a Alemanha, país que mais utiliza essa fonte de energia, possui um índice de radiação solar 40% maior, o que atesta nosso potencial de utilização desse sistema.

Quando comparamos a outras fontes de energias existentes, a energia solar é excepcional, uma fonte inesgotável. Ela pode ser aproveitada com uma boa alocação e manutenção do sistema responsável por captá-la em áreas mais altas da propriedade, onde há maior incidência de raios solares.

É importante lembrar que a energia solar precisa ser bem aproveitada em todo seu potencial, evitando desperdícios e garantindo maior durabilidade ao sistema energético. As principais tecnologias utilizadas atualmente no Brasil são a energia solar fotovoltaica, a energia solar térmica e a energia heliotérmica.

Energia solar fotovoltaica

Energia solar fotovoltaica

Trata-se da fonte de energia mais limpa mundialmente falando e consegue ser diretamente transformada em energia elétrica. Essa energia solar utiliza materiais semicondutores como silício cristalino, o qual converte a energia luminosa em fotovoltaica (elétrica).

Para que ela seja aproveitada para gerar energia elétrica em empresas e casas, suas células precisam ser montadas em um painel solar que garanta proteção, resistência e durabilidade. Este painel normalmente é conectado a outros, constituindo um sistema solar fotovoltaico. O sistema é formado pela seguinte estrutura:

  • painéis solares;
  • inversor solar;
  • sistema de fixação das placas solares;
  • cabeamentos;
  • conectores; e
  • demais materiais elétricos padrões.

Energia solar térmica

Energia solar térmica

A energia solar térmica é uma alternativa que além de gerar energia elétrica também fornece energia térmica. Ela foi utilizada pela primeira vez no Deserto do Saara, na década de 1910, quando um motor foi alimentado por um vapor produzido por meio do aquecimento da água causado pela luz solar.

Seus painéis são simples e transferem o calor da radiação solar para o óleo ou a água que passa dentro deles, de modo que sejam utilizados como fonte de calor.

Energia solar heliotérmica

O processo de geração da energia solar heliotérmica é indireto, pois além da emissão solar ele aproveita também o calor gerado por este recurso natural. Os raios solares são absorvidos por espelhos que concentram o calor em um receptor, que por sua vez conta com um fluido térmico que é aquecido e, em seguida, aquece a água armazenada. Esta água evapora, movimenta as turbinas e, por fim, aciona um gerador de energia elétrica.

As práticas sustentáveis na construção de empreendimentos são um dos compromissos da Construtora e Incorporadora Laguna. O LLUM Batel, por exemplo, conta com energias renováveis que reduzem o impacto ambiental. Uma delas é a estrutura com 23 módulos fotovoltaicos instalados na cobertura, responsáveis por suprir parte da demanda energética da edificação.

LLUM Batel
LLUM Batel

Related Posts

  1. Aproveite da melhor forma a academia do seu condomínio - Construtora Laguna
  2. PINAH
  3. Paisagismo em casa entenda a importância e as vantagens - Construtora Laguna
  4. Catálogo Rider

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário