Paisagismo em casa: entenda a importância e as vantagens

Paisagismo em casa entenda a importância e as vantagens - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

O paisagismo é o projeto para as áreas externas dos lugares, seja em um planejamento urbano, corporativo ou residencial. É uma técnica voltada para a criação de áreas que harmonizem espécies e cores de flores, folhagens e outras plantas com o ambiente.

As soluções paisagísticas baseiam-se no conceito de que os empreendimentos podem ser mais bem aproveitados, ter um visual atrativo e tornar-se mais aconchegantes. O resultado disso agrega mais valor para casas, apartamentos, hotéis, parques e outros locais.

Responsável por promover uma integração do homem com a natureza, o paisagismo proporciona uma utilização mais racional e inteligente dos espaços, que se reflete na qualidade de vida da população nas grandes cidades, onde acontece maior degradação do meio ambiente.

Entenda nesta matéria quais são os benefícios que o paisagismo proporciona ao nosso dia a dia.

Saúde e alimentação

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a umidade relativa do ar recomendada é de 60%. Entretanto, em tempos de seca, ela pode baixar muito, e o paisagismo é um dos recursos mais inteligentes para manter o conforto em casa, pois as plantas retêm a umidade do ambiente. Neste sentido, o projeto paisagístico pode substituir inclusive umidificadores elétricos, que são foco e dispersores de ácaros, fungos e bactérias.

Além disso, o desconforto causado pelo ressecamento das vias aéreas diminui, já que as áreas verdes proporcionam um ambiente menos poluído, prevenindo doenças como bronquite, sinusite, asma, etc.

O paisagismo também permite uma alimentação saudável, caso o projeto inclua uma horta caseira, com ervas aromáticas, temperos e outras folhagens que favorecem a saúde.

Conforto térmico

A umidade das plantas mantém os lugares mais frescos, reduzindo a temperatura e diminuindo a sensação de calor. Assim, o paisagismo diminui a necessidade de climatização do ambiente com aparelhos de ar-condicionado.

Pode-se também utilizar as plantas como um tipo de “cortina verde” próximo às janelas, para reduzir a entrada dos raios solares e melhorar o conforto térmico.

Contato com a natureza

Paisagismo em casa: entenda a importância e as vantagens - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

Por fim, o paisagismo é uma forma de integrar elementos vivos no projeto arquitetônico da casa.

O oásis urbano do ALMÁA Cabral, em seu conceito com três torres, possui uma abordagem única para quem deseja morar em residências suspensas com bem-estar e qualidade de vida. O empreendimento une conforto e contato com a natureza em seus espaços, além de estar próximo de lugares estratégicos do cotidiano.

Leia também: Para inspirar: varandas com elementos naturais e cores tropicais

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário