A sustentabilidade vem crescendo cada vez mais em vários segmentos do mercado. Um exemplo disso, é o caso da Oikotie, uma empresa de arquitetura e design para áreas de lazer infantis, do Rio de Janeiro, que foi fundada em 2013. Essa marca apostou em reaproveitamento de calçados de borracharia Nike Grind e pneus, para desenvolver pisos recicláveis com absorção de impacto para parques infantis, promovendo a segurança e reciclagem.
Segundo uma das fundadoras da Oikotie, a superfície de absorção de impacto dos espaços é única, pois utiliza pneus de veículos comerciais reciclados, que passam por um processo complexo para eliminar qualquer tipo de toxicidade, e borracha Nike Grind, uma tecnologia com foco na sustentabilidade e responsável pela reciclagem dos solados de tênis. Desta forma, foram feitos os projetos em lugares seguros para as crianças.
Cada metro quadrado deste piso possui borracha de aproximadamente 20 pares de tênis e um pneu de veículo comercial, totalizando 72% de material reciclado. Isso impede que esses materiais sejam descartados nos locais de aterro de resíduos, que na maioria dos casos, estão saturados.
Em 2004, no Reino Unido, foi lançado um programa chamado Reuse-A-Shoe, para reutilização de sapatos, no qual a Nike recolhe tênis usados de qualquer marca, em pontos de arrecadação, e os enviam para reciclagem, para criar uma borracha granulada chamada Nike Grind.
A partir disso, a Oikotie recebe o Nike Grind e o usa para criar pisos de amortecimento de impacto em seus parques infantis. Em troca, ela devolve uma parte do valor a vários programas voltados para crianças, como o ‘Let Me Play’ (“Deixa-me Brincar”), da Nike.
Esse programa foi criado para promover estilos de vidas mais saudáveis para as crianças, além de conduzir uma mudança social positiva com esporte e diversão, principalmente em áreas mais desfavorecidas.
A Construtora e Incorporadora Laguna reforça a importância dessas iniciativas voltadas ao bem-estar e sustentabilidade. Diante dessa perspectiva, foi criada a Praça de Convivência Laguna, que visa promover o compartilhamento de experiências no Juvevê. Com o intuito de manter a Praça sempre conservada, longe de vandalismos e apoiando projetos sociais, a Laguna doa um valor mensal para o Pequeno Cotolengo e a ONG Força Animal.
Além disso, entre os atrativos do local, estão: academia ao ar livre, brinquedos para as crianças, coleta seletiva de lixo, bike station, (máquina com utensílios para ciclistas e opções de manutenção de bicicletas), espaço pet, estações para bikes e patinetes e a OPTree, uma “árvore” que capta energia solar e a transforma em energia elétrica para abastecer tomadas USB.
Créditos: divulgação site Oikotie