Parques sustentáveis que reaproveitam tênis e pneus

Parques sustentáveis que reaproveitam tênis e pneus - Construtora Laguna

A sustentabilidade vem crescendo cada vez mais em vários segmentos do mercado. Um exemplo disso, é o caso da Oikotie, uma empresa de arquitetura e design para áreas de lazer infantis, do Rio de Janeiro, que foi fundada em 2013. Essa marca apostou em reaproveitamento de calçados de borracharia Nike Grind e pneus, para desenvolver pisos recicláveis com absorção de impacto para parques infantis, promovendo a segurança e reciclagem.

Segundo uma das fundadoras da Oikotie, a superfície de absorção de impacto dos espaços é única, pois utiliza pneus de veículos comerciais reciclados, que passam por um processo complexo para eliminar qualquer tipo de toxicidade, e borracha Nike Grind, uma tecnologia com foco na sustentabilidade e responsável pela reciclagem dos solados de tênis. Desta forma, foram feitos os projetos em lugares seguros para as crianças.

https://www.instagram.com/p/BlBlpsPF-RV/

Cada metro quadrado deste piso possui borracha de aproximadamente 20 pares de tênis e um pneu de veículo comercial, totalizando 72% de material reciclado. Isso impede que esses materiais sejam descartados nos locais de aterro de resíduos, que na maioria dos casos, estão saturados.

https://www.instagram.com/p/Bu_WMHOFLF4/

Em 2004, no Reino Unido, foi lançado um programa chamado Reuse-A-Shoe, para reutilização de sapatos, no qual a Nike recolhe tênis usados de qualquer marca, em pontos de arrecadação, e os enviam para reciclagem, para criar uma borracha granulada chamada Nike Grind.

A partir disso, a Oikotie recebe o Nike Grind e o usa para criar pisos de amortecimento de impacto em seus parques infantis. Em troca, ela devolve uma parte do valor a vários programas voltados para crianças, como o ‘Let Me Play’ (“Deixa-me Brincar”), da Nike.

Esse programa foi criado para promover estilos de vidas mais saudáveis para as crianças, além de conduzir uma mudança social positiva com esporte e diversão, principalmente em áreas mais desfavorecidas.

https://www.instagram.com/p/BmRTomMFM2n/

A Construtora e Incorporadora Laguna reforça a importância dessas iniciativas voltadas ao bem-estar e sustentabilidade. Diante dessa perspectiva, foi criada a Praça de Convivência Laguna, que visa promover o compartilhamento de experiências no Juvevê. Com o intuito de manter a Praça sempre conservada, longe de vandalismos e apoiando projetos sociais, a Laguna doa um valor mensal para o Pequeno Cotolengo e a ONG Força Animal.

Além disso, entre os atrativos do local, estão: academia ao ar livre, brinquedos para as crianças, coleta seletiva de lixo, bike station, (máquina com utensílios para ciclistas e opções de manutenção de bicicletas), espaço pet, estações para bikes e patinetes e a OPTree, uma “árvore” que capta energia solar e a transforma em energia elétrica para abastecer tomadas USB.

Créditos: divulgação site Oikotie

Related Posts

  1. Green Eletron recicla mais de 514 toneladas de lixo eletrônicos em 2019 - Construtora Laguna
  2. Orquídeas entenda mais e saiba onde encontrar em Curitiba - Construtora Laguna
  3. Veículo 100% elétrico da Audi chega ao Brasil - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário