Morar com qualidade abrange uma série de aspectos: segurança, comodidade, lazer e, certamente, conforto. Cada vez mais os imóveis residenciais – especialmente os de luxo – aprimoram a qualidade construtiva e estrutural a fim de proporcionar ambientes mais aconchegantes por meio de um importante diferencial: o conforto térmico. Confira abaixo porque esse aspecto é tão relevante nas construções.
Sensação de bem-estar
Em um ambiente residencial a sensação de bem-estar pode ser estimulada de diversas maneiras: pelo aroma da natureza que cerca o empreendimento, pela brisa que vem das janelas e varandas, refrescando os interiores, ou pelo conforto térmico que torna os espaços mais aconchegantes e agradáveis.
Os imóveis-arte da Construtora Laguna exemplificam como esse conforto pode ser proporcionado. No ALMÁA Cabral e no MAI Terraces, as esquadrias de alta performance termoacústica e o piso aquecido por calefação elevam ainda mais a sensação de aconchego e bem-estar. Nas suítes desses imóveis-arte, os moradores podem controlar individualmente a temperatura de cada ambiente.
No inconfundível PINAH a aplicação de tratamento termoacústico em alguns pisos e paredes, quando necessário, e de piso aquecido com termostato na área de circulação íntima e nos dormitórios criam uma atmosfera acolhedora no dia a dia dos moradores. Os vidros insulados e low-e, por sua vez, inseridos de acordo com a necessidade e com consultoria específica para cada unidade, bloqueiam o excesso de calor e preservam temperaturas agradáveis nos ambientes.
Produtividade
Nos interiores, o conforto térmico é capaz de influenciar em aspectos importantes do dia a dia, como a produtividade. Uma pesquisa realizada pela REHVA Scientific identificou que, em ambientes de trabalho onde não há recursos de conforto térmico, pode haver queda de até 30% no rendimento dos ocupantes. Esse dado leva à conclusão de que ambientes aconchegantes e que proporcionam bem-estar tendem a estimular maior disposição e rendimento em atividades.
Saúde
Imóveis com recursos de conforto térmico costumam ter ambientes mais saudáveis. Isso porque itens de climatização artificial, mesmo quando utilizados para tornar um ambiente mais confortável termicamente, de forma geral alteram a qualidade do ar ou o ressecam, além de elevarem o consumo energético da residência.
Por outro lado, o uso de recursos naturais em prol do conforto térmico torna os ambientes mais salubres e reduz a necessidade, por exemplo, de sistemas de ar-condicionado. Enquanto a ventilação natural proporciona e renova a circulação de ar puro e reduz o acúmulo de resíduos que podem ser prejudiciais à saúde, a luz solar exerce função bactericida nos ambientes que a recebem.
Nos imóveis-arte da Construtora Laguna o bem-estar e a saúde dos moradores são priorizados pela otimização de luz e ventilação naturais, entre outros recursos. Esses elementos elevam a sensação de conforto dos ocupantes e reduzem os riscos de alergias e problemas respiratórios.
Conforto térmico aliado à natureza
Em residenciais nos quais a qualidade de vida reflete-se na região onde estão inseridos, o conforto térmico pode ser proporcionado pela integração da natureza externa aos interiores das residências. Além de exercer uma importante função de atenuação de calor, a vegetação possibilita melhores condições de conforto térmico, pois contribui com temperaturas mais amenas.
Em regiões arborizadas ocorre um fenômeno chamado evapotranspiração, em que as árvores liberam água, em forma de vapor, através de seus caules e folhas. Esse processo reduz a retenção de calor nos imóveis e proporciona temperaturas mais frescas e agradáveis.
O PINAH, por exemplo, além de estar situado em um bairro no qual a vegetação prevalece, proporciona integração e acesso a um bosque de araucárias. A presença da natureza no imóvel irá elevar o conforto térmico dos moradores e, consequentemente, a sensação de bem-estar.
Eficiência energética
Construções que investem em recursos de conforto térmico alcançam uma eficiência energética maior. Ao priorizar-se estratégias passivas e naturais, se reduz gastos energéticos com sistemas de climatização artificial, como aparelhos de ar-condicionado e aquecedores.
O LLUM Batel é um imóvel que ilustra como soluções de conforto térmico podem refletir positivamente na eficiência energética de uma construção. Assegurando durante todo o ano temperaturas agradáveis com a utilização de pouca energia, esse imóvel-arte garante o desempenho térmico da construção também por meio do vidro que predomina em sua fachada e otimiza a recepção de luz solar.
O empreendimento possui consumo energético 15% menor que o padrão estabelecido pela Certificação LEED e geração local de energia renovável que atende 7,6% do consumo das áreas comuns, com possibilidade de aumento para 12,2%.