Bem-estar passa a ser preocupação principal na busca por imóveis

Bem-estar passa a ser preocupação principal na busca por imóveis - Construtora Laguna

O mercado imobiliário foi um dos segmentos que teve crescimento durante a pandemia este ano. Passamos mais tempo em casa, e os aspectos internos do nosso dia a dia, bem como os detalhes das nossas casas, precisaram transformar-se, acomodando espaços para trabalho, lazer e convivência com a família. Cada vez mais o conforto e o bem-estar em casa são aspectos importantes para as pessoas.

Questões familiares e demandas particulares influenciam diretamente na compra de imóveis. Há um público que procura por imóveis maiores, como coberturas, enquanto outros buscam empreendimentos com quintais, em espaços mais verdes, e há ainda os que preferem apartamentos com a segurança de um condomínio residencial.

Segundo Fábio Tadeu Araújo, sócio-diretor da Brain Inteligência Estratégica, empresa de pesquisa e consultoria em inteligência de mercado, uma das principais tendências da demanda de bem-estar nos imóveis é a procura por empreendimentos afastados do centro, com segurança, em condomínios fechados.

Essa tendência veio acompanhada da busca por ambientes verdes no próprio terreno e áreas de uso comum no condomínio, para garantir mais conforto às famílias.

Entretanto, ainda não é possível identificar quais dessas tendências irão permanecer. Segundo o Diretor de Incorporação da Laguna, André Marin, a pandemia intensificou e fortaleceu preocupações já existentes das construtoras em relação ao desenvolvimento de projetos.

Partindo dessa perspectiva, o mercado imobiliário está planejando cada vez mais a relação das pessoas com os ambientes construídos. É o caso da WELL Building Certification, primeira certificação focada no bem-estar humano em empreendimentos imobiliários.

Ela se diferencia de outros selos internacionais que normalmente focam no empreendimento, como o LEED, por preocupar-se diretamente com a relação humana nas criações, avaliando, com base em dez categorias, aspectos como qualidade do ar, água, luz, som, conforto térmico e inovação.

O PINAH será o primeiro residencial do Brasil a contar com essa certificação. Desenvolvido pela Construtora e Incorporadora Laguna, o empreendimento irá dispor de soluções de conforto e bem-estar como monitoramento da qualidade do ar, água filtrada nas cozinhas das residências e bebedouros nas áreas comuns, além de um bosque de araucárias exclusivo no terreno.

Bem-estar passa a ser preocupação principal na busca por imóveis - Construtora Laguna

PINAH – Dezembro 2020

Home office

Com a chegada da pandemia, foi necessário reinventar os ambientes para trabalhar em casa. Os espaços que não eram adequados de forma ergonômica tiveram que ser adaptados.

Pesquisa realizada pela Brain em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil) e o Sindicato da Habitação do estado de São Paulo (Secovi-SP) entrevistou pessoas com diferentes rendas e de diferentes regiões do país e concluiu que os entrevistados têm interesse em comprar um novo imóvel, porém não procuram no futuro lar um ambiente exclusivo para home office, e sim espaços flexíveis que também possam ser utilizados para trabalhar.

Cozinhas

Bem-estar passa a ser preocupação principal na busca por imóveis - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

O projeto NutriNet, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), realizou antes da pandemia, em janeiro e fevereiro, um estudo com 10 mil pessoas que indicou que houve um aumento no consumo de alimentos saudáveis.

Durante a pandemia, o objetivo de ter uma alimentação mais saudável ganhou mais atenção das pessoas. Cozinhar tornou-se um hobby e uma atividade de lazer para os que estão em busca de saúde e bem-estar.

Desse modo, a cozinha tornou-se um importante fator na hora de escolher um imóvel. Os compradores têm considerado a maneira como a infraestrutura e a comodidade das cozinhas se adequa às demandas do dia a dia, de modo que proporcionem mais conforto e qualidade de vida.

Hoje em dia, alguns modelos de cozinha são projetados para integrar o cômodo ao restante da casa, como varandas e salas, sendo uma alternativa para garantir mais funcionalidade e praticidade ao lar.

Refúgios em casa

Espaços como quartos e varandas também foram ressignificados. Antes eram locais destinados ao descanso e ao sono, hoje os consideramos, além disso, um refúgio de privacidade.

Momentos com a família e os amigos também se tornaram mais valorizados pelas pessoas. As varandas abertas que proporcionam contato com o ar livre também ganharam espaço no dia a dia.

A Laguna é uma empresa que promove a satisfação dos clientes superando expectativas e acompanhando as tendências do mercado. Seus projetos zelam pelo conforto e bem-estar e buscam agregar qualidade de vida ao dia a dia dos moradores, aliando capacidade construtiva, arquitetura diferenciada e design inovador.

Related Posts

  1. Foto: Aptera/Divulgação
  2. Espaços com paisagismo: benefícios para as cidades e pessoas - Construtora Laguna
  3. Mercado imobiliário ganha força na pandemia - Construtora Laguna
  4. Família em casa
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Bem-estar passa a ser preocupação principal na busca por imóveis

Deixar um comentário