Ergonomia: conceito e dicas para aplicar no home office

Ergonomia conceito e dicas para aplicar no home office - Construtora Laguna

Tanto no ambiente de trabalho quanto no home office, bem-estar e  conforto são fatores extremamente importantes para uma rotina produtiva e saudável. Por essa razão, a ergonomia apresenta um papel fundamental, resultando em melhor qualidade de vida, maior desempenho na realização das tarefas e menos problemas relacionados à saúde.

O que é ergonomia?

A ergonomia é a ciência que estuda um conjunto de disciplinas relacionadas às pessoas e aos ambientes de trabalho. Através dela, é possível identificar a melhor maneira para executar as tarefas e minimizar os riscos à nossa saúde física, mental e emocional.

Fatores como movimentos repetitivos, levantamento de peso, trabalho realizados em pé ou no escritório são alguns dos aspectos analisados. Além disso, dentre os diversos setores que a ergonomia pode ser aplicada estão as indústrias, os hospitais, os escritórios, os sistemas informatizados, as escolas e os transportes.

Ao identificar movimentos repetitivos ou esforços que possam prejudicar a saúde, a ergonomia entra em ação para adequar o espaço de trabalho. Entretanto, independente do local, é válido ressaltar que a ergonomia é regulamentada pela Norma regulamentadora Nº 17 do Ministério do Trabalho, que determina as condições de trabalho voltadas ao conforto, segurança e potencialização da produtividade dos profissionais.

Considerando o fato de que muitas pessoas estão trabalhando em regime home office devido à pandemia, selecionamos 5 dicas de ergonomia para serem realizadas em casa. Acompanhe!

Escolha um local adequado

Atente-se à escolha de um cômodo que seja ideal para o trabalho, como um escritório ou uma escrivaninha em um ambiente onde não haja a circulação de pessoas. Caso não tenha esse espaço, pode ser utilizada a mesa da sala ou da cozinha, o importante é buscar um local que seja o mais tranquilo possível, confortável, bem iluminado e ventilado.

Corrija a sua postura

Para evitar dores e indisposição é primordial cuidar da postura. Por isso, o recomendado é que a cadeira permita que joelhos e quadris fiquem em um ângulo de 90°, os pés devem encostar no chão e se for preciso, um apoio pode facilitar. Entretanto, a coxa deve estar totalmente apoiada no assento. Outro ponto importante é a distância do monitor, que deve estar de 50 cm a 75 cm dos olhos. Se estiver utilizando um notebook, o uso de um suporte pode ser necessário também.

Invista em conforto

É imprescindível apostar em conforto e, nessa ocasião, a cadeira desempenha um papel fundamental. Dê preferência à cadeiras com estofados de algodão, elastano e náilon e evite os estofados quentes e pesados. O adequado é que a cadeira tenha encosto para as costas, cotovelos e pescoços. Certificar-se de que a cadeira é aprovada pelo laudo NR 17 faz toda a diferença.

Não trabalhe em excesso

Mesmo que o ambiente de casa tenha se transformado também em local de trabalho, fique online no horário normal da sua rotina na empresa. Assim como no dia a dia no escritório, cumpra o seu horário de almoço e faça uma pausa. Muitas horas na mesma posição faz mal para a musculatura e a circulação sanguínea. Tente realizar uma pausa de 5 a 10 minutos a cada duas horas.

Alongue-se

Aproveite os momentos de pausa para manter o corpo alongado. Procure caminhar pelos cômodos da casa e realize alongamentos para braços, pernas e costas. Para quem trabalha o tempo todo digitando, é muito importante alongar a musculatura das mãos. Uma boa opção é usar bolinhas terapêuticas, que também ajudam no bem-estar.

 A saúde é de valor inestimável, por isso, a Construtora e Incoporadora Laguna disponibilizou cadeiras ergonômicas para todos os colaboradores trabalharem com conforto durante o home office. Ações como essas são fundamentais para manter o bem-estar de uma equipe. Não é à toa que a construtora tem sido prestigiada com o certificado Great Place to Work.

Quando a ergonomia é aplicada dentro de uma empresa e, inclusive, dentro de casa, ela contribui na qualidade de vida, saúde e bem-estar das pessoas, o que resulta em um ambiente favorável para a jornada de trabalho e no aumento da produção.

Leia também: Sutilezas da linguagem corporal inspiram design de cadeiras exóticas

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário