Sutilezas da linguagem corporal inspiram design de cadeiras exóticas

Sutilezas da linguagem corporal inspiram design de cadeiras exóticas - Construtora Laguna

Mãos inquietas, mudanças de posição, lugares em ângulos diversos para apoiar a coluna. Após sentarmos, nosso corpo se mantém em constante movimento em busca de maior conforto. Foi pensando neste comportamento que o designer Yuming Hu desenvolveu uma linha de cadeiras que se adaptam aos movimentos peculiares das pessoas.

Hu, que é formado em design de móveis pela Universidade de Tsinghua, em Pequim, tinha como objetivo criar cadeiras focadas nas sutilezas da linguagem corporal. Para isso, ele observou a maneira com que as pessoas moviam seus membros inferiores, superiores e tronco enquanto estavam sentadas.

Linguagem corporal inspira design de cadeiras exóticas - Construtora Laguna

 

A coleção é formada por seis peças, cada uma planejada para facilitar um movimento específico. Uma foi projetada para balançar para frente no momento que a pessoa se levantar em uma mesa de trabalho. Outra permite que o usuário se mantenha ocupado e mais relaxado enquanto se distrai com as esferas prateadas presentes no braço da cadeira.

Design de cadeiras é inspirado em linguagem corporal - Construtora Laguna

Design de cadeiras exóticas é inspirado em sutilezas da linguagem corporal - Construtora Laguna

Tendo em mente o fato de que muitas pessoas trabalham sentadas durante o dia inteiro, Hu também desenvolveu uma opção que conta com um grande círculo e dois anéis menores, possibilitando que o usuário estique seus braços e faça alongamentos. Todos os modelos apresentam padrões gráficos e cores brilhantes como forma de mostrar que são extensões lúdicas de simples comportamentos humanos.

Design de cadeiras exóticas são inspirados em linguagem corporal - Construtora Laguna

De acordo com o designer, os micromovimentos sempre tiveram importância nos estudos da psicologia, porém ainda não são aplicados com muita frequência no desenho de móveis. A maioria das cadeiras é projetada sob a orientação da ergonomia, ou seja, visando uma postura adequada, o que, segundo ele, atende apenas às necessidades básicas do corpo. Ao focar no “comportamento sentado”, o resultado é um design muito mais específico.

Sutilezas da linguagem corporal inspiram design de cadeiras - Construtora Laguna

Leia também: Boiserie e lambri: como aplicar estes elementos clássicos do décor

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário