Certificação LEED e GBC Brasil: conheça os selos que constroem um futuro sustentável

Certificação LEED e GBC Brasil conheça os selos que constroem um futuro sustentável - Construtora Laguna

A sustentabilidade vem sendo cada vez mais levada em consideração por empresas e pessoas que zelam por um mundo melhor. No caso de empreendimentos, GBC Brasil e LEED são certificações que incentivam boas práticas na construção de edificações residenciais e comerciais.

GBC Brasil

O Green Building Council Brasil – GBC Brasil é uma organização não governamental voltada para fomentar a indústria de construção sustentável em território brasileiro, mediante atuação junto ao governo e à sociedade civil. Criado em 2014, o selo busca capacitação técnica de profissionais, disseminação de informações, práticas e conhecimentos e promoção de processos de certificação.

Atualmente, o GBC Brasil conta com o suporte de 800 empresas dos mais variados segmentos (construtoras, incorporadoras, bancos etc.), que adotam as práticas de green building em suas instalações ou ofertam materiais e serviços mais eficientes e responsáveis do ponto de vista socioambiental.

Com o sucesso do GBC, presente em mais de 80 países, o Brasil é o quarto no ranking mundial de construções verdes, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.

Esse selo compreende quatro níveis que incentivam o aperfeiçoamento dos resultados e a agilidade na execução dos projetos: Verde, Prata, Ouro e Platina.

Os quatro níveis são divididos em GBC Brasil Casa e Condomínio, com o intuito de promover a transformação do setor da construção por meio de estratégias voltadas para alcançar os seguintes objetivos:

  • Suavização das mudanças climáticas no mundo
  • Aumento da saúde e bem-estar dos moradores
  • Proteção e restauração de recursos hídricos
  • Preservação e recuperação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos
  • Construção de economia verde
  • Aumento da comunicação e educação, contribuindo para a equidade social, a justiça ambiental e uma melhor qualidade de vida

Essas metas geram resultados positivos tanto para os ocupantes das construções quanto para a sociedade, pois reduzem os custos operacionais e o envio de resíduos para aterros sanitários, aumentam o valor patrimonial, buscam eficiência energética e uso consciente da água, criam espaços mais saudáveis e produtivos e controlam a emissão de gases CFC.

A avaliação dos projetos contempla oito categorias: Implantação; Eficiência Energética; Uso Eficiente da Água; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; Requisitos Sociais; Inovação e Projeto; e Créditos Regionais.

Para proporcionar mais qualidade de vida e gerar impactos positivos ao meio ambiente, a Construtora e Incorporadora Laguna aposta em diversas práticas sustentáveis aliadas à inovação tecnológica, como uso de materiais naturais, placas fotovoltaicas, apartamentos projetados para ter alto desempenho termoacústico, previsão de ambientes com muita iluminação natural e gestão de resíduos.

Sendo a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil, a Laguna conta com empreendimentos em processo de certificação do GBC. O ROC Batel – que propõe um estilo de vida contemporâneo aos seus moradores, com uma arquitetura única e design inovador – está em processo de certificação do GBC Condomínio Ouro. Já o ALMÁA Cabral e o MAI Terraces – que conectam a natureza e o ambiente urbano com o conforto de suas residências suspensas – estão em processo de certificação GBC Condomínio Platina.

Certificação LEED e GBC Brasil conheça os selos que constroem um futuro sustentável - Construtora Laguna
ROC Batel

LEED Gold

Desde 1993, o LEED é amplamente reconhecido no mercado como indicador de sustentabilidade. Já utilizado em mais de 160 países, por meio de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental, o LEED pode ser aplicado em todos os tipos de edifícios, já que tem como objetivo incentivar a transformação dos projetos, obras e operação das edificações com foco na sustentabilidade de suas atuações.

Atualmente, possui 504 projetos certificados no Brasil. Para que uma construção consiga obter essa certificação, deve ser avaliada em oito aspectos, divididos em pré-requisitos obrigatórios e créditos que também garantem pontos durante a avaliação. Somando a pontuação conquistada, o empreendimento pode ser certificado em até quatro níveis: Certificado (40 – 49 pontos), Silver (50 – 59 pontos), Gold (60 – 79 pontos) ou Platinum (80+ pontos).

As categorias da certificação são voltadas para avaliar os espaços sustentáveis nas edificações, a qualidade do ambiente interno, a eficiência no uso da água e as inovações, bem como os processos e materiais utilizados.

O LLUM Batel foi o primeiro residencial do Brasil a buscar a certificação LEED Gold, e em janeiro de 2020 conquistou a certificação. Suas residências suspensas consomem 20% menos água, pois sua estrutura possui metais e louças eficientes, com baixa vazão, que não comprometem o conforto, tanto na área comum como nas unidades.

Outro diferencial importante é que o LLUM teve mais de 15% de redução no consumo de energia, devido a um sistema de iluminação eficiente com luminárias de LED, sensores de presença, otimização da fachada, sistema de ar-condicionado eficiente tipo VRF e exaustão dos poluentes da garagem controlada por sensores de demanda.

A redução do impacto na camada de ozônio também foi abordada, já que nenhum produto ou equipamento de climatização do residencial utiliza ou emite gases CFC. Para ser um local mais saudável aos seus moradores, foram priorizados acabamentos como adesivos, tintas e selantes com baixo teor de COV (compostos orgânicos voláteis). Encorajando o desenvolvimento de redes de energias renováveis, esse imóvel-arte da Laguna também adquiriu o certificado de energia renovável (REC), que corresponde a 90% do consumo das áreas comuns em dois anos.

 Certificação LEED e GBC Brasil conheça os selos que constroem um futuro sustentável - Construtora Laguna
Placas fotovoltaicas – LLUM Batel

Leia também: Sustentabilidade: confira 6 aplicativos para usar no dia a dia

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna