É o caso da Construtora Laguna, que conta com três projetos pensados para facilitar a vida de motoristas de veículos elétricos e incentivar o consumo consciente.
Um deles é o LLUM Batel, primeiro residencial a conquistar a pré-certificação internacional de sustentabilidade LEED nível Ouro. O selo é concedido aos projetos que realmente comprovam a adoção de um processo construtivo que protege o meio ambiente. Além da presença de um sistema de abastecimento de carros elétricos, o imóvel também integra medidas sustentáveis ao longo de sua construção e incentiva a sustentabilidade no dia a dia dos moradores por meio da valorização da luz e ventilação naturais e do uso de tecnologias que promovem eficiência energética.
Os outros dois empreendimentos são o ALMÁA Cabral e o MAI Terraces, lançamentos que já conquistaram um processo de certificação sustentável inédito no Brasil, o GBC Condomínio Platinum, e representam uma nova forma de viver em Curitiba. Ambos contarão com tomadas para carros elétricos e 30% da energia dos condomínios será gerada por placas fotovoltaicas. No ALMÁA, estas mesmas placas fornecerão energia para abastecer carros elétricos, evitando custos extras.




Referência em desenvolvimento sustentável no mundo, o Google é outro exemplo de empresa que encontrou uma maneira de tornar a vida dos motoristas de veículos elétricos mais fácil. A empresa anunciou em outubro que o Google Maps passará a exibir a localização de estações de recarga para estes modelos.
Além da localização, os usuários podem conferir também informações sobre preço, velocidade de recarga e quantidade de estações que o local possui, pois muitas vezes são estacionamentos com mais de um totem. Outro dado importante a ser consultado são as portas disponíveis, visto que nem todos os veículos utilizam o mesmo padrão de plugue. As opções são: Tesla, Chargepoint, SemaConnect, EVgo, Blink, Chargemaster, Pod Point ou Chargefox.
As empresas que dispõem de estações de carregamento em suas instalações contam com uma seção especial em sua listagem e, assim como já acontece com a página de negócios locais, é possível avaliar, adicionar fotos e fazer comentários sobre as estações de carregamento, compartilhando experiências.
A novidade já está disponível tanto no sistema operacional iOS como Android, e deve ser lançada em breve também na versão de buscas para o desktop.
Leia também: Google utiliza inteligência artificial para criar um terrário dentro da sua casa