Como ter uma cozinha mais sustentável?

Como ter uma cozinha mais sustentável - Construtora Laguna

Laura Singer, estudante de sustentabilidade em Nova Iorque, criou o blog Trash is for tossers, no qual apresenta como vive há dois anos sem produzir lixo.

A partir desta inspiração, a designer Cristal Muniz decidiu incentivar novos hábitos no Brasil, aprendendo a reduzir ao máximo a quantidade de lixo produzido.

Na cozinha, o desafio aparece em sacolas, garrafas plásticas, bandejas de isopor, guardanapos, canudos, papel-alumínio, papel-manteiga, copos e talheres descartáveis… São diversos objetos que podem ser substituídos para vivermos de uma forma mais sustentável. Confira as dicas de Muniz para reduzir o lixo na cozinha.

Embalagens

Evite comprar produtos industrializados e ultraprocessados. Uma alternativa é adquirir a granel e armazenar grãos e farinhas em potes de vidro ou saquinhos de pano.

Como ter uma cozinha mais sustentável - Construtora Laguna

 

Esponja

A tradicional esponja pode ser trocada por buchas vegetais. Orgânicas, elas funcionam da mesma maneira e não poluem o planeta quando descartadas.

 

Limpeza do fogão

Uma alternativa para limpar o fogão sem usar produtos de limpeza industrializados é polvilhar bicarbonato de sódio pela superfície, borrifar vinagre, deixar agir por 5 minutos e depois retirar com a bucha vegetal.

 

Comida

Procure planejar quantas refeições serão feitas de fato em casa. Comprando a quantidade certa de comida você evita o desperdício de alimentos e embalagens. Antes de descartar o que estragou no lixo, avalie o que pode ser reaproveitado através de uma composteira doméstica, recipiente preparado para transformar seu lixo em adubo.

Como ter uma cozinha mais sustentável - Construtora Laguna

 

Descartáveis

Muniz recomenda, no lugar da toalha e do guardanapo de papel, usar peças de pano, bastando lavar com sabão de coco para reutilizá-las. Para assar alimentos, em vez do papel-alumínio, opte por panelas com tampa de inox, ferro ou barro.

 

 

Leia também: Construtora Laguna contribui para uma Curitiba mais sustentável

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Um comentário em “Como ter uma cozinha mais sustentável?

Deixar um comentário