Horta orgânica em shopping paulista

Shopping Eldorado Horta Orgânica - Laguna

São Paulo encontrou um destino inteligente para os 800 quilos de restos de comida deixados diariamente na praça de alimentação do shopping Eldorado: em vez de seguir ao aterro sanitário, o lixo é levado para compostagem em uma usina de tratamento no próprio prédio.

No processo de adubagem são utilizadas enzimas que retiram o odor e a umidade dos alimentos. A matéria orgânica é usada para cultivar hortaliças, legumes e verduras no telhado do shopping, em uma área de 5 mil m². Os alimentos, livres de agrotóxicos, são cultivados dentro de caixas plásticas e baldes reutilizados, e a irrigação é também feita com água de reúso.

Shopping Eldorado Horta - Laguna

O sistema é operado totalmente pelos funcionários do empreendimento comercial, vem sendo aplicado desde 2012. Para se ter uma ideia da dimensão do projeto, a última colheita rendeu 3 mil pés de alface, 300 kg de berinjela, 100 kg de pimentão, 200 kg de abobrinha e 5 kg de pimenta, que são distribuídos entre os próprios funcionários.

De acordo com o gerente de operações do shopping Eldorado, Ricardo Gonçalves Omar, o projeto é capaz de dar um destino ecologicamente correto para mais de 30% do lixo produzido. A intenção é chegar a 95% de reaproveitamento em até dois anos.

Shopping Eldorado - Laguna

Para quem deseja conhecer o telhado sustentável, o shopping organiza visitas semanais, sempre às terças-feiras. O contato para agendar a visitação é 11 2197-7815, ou pelo e-mail sac.eldorado@shoppingeldorado.com.br

Leia também: Ponto de ônibus sustentável em Florianópolis

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário