Paraná é o primeiro estado brasileiro a isentar impostos para carros elétricos

Paraná é o primeiro estado brasileiro a isentar impostos para carros elétricos - Construtora Laguna

O estado do Paraná será o primeiro do país a conceder incentivo fiscal para estimular a produção e o uso de carros elétricos. No último mês, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior assinou um projeto de lei que zera a alíquota de IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) para automóveis que utilizam essa tecnologia.

A ação aconteceu durante o Smart City Expo Curitiba, edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo, e busca colaborar para uma transformação no cenário atual do país. Até 2018, o Brasil contava com apenas 0,02% de sua frota de automóveis movida a eletricidade, o que corresponde a cerca de 8 mil unidades, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVS).

Paraná é o primeiro estado a isentar impostos para carros elétricos - Construtora Laguna
Foto: Michel Willian/ Divulgação: Gazeta do Povo

Com a isenção do imposto, pretende-se contribuir para que o valor dos automóveis torne-se cada vez mais acessível, reduzindo o uso de carros movidos a combustão, que são mais poluentes. De acordo com o governador, o uso de carros elétricos é uma maneira de buscar soluções mais sustentáveis, seguindo a tendência mundial. A Noruega, por exemplo, pretende vender apenas carros elétricos e híbridos a partir de 2025.

Fortalecendo o incentivo, o governo do estado pretende isentar também o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a aquisição dos elétricos. A proposta será apresentada para a aprovação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Estrutura para recarga no Paraná

Paraná irá isentar impostos para carros elétricos - Construtora Laguna
Foto: Dani Catisti/ Divulgação: Copel

De acordo com o governo, o Paraná conta com a maior eletrovia do país, viabilizando a circulação dos carros elétricos existentes no estado. São oito eletropostos gratuitos localizados na BR-277, ligando Paranaguá a Foz do Iguaçu, mantidos pela Copel (Companhia Paranaense de Energia).

Cada estação conta com três tipos de conectores disponíveis – próprios para atender aos carros elétricos ou híbridos –, que levam entre trinta minutos e uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos automóveis. Com cada carga é possível rodar entre 150 e 300 km, considerando os modelos atuais.

Construtora Laguna oferece recarga gratuita para moradores

Paraná é o primeiro estado brasileiro a isentar impostos para carros elétricos - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

Em Curitiba, a Construtora Laguna também tem o objetivo de estimular a sustentabilidade em seus empreendimentos. Além de aplicar técnicas construtivas sustentáveis durante a concepção de seus imóveis-arte e idealizar residências suspensas que otimizam recursos naturais como iluminação, ventilação e água, a Laguna também tornará mais prática e econômica a vida de proprietários de carros elétricos em seus lançamentos.

Os residenciais ALMÁA Cabral e MAI Terraces terão vagas de garagem com recarga elétrica gratuita para carros e bicicletas. Além disso, cada um dos empreendimentos disponibilizará um carro elétrico para uso comum e 30% da energia das áreas sociais será gerada por placas fotovoltaicas.

Leia também: Estações de recarga para carros elétricos passarão a ser exibidas no Google Maps

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário