A casa do futuro: 5 novidades sustentáveis que mudaram as residências do Brasil

A casa do futuro: 5 novidades sustentáveis que mudaram as residências do Brasil - Construtora Laguna

Foi-se o tempo em que novas casas, condomínios e edifícios residenciais eram construídos sem qualquer preocupação com o meio ambiente. A destinação correta dos resíduos e lixos da obra e o uso da água da chuva para vasos sanitários, entre outros exemplos, são aspectos sustentáveis que ajudam a diminuir o impacto das construções e, ainda, podem trazer economias no fim do mês.

Nesse cenário, a região Sul lidera o ranking de empreendimentos comerciais, condomínios e residenciais chamados de “green buildings. Estas construções cresceram 79,6% nos últimos cinco anos, segundo dados do Green Building Council (GBC) – praticamente o dobro da média brasileira. Isso trouxe para Curitiba, por exemplo, uma certificação sustentável inédita no Brasil: o GBC Platinum Condomínio para dois empreendimentos da Construtora Laguna, o MAI Terraces e o ALMÁA Cabral.

A casa do futuro: 5 novidades sustentáveis que mudaram as residências do Brasil - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna

ALMÁA Cabral

Conheça cinco novidades sustentáveis que estão fazendo das novas moradias brasileiras verdadeiras casas do futuro.

Internet das Coisas

Com a evolução da Internet das Coisas, também chamada de IoT, viver dentro da sua casa está ficando muito diferente. Um dos principais benefícios – e o mais lembrado – das casas inteligentes é a conveniência para os moradores. Mais dispositivos conectados podem realizar atividades relacionadas a iluminação, temperatura e controle de estoque dos alimentos, liberando o morador para executar outras tarefas.

Placas fotovoltaicas e conforto térmico

Cada vez mais frequentes, as placas fotovoltaicas necessitam apenas de uma larga superfície – de preferência em telhados – para que a geração de energia a partir da luz do sol seja eficiente e possa ser convertida para uso. Residências com bom uso de janelas e superfícies espelhadas também otimizam a iluminação natural, poupam energia elétrica e garantem o conforto térmico.

Os lançamentos da Laguna, ALMÁA Cabral e MAI Terraces, terão 30% da energia utilizada pelo condomínio gerada por energia solar. No ALMÁA, as 346 placas fotovoltaicas instaladas no terraço abastecerão ainda 100% das vagas de garagem para carros elétricos.

A casa do futuro: 5 novidades sustentáveis que mudaram as residências do Brasil - MAI Terraces - Construtora Laguna

MAI Terraces

Garagens para carros elétricos

Estimativas apontam que as vendas globais de carros elétricos poderão superar 10 milhões de unidades por ano em 2025. A explicação é simples: carros elétricos poluem menos, exigem menos manutenção e o preço do combustível não está ligado aos combustíveis fósseis.

A tendência das construções sustentáveis é proporcionar estrutura para carros elétricos (inclusive integradas à energia solar): o ALMÁA é o primeiro empreendimento residencial do Brasil com o conceito NetZero Transporte. Com previsão de entrega para 2021, o prédio vai gerar 100% da energia consumida pelos carros elétricos dos moradores, bastando conectar o veículo à tomada na garagem.

Reúso de água da chuva

Talvez a característica mais comum e já bastante difundida da lista, o abastecimento e reúso de água da chuva é realidade em muitos prédios comerciais e residenciais, podendo servir para rega de plantas e áreas verdes e descargas de sanitários, entre outros usos.

Destinação de resíduos e uso de materiais

Como gerar e destinar os resíduos de uma residência, desde o canteiro de obras, é uma questão fundamental para a sustentabilidade dos empreendimentos. Reciclagem, separação de lixo, compostagem de lixo orgânico são algumas das possibilidades, além do uso de materiais regionais e recicláveis que possam ter novas utilidades no futuro.

Leia também: Critérios de avaliação para a conquista da certificação GBC

A Construtora e Incorporadora Laguna possui mais de 20 anos de atuação no mercado imobiliário e desde 1996 vem desenvolvendo empreendimentos únicos, de alto valor agregado.

Visite nosso site para saber mais construtoralaguna.com.br

4 Comentários

  • Gengiskan Antonio Wilff de Abreu

    janeiro 17, 01 2019 02:19:16

    Muito bom! Boas iniciativas ecologicamente corretas.

    • Construtora Laguna

      janeiro 17, 01 2019 06:27:14

      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo, Gengiskan Antonio. Continue acompanhando o blog da Laguna 🙂

  • São Carlos

    agosto 05, 08 2019 09:31:55

    Muito bom saber, para quando estiver acontecendo saber para onde correr; parabéns pelo artigo

    • Construtora Laguna

      agosto 05, 08 2019 09:35:53

      Que bom que gostou do artigo. 🙂 Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos interessantes.

Deixar um comentário