Critérios de avaliação para a conquista da certificação GBC

Critérios de avaliação para a conquista da certificação GBC - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna

Sustentabilidade é um assunto levado cada vez mais a sério por pessoas e empresas que buscam construir um mundo melhor. Para a conquista do desenvolvimento consciente, o setor da construção civil tem papel fundamental, visto que contribui para promover a qualidade de vida de toda a cidade.

Respondendo às necessidades de um mercado extremamente competitivo, o Green Building Council Brasil (GBC) desenvolve uma certificação que reconhece empreendimentos que enfrentam os desafios ambientais com liderança, inovação e responsabilidade social. Incentivando o aperfeiçoamento dos resultados e a agilidade na execução dos projetos, o selo é classificado em quatro níveis: Verde, Prata, Ouro e Platinum.

A construtora com maior número de certificações sustentáveis do Sul país é a Laguna, que recentemente foi também a primeira em processo de certificação GBC Platinum para dois de seus lançamentos, o ALMÁA Cabral e o MAI Terraces. Além destes, a empresa ainda conta com um empreendimento em processo de certificação GBC Ouro, o ROC Batel.

Critérios de avaliação para a conquista da certificação GBC - Bicicletário MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces – Bicicletário com recarga elétrica gerada por energia solar
Critérios de avaliação para a conquista da certificação GBC - Bicicletário ALMÁA - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral – Bicicletário com recarga elétrica gerada por energia solar

A Laguna aposta em diversas práticas sustentáveis associadas à inovação tecnológica, como desempenho energético, materiais naturais e gestão de resíduos, para proporcionar qualidade de vida às pessoas e gerar impactos positivos ao meio ambiente.

Critérios de avaliação para a conquista da certificação GBC - ROC Batel - Construtora Laguna
ROC Batel

Objetivos da certificação

As Certificações GBC Brasil Casa e Condomínio visam promover a transformação do setor da construção por meio de estratégias desenvolvidas para alcançar seis objetivos:

– Suavização das mudanças climáticas no mundo;

– Aumento da saúde e bem-estar dos moradores;

– Proteção e restauração de recursos hídricos;

– Preservação e recuperação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos;

– Construção de economia verde;

– Aumento da comunicação e educação, contribuindo para a equidade social, a justiça ambiental e uma melhor qualidade de vida.

O cumprimento destas metas traz consequências positivas tanto para os ocupantes das construções quanto para a sociedade em geral. Entre os benefícios gerados por construções sustentáveis está a redução de custos operacionais, o aumento do valor patrimonial, a diminuição de resíduos enviados para aterros sanitários, a conservação de energia e água, a criação de espaços mais saudáveis e produtivos, o controle da emissão de gases de efeito estufa e a qualificação para descontos fiscais, subsídios de zoneamento e outros incentivos financeiros por parte do poder público.

Critérios de avaliação

Critérios de avaliação para a conquista da certificação GBC - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces

Os condomínios residenciais que buscam a certificação devem atender a todos os pré-requisitos, ou seja, itens obrigatórios. O nível (Verde, Prata, Ouro ou Platinum) depende do cumprimento de ação sugeridas, que acrescentam créditos à pontuação final e demonstram um desempenho acima do convencional.

Os objetivos descritos no item anterior influenciam na pontuação. O peso de cada crédito varia com base na importância relativa de sua contribuição para os objetivos listados. Aqueles que abordam mais diretamente os propósitos de maior importância resultam em mais pontos.

A avaliação dos projetos é dividida em oito categorias. São elas: Implantação; Eficiência Energética; Uso Eficiente da Água; Materiais e Recursos; Qualidade Ambiental Interna; Requisitos Sociais; Inovação e Projeto; e Créditos Regionais.

Leia também: Imóveis de luxo ditam tendências sustentáveis

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário