Projeto realizado pela Laguna busca desenvolver ações inovadoras na construção civil

 

A Construtora e Incorporadora Laguna, na busca constante pela melhoria de seus processos construtivos, lança o projeto TIME. O intuito é fortalecer a gestão, diminuir riscos e analisar alternativas digitais com encontros mensais dos profissionais envolvidos nas diferentes frentes de seus empreendimentos.

Projeto realizado pela Laguna busca desenvolver ações inovadoras na construção civil - MAI Home - Construtora Laguna

A integração entre as equipes da construtora tornará possível o desenvolvimento de novas soluções para aplicação em todas as etapas da construção. As reuniões irão ancorar processos e métodos construtivos da Laguna e da Teich Construtora, que fazem parte do mesmo grupo.

O nome do projeto foi criado com base nas palavras “time”, no sentido de “equipe”, “time”, do inglês, e a abreviação de Tecnologia, Inovação, Modelagem e Engenharia.

De acordo com o diretor de engenharia da Laguna, Fabio Giamundo, o investimento em pesquisa e benchmark é essencial para a melhoria dos processos e métodos construtivos. “A criação do projeto TIME da Laguna procura reforçar a atuação de forma integrada, antecipando estratégias de execução na etapa de desenvolvimento do produto e tendo como grande aliado as ferramentas de construção digital e planejamento, essenciais para o sucesso do negócio e mitigação dos riscos envolvidos”.

A Laguna, que já é uma referência no uso do BIM (sigla para “Building Information Model”, ou “Modelagem da Informação da Construção”), está dando um importante passo com o fortalecimento na gestão de planejamento e controle de suas obras. “A elaboração e coordenação dos projetos com uso das ferramentas BIM já estão presentes em todos os nossos empreendimentos, porém, agora a etapa de construção digital, planejamento e controle da produção também passam a ser simuladas e controladas com o uso do BIM através de sua ferramenta 4D, garantindo mais assertividade de prazo e antecipando riscos decorrentes da produção”, comenta Giamundo.

Projeto realizado pela Laguna busca desenvolver ações inovadoras na construção civil - Construtora Laguna

O projeto prevê ainda, a partir da aplicação de engenharia de valor, a pesquisa e estudo do ciclo imobiliário completo, cenários econômicos, gestão dos riscos e indicadores de produtividade, bem como benchmark com o mercado. Giamundo diz que a “Laguna tem como diferencial competitivo a busca constante pela inovação nos empreendimentos lançados e nos processos construtivos aplicados na obra. Temos como direcionamento o investimento em pesquisa e tecnologia que agregue qualidade e valor”.

Leia também: Laguna e Schüco: sustentabilidade de alto padrão em Curitiba

4 comentários em “Projeto realizado pela Laguna busca desenvolver ações inovadoras na construção civil

Deixar um comentário