Criações sustentáveis que incentivam o consumo consciente: como a Laguna colabora para reduzir o desperdício de água

Como a Laguna colabora para reduzir o desperdício de água - Construtora Laguna

O dia 22 de março foi intitulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Água (DMA). Comemorada desde 1992, a data busca alertar a população sobre a importância da conscientização no uso deste recurso natural tão precioso, incentivando ações de correção e preservação em todo o mundo. Assim, espera-se alcançar uma melhor gestão dos escassos recursos de água potável, assim como garantir o equilíbrio dos ecossistemas e o bem-estar comum.   

Ainda em 1992, quando aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, no Rio de Janeiro, a ONU também divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, documento que destaca a importância da conservação da água e defende, entre outros temas, que sua utilização “deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.”

Comprometimento antes e depois do processo construtivo

Como a Laguna colabora para reduzir o desperdício de água em seus empreendimentos - Construtora Laguna
ROC Batel

Exercendo um papel de notável importância na conservação dos recursos hídricos, a construção civil tem como compromisso desenvolver empreendimentos que viabilizem a contenção de água no dia a dia e incentivem seu uso responsável. A Construtora Laguna é pioneira na adoção de práticas ambientalmente responsáveis e detém o maior número de projetos sustentáveis do Sul do país.

Além de aplicar técnicas construtivas que visam a redução do consumo de água e a destinação adequada de resíduos durante as obras, a Laguna também se preocupa em criar empreendimentos que estimulam o consumo inteligente no dia a dia, oferecendo recursos para que seus moradores evitem o desperdício. Assim, promove-se a preservação do meio ambiente ao mesmo tempo que gera economia financeira para os clientes, poupando tanto nos gastos comuns do condomínio quanto no cotidiano doméstico.

Tecnologias sustentáveis para uma rotina consciente

Criações sustentáveis que incentivam o consumo consciente, como a Laguna colabora para reduzir o desperdício de água - Construtora Laguna
LLUM Batel

Criar moradias que aliam o mais alto nível de conforto à responsabilidade ambiental é um dos propósitos da Laguna. As residências suspensas do LLUM Batel, primeiro residencial do Brasil a receber a pré-certificação internacional de sustentabilidade LEED nível Ouro, consomem 20,7% menos água se comparadas ao padrão estabelecido pelo LEED, enquanto no condomínio o consumo é 75,5% menor. Esta redução gera uma economia de cerca de 80 litros por dia.

Um exemplo de tecnologia adotada no empreendimento é o sistema de aquecimento de água Smartstart. Por meio do redirecionamento da água fria parada na tubulação ao aquecedor a gás, a água já chega quente ao chuveiro, eliminando o desperdício e proporcionando mais conforto durante o banho.

Tais benefícios também são sentidos no ROC Batel, que está em processo de certificação GBC Ouro, e nos lançamentos ALMÁA Cabral e MAI Terraces, em processo de certificação inédita no Brasil, o GBC Platinum, já que possuem um sistema diferente de aquecimento de água central com recirculação de água quente.

Criações sustentáveis, como a Laguna colabora para reduzir o desperdício de água - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

Outra medida dos imóveis da Laguna que contribui para a proteção de recursos hídricos é o aproveitamento da água da chuva para o abastecimento dos reservatórios dos vasos sanitários das áreas comuns, com cisternas independentes e sistemas de reúso de água. Este processo é utilizado no escritório da construtora no Edifício 2820considerado o mais sustentável do país –, no LLUM Batel, no MAI Home e no MAI Terraces.

Leia também: O poder da natureza para uma vida mais tranquila

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário