Escritório da Construtora Laguna é o mais sustentável do Brasil

Iguaçu 2820 - Laguna

A Construtora e Incorporadora Laguna conquistou o mais alto nível de certificação do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), maior selo verde ambiental para edificações.


O escritório, localizado no Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, conseguiu o LEED Platinum para salas e espaços comerciais (LEED CI) com 89 pontos, número máximo que um empreendimento já conseguiu até o momento. Com isso, o escritório torna-se o mais sustentável do Brasil, além de ser a primeira empresa do Sul do país a conquistar o LEED CI Platinum.

Escritório da Construtora Laguna é o mais sustentável do Brasil - Laguna

Além do escritório, que fica no 21º andar, o edifício – também construído pela Laguna – é certificado com o LEED nível Gold.

Bike Sharing - Laguna Terraço 2820 - Laguna

No Brasil, apenas quatro empreendimentos possuem o LEED Platinum para espaços comerciais, mas com pontuações menores.

A Laguna conquistou o título, que é baseado em critérios de sustentabilidade, apresentando indicadores superiores aos encontrados no mercado. Segundo João Vitor Gallo, engenheiro ambiental e coordenador de projetos na Petinelli Consultoria, responsável pelo processo de certificação LEED da Laguna, foram levados em conta a eficiência energética e o uso de materiais e recursos.

“O sistema de iluminação do escritório é eficiente e inteligente, com 48,5% de economia, resultado superior ao padrão de referência do próprio LEED. O sistema de ar condicionado também é econômico, com controle de temperaturas e termostato que se ajusta a cada ambiente”, explica.

“Os reservatórios dos vasos sanitários e dos banheiros são abastecidos pela água da chuva e os circuitos elétricos foram separados no quadro, diferenciando as cargas de tomadas, ar condicionado e de iluminação, o que facilita o monitoramento e o controle individual do consumo de energia. “

Segundo Gallo, a Laguna está nove pontos acima do valor mínimo do selo Platinum, que é de 80 pontos.

Escritório Laguna Selo Platinum de sustentabilidade - Laguna Escritório Laguna sustentável - Laguna Sala de reuniões - Laguna

Para André Marin, diretor de incorporação da construtora, a certificação reconhece a empresa como referência em sustentabilidade.

“A Laguna se preocupa com essa questão ambiental em todos os seus empreendimentos, desde o abastecimento da água até os resíduos das obras. Nosso mote é sempre aliar a sustentabilidade econômica e social, sem deixar de lado a qualidade e conforto. Toda a sociedade ganha”, declara.

Principais pontos sustentáveis do Edifício 2820

Localização

O escritório da Laguna está localizado em um prédio já certificado com o LEED Gold.

Energia

O sistema de iluminação é eficiente, com lâmpadas de baixo consumo e sensores dimerizáveis com DALI – última geração de gerenciamento de luz por meio de softwares que controlam a quantidade de iluminação que cada grupo de luminárias deve fornecer por meio da leitura da iluminação natural existente no local. Dessa forma, o sistema de iluminação alcançou 48,5% de economia, desempenho superior ao padrão de referência estipulado pelo LEED; os circuitos elétricos foram separados no quadro, diferenciando as cargas de tomadas, iluminação e HVAC, para assim monitorar e controlar individualmente o consumo de energia.

Água

O escritório da Laguna utiliza água da chuva para abastecimento dos vasos sanitários, com cisternas independentes e sistemas de reuso de água.

Laguna utiliza água da chuva para abastecimento dos vasos sanitários - Laguna

Materiais

Todas as tintas, adesivos e carpetes utilizados possuem baixos índices de Composto Orgânico Volátil, responsável por diversos problemas respiratórios comuns nos escritórios; 84,3% de todo o resíduo gerado na obra do escritório foram destinados à reciclagem ou reuso; boa parte do mobiliário do escritório foi reaproveitado do escritório anterior; as madeiras das portas possuem a certificação FSC, um sistema de garantia internacionalmente reconhecido que identifica, por meio da sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do bom manejo florestal.

Climatização

O sistema de ar-condicionado é o VRF com filtragem. O modelo é desenvolvido para edifícios comerciais de grande porte e opera individualmente por ambiente. Isso trouxe 43,9% de economia de energia quando comparado ao padrão de referência estipulado pelo LEED. Além disso, foram fornecidos controles de temperatura para vários setores de ocupação.

Sobre o LEED

Emitido em mais de 130 países de todo o mundo, o selo é considerado a principal certificação de construção sustentável para os empreendimentos do Brasil. Criado em 1994 pelo USGBC –  Conselho de Construção Sustentável dos EUA, o LEED orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil – antes, durante e depois de suas obras.

Sobre a Laguna

A Construtora e Incorporadora Laguna completa em 2016 vinte anos de atuação no mercado imobiliário. A empresa é referência na construção de edifícios residenciais, comerciais e corporativos de alto padrão. A Laguna tem como principal conceito a inovação nos empreendimentos desenvolvidos que, além de diferenciados, estão localizados nas regiões mais disputadas de Curitiba. A construtora é pioneira na implantação de certificação ambiental com a conquista do LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design), o selo verde de maior reconhecimento internacional, com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo, e com o Edifício Iguaçu 2820, em Curitiba, e tem o primeiro residencial do Brasil a ter a pré-certificação LEED Gold, o LLUM BATEL.

Leia também: LLUM Batel é o primeiro prédio residencial do país a receber LEED nível ouro

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Escritório da Construtora Laguna é o mais sustentável do Brasil

  • Marco Aurélio diz:

    Boa tarde,

    Sou proprietário de uma pequena Construtora no interior do Mato Grosso, e tenho muita inspiração na estrutura e projetos de vocês!

    Como tenho a Laguna como exemplo em meu planejamento, quero saber se há possibilidades de agendar um dia e horário para conhecer a sede/escritório de vocês, e ter um breve contato com algum coordenador/gerente administrativo.

    Desde já, agradeço a atenção!

    Ficarei eternamente grato com a oportunidade!

    Ótimo final de semana.

    Atenciosamente,

    Marco Aurélio Hollatz
    66.99996.2238

    • Boa tarde, Marco Aurélio!

      A Laguna agradece o contato e o reconhecimento 🙂
      Para que possamos conciliar as agendas e atender melhor às suas expectativas, você poderia nos adiantar com mais detalhes quais informações gostaria de conhecer durante a visita, por gentileza? Qual área especificamente?
      Aguardamos retorno.

      Atenciosamente,
      Equipe Laguna.

Deixar um comentário