Consumo consciente: sistema Smartstart evita o desperdício de água

Consumo consciente, sistema Smartstart evita o desperdício de água - Construtora Laguna

O Brasil é um país riquíssimo em recursos hídricos, mas ainda assim sofre com o esgotamento de reservas de água em algumas regiões. Um dos fatores que agravam a situação é o desperdício. Por se tratar de um recurso esgotável, o consumo consciente de água é imprescindível para evitar uma crise hídrica e garantir que atividades como a produção de alimentos e de energia, além do bem-estar comum, não sejam comprometidas.     

Segundo a Agência Nacional de Águas, um dos cômodos residenciais que mais consomem água é o banheiro. Um banho longo, por exemplo, pode utilizar de 95 a 180 litros. Considerado essencial para o conforto e qualidade de vida, o fornecimento de água quente para chuveiros pode ser responsável pelo desperdício de centenas de litros de água em poucos minutos.

Preferência de muitos brasileiros pelo conforto e economia de energia elétrica, o sistema convencional de aquecimento a gás exige que a água quente seja conduzida do aparelho até o ponto de consumo através de uma tubulação apropriada. Isso faz com que a água aquecida demore alguns minutos para chegar até o chuveiro, gerando gasto desnecessário. Felizmente, o mercado já conta com alternativas que são capazes de manter a qualidade, ao mesmo tempo que consomem menos água.

Neste contexto, a construção civil exerce um papel de extrema importância, visto que tem a responsabilidade de desenvolver empreendimentos que viabilizem a contenção de água no dia a dia e incentivem seu uso responsável.  A Laguna, construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país, além de aplicar a redução do consumo durante suas obras, também se preocupa em oferecer ambientes que contribuam para a economia de recursos sem abrir mão do conforto.

Uma das tecnologias aplicadas no LLUM Batel, futuro residencial mais eficiente do país, como resposta ao problema de gasto excessivo de água em residências com aquecedores a gás, é o sistema Smartstart. Trata-se de um aparelho que direciona a água fria parada na tubulação novamente ao aquecedor por meio de um controle eletrônico que pode ser automático ou manual. Dessa forma, a água já chega quente ao chuveiro, eliminando o desperdício e proporcionando mais conforto durante o banho.

Consumo consciente, sistema Smartstart evita o desperdício de água - LLUM Batel - Construtora Laguna
LLUM Batel

Em comparação com o padrão construtivo estabelecido pelo LEED, importante selo que define parâmetros de sustentabilidade e métricas de qualidade nas obras, o consumo de água dos apartamentos do LLUM é 20,7% menor, e no condomínio, 75,5% menor, gerando uma economia de aproximadamente 80 litros por dia. O empreendimento oferece ainda, entre os itens all inclusive, chuveiros de alta performance que proporcionam cerca de 14% de redução no consumo de gás.

Consumo consciente, sistema Smartstart evita o desperdício de água - BWC Master LLUM Batel - Construtora Laguna
LLUM Batel – BWC Master

Com entrega antecipada para maio deste ano, o LLUM conta com um apartamento-modelo disponível para quem deseja conhecer de perto seus diferenciais. O residencial fica na Av. Visconde de Guarapuava, 5345, e as visitas podem ser agendadas pelo telefone (41) 3024-4558. Para saber mais, acesse: www.construtoralaguna.com.br/llumbatel.

Leia também: Segurança no LLUM Batel

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário