Noruega pretende vender apenas carros elétricos e híbridos a partir de 2025

A Noruega é um país repleto de belezas naturais, conhecido pela qualidade do ecoturismo e que realmente valoriza o meio ambiente, incentivando ações sustentáveis e buscando minimizar os níveis de poluição. Como prova dessa preocupação ambiental, o país espera que, a partir de 2025, apenas carros elétricos sejam vendidos em seu território.

Noruega deseja vender apenas carros elétricos e híbridos a partir de 2025 - Construtora Laguna

Apesar de audaciosa, a meta não está muito longe de tornar-se realidade. No ano passado, a venda de veículos elétricos e híbridos na Noruega já ultrapassou a de carros a diesel e gasolina, totalizando 52%. De acordo com a Norwegian Road Federation, 21% dos carros vendidos apresentavam motor unicamente elétrico e 31% contavam com bateria e combustão. Em uma lista com os dez automóveis mais vendidos, oito são movidos a energia elétrica.

Nenhum outro país do mundo tem um número tão expressivo de “carros verdes” por habitante. A população da Noruega é de cerca de 5,2 milhões de pessoas, enquanto a quantidade de carros livres de emissão de poluentes que circulam pelas ruas do país atualmente chega a 100 mil, e acredita-se que possa quadruplicar até 2020.

Esse destaque é fruto de diversos incentivos oferecidos para os noruegueses que optam pelo transporte menos poluente, como gratuidade em estacionamentos, descontos em pedágios, uso livre das barcas, acesso às faixas de ônibus e isenção de impostos para novos carros elétricos, que reduz em até 25% o valor do automóvel. Além disso, os proprietários podem recarregar suas baterias gratuitamente em diversos locais.

Noruega pretende vender apenas carros elétricos e híbridos a partir de 2025 - Construtora Laguna

No Brasil, grandes empresas estão atentas a essa tendência e buscam oferecer soluções práticas e econômicas para proprietários de carros elétricos. É o caso da Construtora Laguna, que irá disponibilizar recarga elétrica gratuita para os moradores de seus dois novos residenciais, o MAI Terraces e o ALMÁA Cabral.

Noruega pretende vender apenas carros elétricos e híbridos a partir de 2025 - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces

No ALMÁA, toda a energia necessária para abastecer os veículos elétricos será gerada por placas fotovoltaicas, assim como cerca de 30% da energia utilizada pelo condomínio. A Laguna é líder em certificações ambientais no Sul do país e desenvolve empreendimentos cada vez mais sustentáveis, incentivando o consumo consciente também na sociedade.

Noruega pretende vender apenas carros elétricos e híbridos a partir de 2025 - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral

Leia também: Estações de recarga para carros elétricos passarão a ser exibidas no Google Maps

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário