Conheça o projeto que muda a realidade do lixo orgânico

Mulher separando lixo orgânico - LAGUNA

Eleita a cidade mais verde do Brasil e da América Latina pelo relatório Green City Index, Curitiba destaca-se pelas diversas iniciativas sustentáveis que a caracterizam como uma capital ecológica. No mercado imobiliário local, a Construtora Laguna se sobressai como a empresa do setor com mais projetos sustentáveis do País. Uma das ações nascidas em Curitiba em prol da preservação do meio ambiente é o projeto denominado “Composta +”, que atua na transformação da realidade do lixo orgânico no Brasil. Saiba mais abaixo.

Transformando o lixo orgânico

Com foco no bem-estar social e ambiental, a Composta + atua em Curitiba e região metropolitana como um serviço de coleta e compostagem de resíduos orgânicos, tanto para residências quanto para empresas dos mais diversos segmentos. Como forma de educação ambiental, o projeto propõe à sociedade uma importante temática da sustentabilidade: a destinação correta do lixo.

Até então, a Composta + já impactou 600 residências e 130 empresas e arrecadou mil toneladas de resíduos para compostagem. Além de ensinar os participantes do projeto sobre as consequências da destinação incorreta do lixo e como fazer a separação correta, a Composta + introduz novas maneiras de preservar o meio ambiente e realiza a entrega mensal de mudas e adubo para incentivar o cultivo de hortas.

O imóvel-arte PINAH foi projetado observando os mesmos princípios e também irá oferecer espaços que estimulam os moradores a cultivar os próprios alimentos. Com isso, o empreendimento visa proporcionar um estilo de vida saudável por meio da horta inserida em seu ambiente comum.

Compostagem para residências

Para as residências que se unem à causa, a iniciativa começa a partir da entrega de um kit composto por um balde e uma sacola compostável, destinados à separação correta dos resíduos orgânicos domésticos. Com uma equipe especializada para conduzir a experiência do projeto, a Composta + tanto realiza a coleta na residência conforme a rotina e disponibilidade dos moradores como a recebe na sede. A entrega dos resíduos fica a critério dos clientes.

Como recompensa pela adesão ao projeto e pela iniciativa sustentável, a Composta + beneficia os participantes a cada mês com uma muda de hortaliça ou 1 kg de adubo. Dessa forma, o projeto estimula uma rede de sustentabilidade que inicia na destinação correta do lixo e estende-se a pequenos hábitos sustentáveis incorporados à rotina.

Pessoa fazendo a separação do lixo orgânico – LAGUNA

Empresas juntas pelo meio ambiente

A introdução da iniciativa é realizada por etapas para as organizações que escolhem unir-se à causa. Primeiramente, a empresa deixa seu contato no site para estabelecer a primeira comunicação com o projeto. A partir daí, é agendada uma visita técnica na qual a Composta + realiza uma reunião inicial de consultoria para, posteriormente, alinhar quais serão os dias de coleta e qual quantidade de bombonas será necessária para recolher os resíduos.

Em uma importante etapa de capacitação, a equipe da empresa recebe treinamentos para aprender sobre a separação correta de resíduos no dia a dia da cozinha. Com os colaboradores capacitados, iniciam as coletas periódicas conforme a frequência acordada e, como recompensa mensal, as empresas passam a receber 20 mudas de hortaliças para presentear a equipe ou fidelizar os clientes.

Mudas de temperos – LAGUNA

Diversas são as vantagens para as empresas e estabelecimentos que aderem à separação correta de resíduos orgânicos: a redução do tempo gasto para higienizar lixeiras; a redução do uso de sacolas plásticas – fator de extrema importância para a diminuição do impacto ambiental –; e, assim como na compostagem para residências, o incentivo a uma cadeia de práticas sustentáveis que impactam empresas, colaboradores e clientes.

Unir-se a causas como essa favorece o combate ao desperdício de alimentos nas cozinhas e colabora para a redução da contaminação dos solos e das águas e da emissão de gases tóxicos do efeito estufa.

Em cada um de seus projetos e ações, a Construtora Laguna demonstra compromisso com o contexto socioambiental e incorpora diversas iniciativas em prol da sustentabilidade: desde o uso de materiais recicláveis e regionais e tecnologias para o controle de água e energia até a destinação correta de resíduos e a geração de energia renovável.

Related Posts

  1. Benefícios de incluir plantas na decoração - Construtora Laguna
  2. mulher carregando carro elétrico em imóvel arte LAGUNA
  3. uso alternativo para as sacolas de supermercado
  4. plantas para purificar o ar - LAGUNA
  5. Plástico compostável sendo utilizado na prática
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário