Quais temperos e hortaliças podem ser cultivados juntos?

Horta com verduras e temperos

Enquanto algumas espécies de hortaliças e temperos devem ser plantadas separadamente, outras podem ser cultivadas juntas para que a horta cresça de forma mais saudável e bem desenvolvida.

Plantas que podem ser cultivadas juntas ajudam umas às outras numa melhor ocupação do solo e utilização da água, da luz e dos demais nutrientes. Elas aproveitam-se dos efeitos alelopáticos, uma ação que envolve tipos de metabólitos secundários encontrados em plantas, algas, bactérias e fungos, responsáveis por influenciar no desenvolvimento e crescimento dos sistemas biológicos das plantas.

Diversos aspectos podem fazer duas plantas conviverem em harmonia em uma horta. No caso de espécies mais altas, uma alternativa é plantá-las junto às que não necessitam da luz direta do sol, pois a sombra daquelas auxiliam na proteção destas. Assim, separamos a seguir algumas plantas que podem ser cultivadas juntas. Confira!

Manjericão e tomate

Mudas de tomates

Muito utilizados em molhos, saladas e como acompanhamentos para carnes, estes dois praticamente foram feitos para serem cultivados juntos. Um dos fatos curiosos sobre eles é que o aroma do manjericão é responsável por afastar a presença de pragas e insetos nos tomates.

Ambos possuem características semelhantes, preferem sol e muita água, adequando-se a ambientes abertos. Uma dica para garantir que eles se desenvolvam de forma mais saudável é plantar o manjericão no começo e o tomate no fim do canteiro da horta, com um espaço elevado entre 10 cm e 15 cm do chão, deixando o manjericão a no mínimo 40 cm de distância do tomate.

Louro e alecrim-rasteiro

Quando cultivados juntos e plantados em vasos ou canteiros, estes temperos adequam-se facilmente e têm seus sistemas biológicos fortalecidos. O alecrim-rasteiro normalmente cresce rente ao solo e possui raízes mais rasas. Já o louro cresce para cima e tem raízes profundas.

Para economizar espaço e garantir um plantio saudável, recomenda-se plantá-los juntos. Entretanto, é importante deixar um vão estratégico entre os dois, para que tenham o espaço adequado para crescerem.

Alface e cenoura

Suco de cenoura

Bastante presente em saladas, essa dupla pode ser cultivada junta. A raiz da cenoura é mais profunda, enquanto a da alface mais superficial. Sendo assim, suas propriedades são compatíveis e adequam-se perfeitamente.

Espinafre, brócolis e repolho

Quando plantadas juntas, estas três verduras apresentam um melhor desenvolvimento, fortalecendo-se e compartilhando propriedades. Excelente opção para plantar em jardins de casas, o trio obtém resultados finais muito satisfatórios ao ser cultivado no mesmo solo.

Tomilho, sálvia e alecrim

Estes temperos necessitam dos mesmos cuidados e práticas de manutenção. Eles podem aproveitar os nutrientes, a luz solar e a umidade sem tornarem-se ameaças uns para os outros. Além disso, quando plantados no mesmo espaço, tornam-se visualmente harmônicos e bastante agradáveis.

A Construtora e Incorporadora Laguna incentiva uma vida saudável aos seus clientes. No ROC Batel, por exemplo, uma passarela suspensa disponibiliza aos moradores uma horta para plantarem temperos que irão direto para suas cozinhas gourmets.

Horta - ROC Batel
Horta – ROC Batel

Já o novo lançamento inconfundível Laguna, o PINAH, irá promover a saúde nutricional dos ocupantes e garantirá mais qualidade de vida com a presença de uma horta e um pomar. Estes espaços serão construídos para priorizar o bem-estar e o conforto, gerando satisfação e felicidade, melhorando a produtividade e oferecendo uma vida plena aos moradores.

A Laguna pensa em soluções e práticas sustentáveis que facilitem o cotidiano e assegurem equilíbrio para as pessoas e para o meio ambiente.

Somos a primeira construtora e incorporadora do Brasil a integrar o WELL Portfolio, atualmente composto por apenas 30 empresas de todo o mundo comprometidas com o desenvolvimento de projetos que promovam qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Related Posts

  1. Girassóis
  2. PINAH
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Quais temperos e hortaliças podem ser cultivados juntos?

Deixar um comentário