Benefícios de incluir plantas na decoração

Benefícios de incluir plantas na decoração - Construtora Laguna

As plantas são responsáveis por proporcionar um toque de natureza e tranquilidade aos lares, além de ganharem destaque quando o objetivo é compor ambientes mais sofisticados e harmoniosos.

Com diversas variações de espécies, cores e texturas, elas se adaptam a qualquer ambiente e podem ser cultivadas até mesmo nos cômodos internos da sua casa. Algumas plantas precisam de atenção diária para se desenvolverem fortes e saudáveis, enquanto outras demandam pouca manutenção.

Independentemente do local, a decoração verde das plantas proporciona benefícios como purificação do ar e regulação climática. Confira a seguir outras vantagens.

Purificam o nosso ar

Quando moramos em cidades médias ou grandes, um dos problemas enfrentados é a poluição do ar. Nesses casos, plantas como a samambaia e a palmeira-anã podem funcionar como filtros naturais, contribuindo com a qualidade do ar que respiramos. Isso ocorre porque elas absorvem o gás carbônico de sua casa e o filtram, transformando-o em oxigênio fresco.

Estudos realizados pela NASA comprovaram que algumas espécies, como o crisântemo e o lírio-da-paz, podem remover gases tóxicos de ambientes fechados.

Valorizam a decoração


Plantas ornamentais são ideais para ambientes internos

Grandes vasos não são a única saída para utilizar plantas em casa. Modelos pequenos podem ser espalhados pelo ambiente para transformar completamente o visual do seu lar, gerando um resultado surpreendente quando inseridos em conjuntos interessantes.

No banheiro, por exemplo, você pode colocá-las em lugares estratégicos para que não obstruam o caminho. Assim, elas irão ajudar a absorver a umidade do local.

Lembre-se de certificar-se que seu banheiro oferece maneiras para manter-se arejado e uma boa quantidade de luz natural. Plantas como lírio da paz, bálsamo e cactos são algumas das espécies que se adaptam bem a esse ambiente.

Elas também proporcionam uma sensação mais intimista. As espécies escolhidas, grandes ou pequenas, integram a decoração, deixando-a mais aconchegante e cheia de personalidade.

Proporcionam sensação de relaxamento

Há estudos que comprovam que a natureza nos remete às nossas origens, quando o ser humano ainda vivia em meio a vegetação. Por conta disso, podemos dizer que elas nos oferecem  sensação de bem-estar e tranquilidade, diminuindo a adrenalina do nosso corpo e nos fazendo relaxar com mais facilidade.

As cores tranquilizantes, como pétalas roxas, e os aromas de plantas mais perfumadas, como hortelã e alecrim, geram melhores resultados. Experimente ter uma delas na sua casa!

Ajudam na concentração e criatividade

Em escritórios, as plantas são uma ótima aposta para estimular a concentração e a criatividade. Assim como as plantas verdes, flores com pétalas coloridas como lírios e girassóis inspiram e energizam pessoas com bloqueio criativo, além de auxiliarem a mantermos o foco.

As cores influenciam diretamente em nossas sensações. A cromoterapia é uma prática pseudocientífica que utiliza luzes de diferentes cores para auxiliar no tratamento de doenças, equilibrando energias do corpo humano e gerando bem-estar. Baseando-se nisso, você pode escolher plantas de acordo com os resultados que deseja obter com cada tom. O vermelho das flores como rosas, antúrio e hibisco estimula o apetite e é ideal para a cozinha. Já o azul das orquídeas e hortênsias é calmante e recomendado para os quartos.

Related Posts

  1. Cientistas criam folha artificial que transforma CO2 em energia - Construtora Laguna
  2. Mulher separando lixo orgânico - LAGUNA
  3. Melhores plantas para seu jardim no inverno - Construtora Laguna
  4. Orquídeas entenda mais e saiba onde encontrar em Curitiba - Construtora Laguna
  5. Único exemplar de bonsai de araucária no mundo é de Curitiba - Construtora e Incorporadora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário