Cientistas criam folha artificial que transforma CO2 em energia

Cientistas criam folha artificial que transforma CO2 em energia - Construtora Laguna

Inspirado na fotossíntese das plantas, um novo método tem sido estudado por cientistas a fim de disponibilizar uma nova opção de energia sustentável e colaborar com a redução da exploração do meio ambiente. Em uma pesquisa publicada na Nature Energy, a nova descoberta demonstra que, através da tecnologia de folhas artificiais, é possível chegar ao resultado de um combustível neutro em carbono.

“Ela imita folhas naturais”, diz Yimin Wu, professor de engenharia da Universidade de Waterloo (Canadá), responsável pela pesquisa. “Estamos usando dióxido de carbono, água e luz solar como insumo e produzindo metanol e oxigênio como produto”. Segundo o especialista, o sistema é 10 vezes mais eficiente que a fotossíntese em uma planta e, inclusive, essa tecnologia de utilizar bilhões de toneladas de excesso de CO2 na atmosfera, foi indicada por Bill Gates como uma das 10 Tecnologias Inovadoras em 2019.

Geralmente, a eletricidade é utilizada para dividir moléculas de CO2, mas no método que tem sido estudado pela turma de Yimin Wu, evita-se o uso dela, o que, segundo o profissional, colabora para a expansão da tecnologia, já que necessita de uma estrutura mais simples para a sua viabilização. O processo consiste na utilização do óxido cuproso – um pó vermelho feito de cobre, e que age como um catalisador quando é combinado com água e CO2.

A ideia de Yimin Wu é aprimorar a tecnologia para que, assim que possível, ela seja comercializada. Além disso, o cientista pretende usar o CO2 coletado da indústria, e não diretamente do ar.

“O COem si é proveniente de gases residuais da indústria siderúrgica, automotiva ou até da indústria de perfuração de petróleo. Podemos usar esse gás residual e convertê-lo em produtos químicos úteis”. Portanto, além de essa nova tecnologia servir como uma alternativa de energia sustentável, ela também colabora com a redução de mudanças climáticas.

Pesquisadores criaram uma folha artificial capaz de transformar CO2 em energia, e esse combustível alternativo, criado através de uma nova tecnologia, será mais uma opção de energia sustentável para colaborar com a redução das emissões de CO2.

Diante da importância de ações que colaborem com a preservação do meio ambiente, a Construtora e incorporadora Laguna também aposta em diferentes soluções sustentáveis aliadas à inovação tecnológica. A exemplo disso, destaca-se a utilização de materiais naturais, o uso consciente da água e a eficiência energética nos empreendimentos da empresa.

Leia também: Sustentabilidade: conheça a técnica upcycling

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Um comentário em “Cientistas criam folha artificial que transforma CO2 em energia

  • A inovação da folha artificial que transforma CO2 em energia é um avanço incrível no campo da sustentabilidade e da tecnologia verde. Essa conquista não apenas abre portas para novas fontes de energia limpa, mas também oferece esperança para um futuro mais sustentável. Parabéns aos envolvidos por liderarem essa mudança positiva e por nos inspirarem com suas pesquisas pioneiras.

Deixar um comentário