Exemplo de sustentabilidade: Costa Rica busca se tornar neutra em carbono e eliminar o plástico descartável

Costa Rica busca se tornar neutra em carbono e eliminar o plástico descartável - Construtora Laguna

A Costa Rica tem se mostrado um país exemplar em sustentabilidade para o mundo. Há quase 40 anos, o governo reconhece que a natureza é seu principal atrativo, não medindo esforços para garantir que sua exuberância também possa ser apreciada pelas gerações futuras.

Atualmente, ações como o fechamento de zoológicos, reflorestamento e estabelecimento de áreas protegidas contribuíram para que mais de 25% de todo o território costarriquenho seja formado por áreas verdes, a exemplo de parques nacionais e reservas biológicas.

Nos últimos dois anos, o pequeno país centro-americano funcionou dois meses com 100% de energia renovável, por duas vezes. No restante do período, desde 2014, 99% de toda a energia gerada tem sido limpa, seja solar, eólica, hidrelétrica ou ainda produzida a partir de atividade vulcânica, de acordo com o Intelligent Living.

Tendo o bem-estar da população também como uma questão relevante, a Costa Rica faz parte da Wellbeing Economy Alliance, uma aliança entre diversas organizações que, em vez de enfatizar o PIB dos países, busca assegurar que a política pública impulsione o bem-estar dos cidadãos no sentido mais amplo, promovendo a democracia, a sustentabilidade e crescimento inclusivo.

Plástico

Exemplo de sustentabilidade Costa Rica busca se tornar neutra em carbono e eliminar plástico descartável - Construtora Laguna

Os chamados plásticos de uso único — pratos, copos, tampas, colheres, sacolas e embalagens descartáveis — serão substituídos por alternativas 100% recicláveis ou biodegradáveis e não à base de petróleo. A atitude faz parte do projeto Zona Livre de Plástico, que pretende acabar com o uso deste tipo de material até 2021.  

A exceção são objetos plásticos hospitalares e outros que, infelizmente, ainda não podem ser substituídos. Contribuindo para este objetivo, o governo costarriquenho propôs um projeto que incide um imposto de 25% para a compra de objetos descartáveis pelo setor privado, enquanto busca proibir a atitude por parte do setor público.

Carbono

Exemplo de sustentabilidade Costa Rica busca se tornar neutra em carbono e eliminar o plástico descartável - Construtora Laguna

Outra meta importante estipulada pelo país para garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população é alcançar a neutralidade entre as emissões de carbono e a compensação através do reflorestamento até 2021, seu aniversário de 200 anos. É o primeiro país do mundo a planejar este feito.

De acordo com o Instituto de Eletricidade da Costa Rica (ICE), basear a geração de energia em recursos renováveis viabiliza uma das menores proporções de emissões de gases do efeito estufa para o consumo de eletricidade no planeta.

Leia também: Geração de energia solar será uma exigência em novas casas na Califórnia

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário