Cromoterapia em casa: o significado das cores

A escolha das cores utilizadas na decoração de uma casa é algo muito particular. Ela depende das preferências do morador, do contexto e até mesmo das sensações que se pretende transmitir.

Segundo a cromoterapia, ciência que estuda as cores e sua ação energética como um meio terapêutico, cada tonalidade é capaz de influenciar nosso humor de maneira singular, além de interferir em nossa saúde física, mental e espiritual. A técnica é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1976 e tem o objetivo de melhorar o quadro de pacientes sem a prescrição de medicamentos.

Na decoração, assim como na terapia, a aplicação das cores pode causar diversos efeitos. Buscando proporcionar experiências agradáveis em todos os ambientes, a Construtora e Incorporadora Laguna conta com Design Thinkers que planejam cada espaço com o cuidado adequado, unindo conforto e bem-estar. Conheça os residenciais: MAI Home, pronto para morar; LLUM Batel e ROC Batel, em construção; e ALMÁA Cabral e MAI Terraces, que serão lançados em breve.

Antes de pintar suas paredes ou adquirir um móvel colorido, pense em qual é o propósito do cômodo e qual energia você quer emitir para as pessoas que frequentarão o espaço. Confira a seguir os impactos que, de acordo com a cromoterapia, são gerados por cada cor.

Vermelho

 Cromoterapia em casa - MAI Work - Construtora Laguna

O vermelho é uma cor relacionada a energia e apetite. Ele provoca estímulos intensos e desperta o sistema nervoso, por isso deve ser utilizado com equilíbrio. Pode ser associado também ao amor e à paixão.

A cor é indicada em locais destinados à alimentação, como sala de jantar e cozinha, e tem o poder de proporcionar sensação de calor ao ambiente. Quando dosado corretamente, o vermelho também pode ser utilizado no quarto do casal como forma de ativar a afetividade. Porém, em excesso, causa agitação e ansiedade, que podem resultar em insônia.

Laranja

Cromoterapia em casa - Laranja - Construtora Laguna

O laranja é associado ao rejuvenescimento, ao intelecto e à coragem. Ajuda a ativar o metabolismo e o sistema digestivo, estimulando ainda a criatividade e a comunicação. Portanto, é recomendado em ambientes onde se deseja construir diálogos, como salas de visita e escritórios.

O laranja também tem a capacidade de abrir o apetite, sendo comumente aplicado em cozinhas e salas de jantar. Quando utilizado em demasia, o laranja estimula as conversas intensas e possíveis desentendimentos, por isso evite-o em quartos e locais de descanso.

Amarelo

Cromoterapia em casa - MAI Home Sala de Jogos - Construtora Laguna

Assim como o laranja, o amarelo é um tom bastante estimulante, interferindo no intelecto e no apetite. Relacionado a poder pessoal e satisfação, ele desperta o dinamismo e a capacidade de expressão.

Derivado da luz, seu uso é muito recomendado em ambientes escuros. Áreas de lazer e de convivência recebem bem o amarelo. Tons claros são neutros e mais versáteis, já os escuros pedem cuidado, pois em abundância podem provocar distrações, dificultar o foco e resultar em atritos.

Verde

Cromoterapia em casa - MAI Home Brinquedoteca - Construtora Laguna

O verde é símbolo de vida e crescimento, remetendo à natureza e a elementos orgânicos, como plantas, flores e madeira. Representa esperança e satisfação, promovendo a saúde e o bem-estar. Por não refletir muita luz, tem efeito calmante sobre as pessoas.

Os tons claros são recomendados para ambientes nos quais se busca tranquilidade, enquanto as tonalidades mais fortes elevam a energia.

Azul

Cromoterapia em casa - Azul - Construtora Laguna

O azul diminui a frequência cardíaca e respiratória, provocando sensação relaxante. É uma cor que incentiva a meditação e a interiorização. Sua aplicação é indicada em cômodos quando se deseja transmitir calma e privacidade, como em dormitórios e ambientes de estudo. Se aplicado em excesso pode provocar sono e melancolia.

Violeta

Cromoterapia em casa - Violeta - Construtora Laguna

O violeta transmite paz de espírito e tranquilidade. A cor beneficia a concentração e tem efeitos positivos sobre a autoestima. Em tonalidades rosadas, estimula o romance, e em tons mais puxados para o azul, a espiritualidade.

Por apresentar efeito purificador de energias, o violeta é recomendado em espaços de saúde e dormitórios. Deve ser utilizado com moderação, para evitar ansiedade e sintomas de depressão.

Leia também: Inspiração: balanços em ambientes internos

 

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário