Política Lixo Zero: entenda sobre o conceito e como aplicá-lo à rotina

Ecobag

Os modelos de consumo dos dias atuais promovem efeitos negativos para o meio ambiente, como o aquecimento global gerado pelo efeito estufa. Por outro lado, para reverter esse quadro, progressivamente cresce e se fortalece a consciência ambiental na sociedade.

Com esse intuito, vêm sendo criadas diversas iniciativas responsáveis que visam tornar nossos hábitos e nossa cultura de consumo mais sustentáveis. Uma delas é o movimento que propõe a “política Lixo Zero”. Confira a seguir.

Política Lixo Zero

Mão mulher inserindo lixo

Este conceito tem como objetivo promover o máximo de reaproveitamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Para isso, é necessário evitar que o lixo seja misturado e enviado para aterros ou incineradores. O Lixo Zero estimula o armazenamento seletivo do lixo, com separação por tipo e material, para que possa haver reutilização e reciclagem.

Nessa política, o lixo orgânico tem como principal finalidade a compostagem, de modo que possa ser transformado em adubo e devolvido à terra. Já os resíduos recicláveis podem ser reutilizados: após higienização, sendo empregados para a mesma função que antes; para uma nova utilidade; ou podem ser reciclados e transformados em um novo objeto.

O Brasil ainda não possui uma iniciativa governamental que auxilie e fomente a política Lixo Zero. Entretanto já é possível notar uma mudança no comportamento da população em relação a atitudes que contribuem para a redução dos efeitos nocivos do descarte incorreto do lixo.

Adotando práticas corretas de separação do lixo em nossa rotina, aos poucos podemos construir um futuro mais sustentável em nosso país.

Saiba como adotar o conceito na rotina

No dia a dia, é possível adotar o conceito de Lixo Zero da forma que melhor se adapte à sua rotina e à sua casa. Comece com detalhes simples. Por exemplo, você pode diminuir a geração de resíduos ao adotar ecobags para suas compras no mercado e ao levar copos e talheres reutilizáveis quando for sair.

Mulher com ecobag

Lembre-se de dar preferência a produtos que vêm sem embalagem ou possuem embalagens de vidro, que costumam ser reutilizadas para outras funções.

Também incorpore ao dia a dia o hábito de comprar itens em lojas e feirinhas que vendem a granel, pois nestes espaços é mais fácil evitar a utilização de embalagens de plástico, além de ser possível levar saquinhos de papel para colocar os produtos adquiridos.

Outra dica é encontrar lojas e marcas responsáveis, que se comprometem com a adesão a soluções sustentáveis. Empresas que praticam e incentivam hábitos ecológicos possuem preocupação ambiental verdadeira e empregam soluções conscientes que auxiliam em mudanças significativas.

Em Curitiba, há programas municipais de reciclagem como o Câmbio Verde e o Ecocidadão, que têm o objetivo de compreender de que forma as iniciativas de sustentabilidade impactam na vida das comunidades beneficiadas.

Além disso, a capital também conta com vários tipos de coletas. Você pode conferir aqui a frequência, os horários e dias da coleta, tipos de lixo, além de dicas, projetos e muito mais.

A Construtora e Incorporadora Laguna ratifica a importância da política Lixo Zero para a sociedade. Os empreendimentos construídos pela Laguna baseiam-se em políticas modernas e inovadoras e comprometem-se com a sociedade e o meio ambiente. Estimulamos o desenvolvimento consciente e atualmente somos a empresa com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil.

Related Posts

  1. Biomimética: entenda o conceito - Construtora e Incorporadora Laguna
  2. uso alternativo para as sacolas de supermercado
  3. Mulher usando a geladeira de forma sustentável - LAGUNA
  4. Mulher fazendo uso do Low Touch economy no dia a dia
  5. Sustentabilidade: conheça a técnica upcycling - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário