Sustentabilidade: entenda a destinação correta do seu lixo

Sustentabilidade entenda a destinação correta do seu lixo - Construtora Laguna

O descarte incorreto do lixo tem sido um dos maiores problemas ambientais enfrentados atualmente. No Brasil, de acordo com uma pesquisa feita  pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada em 2010, perdem-se aproximadamente R$ 8 bilhões por ano em materiais que, em vez de serem reciclados, são destinados aos aterros.

Segundo estudo realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo. São 11.355.220 toneladas de lixo e apenas 1,28% de reciclagem, ficando atrás dos Estados Unidos, da China e da Índia. Mas este cenário pode ser transformado por meio da reciclagem.

Entenda como a coleta seletiva de lixo deve ser feita de acordo com as cores dos coletores e resíduos.

Sustentabilidade entenda a destinação correta do seu lixo - Construtora Laguna

Marrom: lixo orgânico

Lixos orgânicos são as sobras de alimentos, cascas de frutas, legumes e todo material de origem biológica vegetal ou animal, que possa se decompor na terra. Podem ser reciclados em casa pela compostagem ou embalados em sacolas biodegradáveis para serem encaminhados ao aterro.

Azul: papel

Papelão e papel como jornais, revistas e impressos devem ser depositados no coletor azul. Outro fator importante é atentar-se à condição dos papéis, pois se eles estiverem molhados e/ou engordurados, por exemplo, não poderão ser reciclados. Fitas adesivas, fotografias e papel-carbono não são reutilizáveis.

Vermelho: plástico

Recomenda-se que os plásticos que tiveram contato com materiais orgânicos sejam limpos para facilitar a coleta, além de evitar o mau cheiro nos resíduos. Você pode colocá-los na pia quando vai lavar a louça e economizar água nesse processo.

Materiais como garrafas PET, tampinhas, potes e brinquedos quebrados estão na lista dos materiais que podem ser reciclados.

Verde: vidro em geral

Todos os vidros que estiverem limpos e secos podem ser reciclados, menos as lâmpadas, os espelhos, os cristais e os vidros temperados. Além disso, é preciso embrulhar vidros quebrados e outros materiais que possam cortar. O ideal é usar um jornal ou colocá-los em caixas para evitar acidentes.

Amarelo: metal

Latas de alumínio, tampas e parafusos também podem ser reciclados. Porém, canos, esponjas de aço e grampos, não.

Laranja: pilhas e baterias

Esses materiais são considerados resíduos perigosos e devem ser devolvidos ao fabricante ou serem depositados em coletores específicos, como no caso do coletor da cor laranja.

A Prefeitura de Curitiba realiza coletas de lixos tóxicos periodicamente. Você pode levar pilhas, baterias, tintas, colas, lâmpadas etc. até o local de coleta mais próximo (terminais).

O caminhão de coleta permanece nas proximidades entre 07h30 e 15h. Consulte o calendário de coleta aqui.

Branco: lixo hospitalar

Resíduos hospitalares são altamente perigosos para a saúde humana e o meio ambiente. Caso não seja descartado de maneira adequada, o risco de contaminação é grande. Esses materiais podem alterar a qualidade do solo e da terra e disseminar doenças. Confira alguns exemplos:  materiais biológicos contaminados com sangue ou patógenos, peças anatômicas, seringas, luvas e outros materiais plásticos usados em procedimentos médicos, além de substâncias tóxicas e inflamáveis.

Outro fator importante é o descarte correto de medicamentos, a fim de preservar o meio ambiente, evitando a poluição dos solos e dos rios. Jogar remédios em lixos comuns, pias ou privadas não é a maneira adequada de descarte. Existem locais, como as farmácias, que realizam a coleta, porém não são todas. Você pode conferir locais de coleta pelo site Programa Descarte Consciente.

Cinza: resíduos gerais não recicláveis

Lembre-se da importância de diferenciar os resíduos recicláveis dos não recicláveis. Existem diversos objetos utilizados no dia a dia que são descartados incorretamente e acabam prejudicando o trabalho de ONGs, catadores, tornando o processo mais demorado. Fotografias, papel-toalha e papel higiênico, fitas adesivas e esponjas de aço são alguns dos materiais não recicláveis comuns em nossa rotina.

No caso do isopor, ele poderia ser reciclado, mas o processo tecnológico é de custo alto e não existem lugares que o realizem no Brasil. Assim, o material acaba entrando no grupo de não recicláveis.

A Construtora e Incorporadora Laguna possui como valores o comprometimento ambiental e social, acreditando na importância do descarte correto do lixo. Desta forma, disponibiliza coleta seletiva para a comunidade em suas obras.

Leia também: Conheça a sacola biodegradável feita de mandioca da Avani Eco

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário