Como aproveitar melhor os alimentos

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Diariamente muitos restos de alimentos são jogados fora. Assim como os maus hábitos alimentares, isso também afeta diretamente o meio ambiente. Segundo estimativas levantadas pela ONU, em média 30% da produção global de comida é perdida ou desperdiçada. Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida — o suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas — são jogadas fora por ano.

Todos temos a responsabilidade de contribuir para a diminuição do desperdício, fazendo cada um a sua parte. A fim de incentivar a redução do descarte desnecessário, levantamos algumas dicas para o uso de talos, cascas ou sementes no preparo de alimentos do dia a dia. Confira a seguir.

Cascas

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Casca de batata frita

Uma das opções para tirar o máximo proveito dos alimentos sem desperdiçar partes comestíveis e nutritivas é fazer geleias com cascas de frutas como o abacaxi. As cascas também podem ser batidas no liquidificador para fazer sucos, que por sua vez podem ser, por exemplo, substitutos para ingredientes líquidos de receitas de bolos. Assim, os bolos são enriquecidos com as vitaminas presentes na casca da fruta utilizada.

Ricas em potássio e vitaminas C, B1, B2 e B6, as cascas de banana contribuem para uma pele mais saudável. Você pode acrescentar açúcar a elas e utilizá-las para esfoliar sua pele.

Já a casca de batata é rica em fibras e minerais e pode ser servida como um petisco, tanto assada, frita ou cozida. Para prepará-las como tira-gosto, lave-as e seque-as bem. Em seguida, frite em óleo quente até ficarem bem douradas. Por fim, a dica é temperar com sal e degustar seu aspecto crocante!

Folhas

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Em vez de descartar as folhas de legumes como beterraba, cenoura ou rabanete, você pode refogá-las e utilizá-las em sopas ou saladas. Fonte de carotenoides — agentes antioxidantes que estimulam o sistema imunológico — as folhas de cenoura são adequadas para receitas de molho pesto ou de sucos verdes.

Talos

Ricos em fibras, os talos ajudam a melhorar o funcionamento do nosso intestino. Talos de brócolis e de couve-flor podem ser utilizados em suflês de legumes ou para engrossar cremes e sopas, por exemplo em uma sopa de brócolis com gorgonzola. Para dar a elas ainda mais sabor e cremosidade, aproveite tanto os floretes quanto os talos.

Frutas e legumes

Frutas que passaram do ponto podem transformar-se em polpas para sucos ou até mesmo ser congeladas para preparar vitaminas, geleias etc. Por exemplo, com tomates passados pode-se fazer um molho de tomate e utilizá-lo para acompanhar massas ou no preparo de várias receitas.

Outra boa opção é fazer sucos de hortaliças com frutas. Eles são fontes saudáveis de energia para a rotina. Você pode adotar o hábito de incluir talos de couve no suco de maracujá ou até mesmo uma cenoura mais madura no suco de laranja.

Legumes como batata, cenoura, abóbora e chuchu podem ser congelados para durarem mais tempo. Para isso, basta colocá-los para descansar em média por 5 minutos em água fervente e mais 5 minutos em água gelada. Depois, armazene-os em um saco plástico e congele.

Guardar legumes molhados na geladeira fará eles deteriorarem e estragarem mais rapidamente. Lembre-se de colocar tanto as frutas como os legumes na gaveta destinada para eles, pois esse compartimento possui a refrigeração adequada para manter seus ciclos de vida.

Pequenos gestos como esses, quando inseridos em nosso cotidiano, ajudam a reduzir o desperdício de alimentos, além de gerarem economia e contribuírem para a criação de uma cultura de responsabilidade ambiental.

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