Primeiro bairro impresso em 3D será construído nos EUA

Primeiro bairro impresso em 3D dos EUA - LAGUNA

Na construção civil, a técnica da impressão 3D tem transformado cada vez mais a realidade das moradias ao redor do mundo. O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, será o primeiro do país a ganhar um bairro impresso em 3D totalmente construído por meio dessa tecnologia. Saiba mais a seguir.

A iniciativa

Fruto de uma parceria entre a incorporadora imobiliária sustentável Palari e a construtora Mighty Buildings, a iniciativa irá executar um bairro planejado, com 15 lares ecológicos, em um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados.

O projeto, situado na cidade Rancho Mirage, incorpora uma tecnologia que tende a transformar o futuro da construção civil. Ele será voltado à classe média norte-americana que busca adquirir o lar próprio, aos aposentados locais e aos millenials (integrantes da geração Y) engajados com tecnologia e sustentabilidade.

Um dos principais pilares do bairro é, sem dúvidas, seu caráter sustentável. Segundo os diretores da construtora responsável, em comparação aos lares executados nos moldes convencionais, a construção do projeto irá gerar apenas 10% de resíduos e terá 95% a menos de esforço humano.

Execução do primeiro bairro impresso em 3D dos EUA

Na construção civil, os projetos com impressão 3D geralmente são desenvolvidos em programas de modelagem. Após a construção do modelo digital, ele é convertido para o formato padrão das impressoras e suas instruções são enviadas do computador à impressão. Com isso, a matéria-prima do projeto é inserida no sistema, para, então, ser aquecida e impressa em camadas.

Na execução do primeiro bairro impresso em 3D dos EUA, as casas serão criadas e montadas via um sistema de painéis impressos em 3D em Oakland, em um local no qual até 80% da construção é automatizada.

O material que a Mighty Buildings irá utilizar para imprimir as residências chama-se Light Stone Material, um forte composto de pedra reciclável. Ele endurece rapidamente quando exposto à radiação UV, o que otimiza o tempo de construção das casas.

O uso desse material também permite a inserção, em um único procedimento, de telhados, recursos externos e camadas de isolamento. Após a impressão da residência, ela é transportada por um caminhão até o terreno, onde ficará disposta para o processo de instalação e, posteriormente, para a mudança dos novos moradores.

As residências do bairro impresso em 3D

Inseridas em lotes de 3.048 m², as casas, com uma média de 134 m², irão incorporar design e arquitetura contemporâneos, a opção de customizar os cômodos e 2 tipos de residências: uma principal, com 3 dormitórios e 2 banheiros, e uma secundária, com 2 dormitórios e 1 banheiro.

As residências também serão equipadas com recursos de bem-estar, como a iluminação circadiana – que se adequa ao relógio biológico humano –, e um sistema de inteligência que monitora fatores como a temperatura ambiente e a qualidade do ar interno.

Além do composto de pedra solar, que confere alta resistência à água e retarda a ação do fogo, os imóveis serão compostos por materiais resistentes ao sol e às intempéries.

Também será oferecida para os clientes a opção de agregar elementos extras às residências, como áreas de lazer, lareiras, piscinas, cabanas, banheiras de hidromassagem, pérgulas ou chuveiros ao ar livre. Com entrega prevista para a primavera de 2022, o Palari Villas de Rancho Mirage reforça a sustentabilidade e a execução otimizada características da impressão 3D.

A sustentabilidade na construção civil é uma tendência que transforma cada vez mais os meios de construir e habitar. No Sul do Brasil, a Construtora Laguna destaca-se como a empresa do ramo com a maior quantidade de projetos sustentáveis da região, graças às suas soluções e iniciativas que amenizam impactos ambientais e elevam a qualidade de vida dos moradores.

Leia mais: CES 2021: destaques da maior feira de tecnologia do mundo

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário