Tripé da sustentabilidade: saiba como unir pessoas, planeta e lucro na gestão empresarial

Tripé da sustentabilidade saiba como unir pessoas, planeta e lucro na gestão empresarial - Construtora Laguna

Devido aos extremos impactos ocasionados pelo excesso de exploração de matérias-primas, a sustentabilidade tem sido umas das principais pautas discutidas nas grandes corporações. Por essa razão, o conceito Tripé da Sustentabilidade pode ser uma excelente alternativa para quem deseja investir em soluções que colaborem com a preservação do meio ambiente. No post de hoje, abordaremos o conceito e como ele pode ser aplicado. Acompanhe.

Tripé da Sustentabilidade

Criado em 1994 pelo sociólogo britânico John Elkington, o Tripé da Sustentabilidade é um conceito que tem como objetivo principal ser aplicado na gestão empresarial com ações que envolvam aspectos sociais, ambientais e econômicos. A ideia baseia-se em desempenhar um trabalho com visão ecológica, que obtenha lucro, mas que também se preocupa com a valorização dos clientes, colaboradores e com a sociedade em que a empresa está inserida.  O conceito norteia-se em três princípios, são eles:

Social – Envolve pessoas que estão ligadas à empresa dentro ou fora da organização, como colaboradores, clientes, investidores e fornecedores. Portanto, é imprescindível oferecer boas condições de trabalho e adotar práticas que colaborem com a sociedade. Valorização da mão de obra local, projetos sociais e programas de incentivo educacional e bem-estar podem ser algumas das ações nesse sentido.

Ambiental – Para atuar com responsabilidade ambiental é preciso promover mudanças estruturais que garantam a redução da exploração dos recursos naturais. Para isso, é necessário atentar-se aos impactos que a empresa gera no ecossistema e incorporar novas medidas de produção.  Investir em eficiência energética, no reaproveitamento da água e no descarte correto de matérias-primas são algumas das ações sustentáveis que podem estar inseridas na companhia.

Econômico – Ao investir em novas tecnologias e em medidas conscientes que atuam em prol das pessoas e do planeta, ocorre o aumento na lucratividade da organização, na produtividade, na competitividade e nos resultados. Além disso, o alcance da empresa aumenta de forma positiva quando os clientes enxergam o comprometimento com o meio ambiente.

A Construtora e Incorporadora Laguna age com ações inovadoras e preza pelo comprometimento social e ambiental. Além de construir empreendimentos confortáveis e modernos, a companhia estimula o desenvolvimento consciente na sociedade e é a empresa com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil. Em julho de 2019, o Grupo Laguna foi certificado como Great Place to Work (GPTW), reconhecimento que demonstra o quanto a construtora está no caminho certo e que, também, estimula os colaboradores a terem práticas mais sustentáveis.

No universo corporativo, aderir a atitudes que colaborem com a preservação dos recursos naturais é o foco principal do conceito Tripé da Sustentabilidade. Através de soluções que envolvem o âmbito social, ambiental e econômico, é possível desenvolver uma sociedade mais sustentável, mas, para isso, as empresas precisam se inserir como parte integrante do meio ambiente e da sociedade.

Leia também: Sustentabilidade: entenda a destinação correta do seu lixo

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário