Como a qualidade do ar interfere na nossa rotina?

Como a qualidade do ar interfere na nossa rotina? - Construtora Laguna

A qualidade do ar do ambiente em que vivemos interfere diretamente na nossa saúde, produtividade e bem-estar. A falta de cuidado com esse aspecto pode gerar, entre outros fatores prejudiciais, estresse e doenças respiratórias.

Independentemente do local, em casa ou no trabalho, é fundamental possuir recursos específicos de manutenção da qualidade do ar para que o espaço seja aconchegante, confortável e possamos nos sentir bem.

Segundo o especialista em qualidade de ar e diretor da EcoQuest Brasil, Henrique Cury, há alguns cuidados que devemos ter com nossos lares. Confira a seguir alguns pontos com os quais devemos ter atenção em nosso dia a dia.

Produtividade e saúde

Espaços com uma boa iluminação e entrada de luz natural contribuem para melhorias na qualidade do ar e auxiliam na produtividade dos ocupantes, por exemplo facilitando a concentração em momentos de leitura.

Em relação à saúde, deve-se destacar que a poluição vinda de fora, que carrega partículas de sujeira e micróbios, pode ocasionar uma série de doenças. Para evitá-las, a movimentação do ar precisa ser adequada. Hoje em dia já existem diversas tecnologias ecologicamente corretas que podem nos ajudar a garantir a qualidade do ar dentro de casa.

Reformas

Quem já realizou pinturas, reparos ou qualquer tipo de reforma em casa sabe que essas tarefas inevitavelmente nos fazem ter contato com poeira, partículas e odor de tinta e de massa corrida.

Henry Cury lembra que a segurança e a eficiência no trabalho dependem de boas circunstâncias de saúde:

“Existem soluções que tratam o ar nessas condições, capturando as partículas contaminantes e decantando-as para que não sejam aspiradas. Essas mesmas soluções conseguem resolver a questão dos odores, permitindo que o trabalho seja realizado adequadamente e garantindo a saúde das pessoas no ambiente”, explica Cury.

Ar-condicionado

Para quem mora em grandes centros, onde os índices de barulho e de poluição são maiores, muito ambientes permanecem fechados e dependem exclusivamente do sistema de ar-condicionado para refrigeração e troca de ar dos locais. Por isso, a manutenção do sistema é muito importante.

Caso a manutenção correta não ocorra, os aparelhos de ar-condicionado podem se tornar o foco de micro-organismos contaminantes e prejudiciais à saúde. Além disso, se o equipamento não apresenta bom funcionamento, gastará mais energia.

Tecnologia e bem-estar: Certificado WELL

Os próximos lançamentos da Laguna contarão com a certificação WELL — o primeiro certificado do mundo focado exclusivamente na saúde e no bem-estar humano. Estão aptos a receber o certificado ambientes que contribuem de forma plena para o conforto, o aumento da produtividade, a melhora da satisfação e até para a felicidade dos ocupantes.

A certificação está baseada em dez categorias relacionadas à saúde humana no ambiente construído e a qualidade do ar é uma delas.

Os ambientes dos nossos empreendimentos são projetados para aproveitar o máximo de luz natural e contarão com aparelhos de monitoramento da qualidade do ar nas áreas comuns, a fim de proporcionar mais proteção e comodidade aos moradores. A Construtora e Incorporadora Laguna é a única incorporadora brasileira membro do WELL Portfólio e pioneira nesta certificação.

Related Posts

  1. Morar próximo a áreas verdes proporciona diversos benefícios - Construtora e Incorporadora Laguna
  2. Pessoas no foco das construções conheça a certificação WELL - Construtora Laguna
  3. Saiba como cuidar de orquídeas - Construtora Laguna
  4. Tecnologias conscientes em favor do bem-estar - Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário