Saiba como cuidar de orquídeas

Saiba como cuidar de orquídeas - Construtora Laguna

Orquídeas possuem uma beleza surpreendente, além de serem uma ótima alternativa para complementar a decoração dos espaços. Essa espécie necessita de pouca manutenção, o que a torna uma boa opção para ambientes tanto externos como internos.

O cultivo de orquídeas, assim como de outras flores, pode ser um hobby no dia a dia. Separamos algumas dicas para você aprender a cuidar de orquídeas e a utilizá-las para decoração de qualquer cômodo na sua residência.

Orquídeas para ambientes externos

Saiba como cuidar de orquídeas - Construtora Laguna
Orquídea Phalaenopsis

As orquídeas Oncidium podem ser amarelas, marrons, verdes, brancas ou alaranjadas. Uma das características dessa espécie é que suas pétalas são pequenas. Elas se adaptam tanto em jardins como dentro de casa. Nestes locais, são de fácil cultivo e cuidado. As Vandas, por sua vez, possuem raízes aéreas, portanto recomenda-se plantá-las em jardins ou quintais, pois elas gostam de iluminação natural e de ambientes arejados.

Já as Cattleya e as Phalaenopsis se adaptam em qualquer ambiente, podem ser inseridas em vasos dentro ou fora de casa e estão entre as mais procuradas pelos brasileiros.

Saiba como cuidar de orquídeas - Construtora Laguna
Orquídea Cattleya

Orquídeas para ambientes internos

As Phalaenopsis gostam mais de sombra e calor, o que significa que vão se adaptar melhor se forem cultivadas em vasos dentro de casas ou apartamentos, longe do sol, mas em um lugar que seja quente para elas.

Por se adaptarem bem aos vasos e ao cultivo dentro de casa, recomenda-se também as Dendrobium, popularmente conhecidas como Denphal, originárias da China. Elas podem ser cuidadas facilmente e são bastante utilizadas em projetos de paisagismo. Suas folhas são finas e flexíveis.

Saiba como cuidar de orquídeas - Construtora Laguna
Orquídea Phalaenopsis

Tipos de vasos

Quando inseridas em ambientes internos, as orquídeas não exigem vasos especiais, se adaptam a qualquer um, desde vasos feitos com materiais plásticos até os de cerâmica.

Entretanto, é interessante levar em conta a espécie escolhida e o clima da região onde você vive, além do tempo que terá para se dedicar aos cuidados. Vasos de plástico ocasionam mais umidade, então se você mora em uma região úmida e escolheu uma orquídea que não necessita de muitas regas, utilize vasos de cerâmica.

Adubos e substratos recomendados

Surpreendentemente, a terra não é o substrato mais recomendado para as orquídeas, pois suas raízes geralmente precisam de mais espaço e podem até ser aéreas. Dessa forma, uma alternativa recomendada é utilizar xaxins, casca de pinheiro ou uma mistura de vários substratos. Você pode fazer sua própria mistura ou pode comprá-la pronta.

O adubo ideal para o cultivo de orquídeas é o NPK 20-20-20, que pode ser usado uma vez por semana e inserido tanto no substrato da flor como em suas folhas. As orquídeas possuem metabolismo muito lento e esse tipo de adubo facilita seu crescimento.

É importante ressaltar que algumas espécies de orquídea gostam de bastante luz, enquanto outras precisam de menos. Caso você já tenha plantas dentro de casa, deixe as orquídeas próximo a elas, em um espaço que tenha mais circulação de ar mas que não pegue muito sol.

Como regar

As regas irão depender da espécie e do tipo de orquídea escolhida, além da região onde você vive. Nos casos que necessitem de regas frequentes será necessário reservar um tempo para cuidar delas.

Saiba como cuidar de orquídeas - Construtora Laguna
Orquídea Phalaenopsis

Para identificar quando a flor precisa ser regada, observe o substrato. Se ele estiver levemente úmido, trata-se de uma espécie que não necessita de tanta água. Se estiver muito seco, é uma espécie que necessita de mais regas. Lembre-se de regá-las ao amanhecer ou no final do dia, pois são os períodos em que o calor e o sol estão mais brandos.

Conteúdos relacionados

  1. 5 aplicativos que ajudam a inovar na decoração da casa - Construtora Laguna
  2. Como a qualidade do ar interfere na nossa rotina? - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Visite nosso site e saiba mais: http://construtoralaguna.com.br/

Deixar um comentário