Em parceria com a Benfatto Organiza, separamos um conteúdo sobre organização de ambientes menores, a fim de proporcionar alguns detalhes relevantes ao nosso público. Para quem deseja organizar seus pertences de forma prática e funcional, confira a seguir algumas dicas!
Planeje
É impossível qualquer ação dar minimamente certo sem planejamento; por isso, é indispensável analisar bem os espaços disponíveis e avaliar como otimizá-los. Não caia na tentação de querer organizar tudo de uma vez, pois com certeza você não vai dar conta.
Comece aos poucos, em cada ambiente, um espaço por vez: primeiro as gavetas, depois as prateleiras, em seguida um outro móvel e assim por diante. O importante é ter frequência e disciplina.
Desapegue
Essa é uma palavra que está em alta, e, de fato, não tem jeito: o primeiro passo é começar descartando o que não precisa mais! Isso serve para roupas, livros, papéis e qualquer outro objeto da casa. Nesse momento, é fundamental praticar o desapego pelos itens materiais e dar um destino correto para eles, seja a doação, o conserto ou a lixeira.
Classifique
Agora que você já separou, o ideal é fazer a higienização dos objetos selecionados e dos espaços a serem organizados. O passo seguinte, para quem está à frente do processo, é criar categorias com as coisas que ficaram, para ficar mais fácil decidir como e onde acomodá-las. Uma boa dica, além de juntar os itens por tipo e função, é separar por frequência de uso.
Use produtos organizadores
Em cada ambiente, você pode usar práticas de organização que otimizam espaço e também produtos organizadores coringas. Num ambiente de trabalho, por exemplo, os itens que não são usados no dia a dia podem ser guardados por tipo nas gavetas mais baixas usando cestas, divisores de gavetas ou caixinhas.
Em quartos não é diferente: aquelas roupas ou objetos que não têm uso frequente podem ser acomodados nas prateleiras mais altas em caixas organizadoras ou packs de TNT. Já para aproveitar melhor os espaços, tanto em gavetas como em prateleiras e nichos, as colmeias organizadoras podem fazer a diferença!
Invista em móveis funcionais
Em ambientes menores, qualquer espaço de parede pode ser a solução, se forem instaladas prateleiras e ganchos. Certos móveis podem ser uma extensão do guarda-roupa – camas-baús, por exemplo, são ótimas para guardar roupas de cama e banho, ou até mesmo sapatos ou roupas fora da estação. O mesmo pode ser feito com os pufes, que, além de decorativos, podem servir para guardar fotografias, brinquedos, etc.
Evite a poluição visual
Quando for organizar estantes, mesas de trabalho ou de centro, aparadores e bancadas, pense em deixar com menos enfeites e itens possíveis: isso vai ajudar a deixar a visão do que precisa mais eficiente e, na hora de limpar, vai ser muito mais prático!
Créditos: Benfatto Organiza
Natan diz:
Excelentes dicas, os moveis funcionais ajudam muito na otimização de espaços.
Construtora Laguna diz:
Agradecemos seu comentário, Natan!