Composições de quadros para transformar ambientes

Composições de quadros para transformar ambientes - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces

Os quadros são elementos decorativos que transmitem muito da personalidade do morador para o ambiente. Principalmente decorações mais arrojadas permitem uma extensa variedade de composições, mesclando fotografias, pinturas, desenhos e escritas dispostos de diversas maneiras, em tamanhos diferentes e explorando ousadas harmonizações de cores.

Os quadros podem funcionar como centro das atenções ou ainda destacar um elemento importante do décor, como uma mesa de jantar ou um sofá. Sua versatilidade faz com que possam ser inseridos em qualquer cômodo da casa, desde que sigam o estilo proposto pelos demais elementos.

Apesar de não existirem regras, algumas orientações são importantes antes de decidir como dispor suas peças. A altura comumente utilizada é de 1,60 m, contando a partir do chão até o centro da imagem, pois permite que a maioria das pessoas consiga enxergar com facilidade.

Para manter um equilíbrio estético, é recomendado que os quadros sejam distribuídos levando em consideração o tamanho da parede. Ou seja, paredes amplas pedem obras grandes ou composições formadas por diversas imagens. É importante ainda prestar atenção na posição e quantidade de móveis, assim como na altura do pé-direito.

A junção de obras de tamanhos, estilos, temáticas e cores diferentes está em alta. Porém, a orientação é que elas tenham ao menos uma característica em comum para que harmonizem. Buscando auxiliar na melhor disposição de seus quadros, trazemos algumas inspirações. Confira.

Composição monocromática

Composições de quadros para adicionar personalidade à decoração - Construtora Laguna

Uma excelente alternativa para decorações minimalistas e modernas é agrupar imagens com as mesmas cores. Para um visual dinâmico, mescle desenhos e frases que traduzam seu estilo de vida.

Se você optar pelo não alinhamento das obras, é importante deixar uma variação de ao menos 5 cm para assegurar que o ajuste não pareça ser uma falha de medição.

Utilizando as mesmas cores da decoração

Composições de quadros para transformar ambientes - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral – Salão de Festas

Para um resultado mais sutil e visualmente uniforme, combine as cores do quadro com o restante da decoração. Dessa forma, ele será integrado harmoniosamente ao ambiente, proporcionando um toque de sofisticação e personalidade.

Inspiração botânica

Composições de quadros para adicionar personalidade - Construtora Laguna

A natureza nunca esteva tão em alta na decoração de interiores. Além do uso de materiais orgânicos e de plantas e arranjos, os quadros botânicos também ajudam a criar uma atmosfera tranquila e agradável.

Apoiados na estante

Composições de quadros para transformar sua casa - Construtora Laguna

Os quadros também podem ser apoiados em estantes e móveis, produzindo um resultado linear. Para ambientes mais despojados, a sobreposição de peças é uma dica interessante.

Posicionados no chão

MAI Terraces

Apoiando o quadro no chão você cria um espaço moderno e arrojado, principalmente se a peça for grande. É válido lembrar que em residências com pets ou crianças é preciso ter cuidado com obras pesadas.

Maneiras diferentes na mesma parede

Veja composições de quadros para transformar ambientes - Construtora Laguna

Não limite sua criatividade. Se preferir, utilize mais de uma maneira para expor as imagens na parede. Isto trará descontração e originalidade ao ambiente.

Mesclando diversos elementos

Composições de quadros - Construtora Laguna

Uma forma de trazer ainda mais personalidade para o local é compor a parede com outros objetos além dos quadros, como instrumentos musicais, relógios e até bicicletas. Isso cria um resultado bastante divertido e irreverente.

Destaque em paredes de cores vibrantes

Composições de quadros para transformar ambientes - Construtora Laguna

Imagens com tons claros se destacam em paredes vibrantes e coloridas. Em caso de desenhos escuros, insira margens, paspatur ou molduras brancas.

Composição gallery wall

Composições de quadros para transformar ambientes - MAI Home - Construtora Laguna
MAI Home – Projeto de Talita Nogueira

No gallery wall, as paredes são completamente tomadas pelos quadros, criando a ideia de uma verdadeira galeria. Pequenos quadros bem alinhados formam uma visual elegante e harmônico, enquanto obras de diferentes tamanhos são ideais para espaços despojados.

Leia também: Principais galerias de arte contemporânea em Curitiba

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário