Como inserir arranjos de flores e plantas no lar

Como inserir arranjos de flores e plantas no lar - MAI Home - Construtora Laguna
Projeto de Talita Nogueira para o MAI Home

Mokiti Okada, filósofo japonês e criador do estilo de arranjo floral chamado Ikebana Sanguetsu, costumava dizer: “Onde há flor, aflora luz”. Trazer a luz da natureza para dentro de casa nunca saiu de moda, mas nos últimos anos a tendência urban jungle tem aproximado ainda mais arquitetos e floristas. São projetos inspirados nas formas, texturas e cores das plantas, que trazem mais leveza e harmonia para os ambientes internos.

Plantas em vasos ou arranjos com flores de corte oferecem elegância, delicadeza e sofisticação. Além de melhorar o ar da casa e aumentar a sensação de bem-estar dos moradores. Mas como inserir a tendência em seu lar? É importante entender o estilo da casa. Quais são as cores predominantes e o material de destaque dos mobiliários? Luminosidade e ventilação também são elementos que precisam ser levados em conta.

Qualquer ambiente ganha uma nova cara com um arranjo de flores e folhas. Mas, no geral, plantas de porte maior, com folhagens e arranjos robustos, são mais indicadas para espaços receptivos, como as salas de estar e de jantar e churrasqueiras. Para ambientes mais íntimos, como quartos e lavabos, a preferência é pelo uso de arranjos menores, mais singelos e com cores que harmonizem com a decoração. Confira este miniguia das espécies mais indicadas:

Salas

Como inserir arranjos de flores e plantas no diferentes cômodos do lar - Construtora Laguna
Ivy

As marantas vão bem com todos os tipos de decoração e devem ser cultivadas à meia-sombra. A ivy tem um diferencial por sua capacidade de filtragem do ar, suportando temperaturas moderadas e luminosidade média. A jiboia é outra espécie indicada para salas de estar. Com suas folhas que crescem para baixo, é criado um efeito cascata. Já a trapoeraba-roxa é mais vantajosa para salas que recebem mais iluminação solar.

Quartos

Como inserir arranjos de flores e plantas em casa - Construtora Laguna
Espada-de-são-jorge

Para os quartos, as espadas-de-são-jorge são indicadas por sua capacidade de aumentar o oxigênio do ambiente. A figueira é outra espécie que vem sendo bastante utilizada na decoração em um canto do quarto, mas precisa ficar próximo à janela.

Para aqueles que acreditam nas propriedades fitoenergéticas das plantas, o capim-cidreira, ou capim-limão, é muito indicado para acabar com pesadelos e desordens do sono.

Banheiro

Como inserir arranjos de flores e plantas no diferentes cômodos da casa - Construtora Laguna
Antúrio

Para ter plantas no banheiro é preciso contar com luz natural e boa ventilação, já que o vapor muito quente do banho pode prejudicá-las. Os antúrios são os mais indicados, pois precisam de poucos cuidados.

As plantas proporcionam uma sensação de spa para o ambiente e podem ser colocadas sobre a pia ou em prateleiras. Os arranjos de flores tropicais, como as helicônias, cravos e astromélias, normalmente também são recomendados, além das suculentas, que apesar de serem conhecidas pela resistência, exigem luz solar e irrigação ao menos uma vez na semana.

Cozinha

Como inserir arranjos de flores e plantas em diferentes cômodos - Construtora Laguna
Begônia

Para cultivar plantas na cozinha, é preciso mantê-las longe do calor do fogão e do forno. Violetas e begônias ficam ótimas na decoração, e se adaptam bem a ambientes internos e com menor incidência de luz solar.

Ervas e temperos, como alecrim, salsinha e hortelã, são bastante escolhidos para o cômodo devido à praticidade e ao delicioso aroma que exalam, porém, é preciso ficar atento à iluminação, que deve ser abundante para que se desenvolvam com saúde.

Varanda

Como inserir arranjos de flores e plantas no lar - Construtora Laguna
Pleomele

Geralmente com mais espaço disponível e luz solar direta, a varanda pode receber árvores frutíferas de grande porte, como jabuticabeiras e pitangueiras, assim como vasos de flores de pequeno porte, dependendo da disposição do mobiliário no local e de como o sol percorre o ambiente. Algumas opções indicadas para locais com exposição ao sol são jasmim-manga, strelitzia e pleomele.

Leia também: Cuidar de plantas é um desafio? Conheça 4 aplicativos que ajudarão você

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário