Tecnologia consciente em favor do bem-estar

Tecnologias conscientes em favor do bem-estar - Laguna

A definição moderna de saúde está se expandindo e indo além de aptidão física e boa alimentação. Isso acontece porque, cada vez mais, bem-estar mental e emocional tornam-se fatores fundamentais para a qualidade de vida.

Este ano, na Consumer Electronics Show (CES), feira tecnológica de abrangência mundial, foram apresentados vários produtos que refletem essa mudança de entendimento sobre bem-estar. Chegaram ao mercado diversos dispositivos de saúde pessoal que permitem às pessoas acompanharem funções do corpo a fim de otimizar suas capacidades mentais e emocionais.

As mudanças que temos acompanhado nos ambientes de trabalho nos levam a compreender mais a fundo a importância desse tema. Por exemplo, o uso excessivo da tecnologia nos oferece muitas facilidades, entretanto pode trazer consequências como tensão emocional, frustração e até mesmo depressão.

Tecnologias voltadas para a meditação

Tecnologia consciente em favor do bem-estar - Construtora Laguna

Atualmente o bem-estar mental é a base para manter outros hábitos saudáveis em dia. Os consumidores estão percebendo cada vez mais a importância e a necessidade dessa pauta.

Na Consumer Electronics Show são apresentadas ao mundo muitas inovações que têm a finalidade de revolucionar os mercados e até as nossas vidas. Uma das principais inovações apresentadas este ano atingiu o segmento da saúde com uma área de exposição dedicada à tecnologia e ao bem-estar humano.

A Core, empresa estadunidense de tecnologia em saúde, esteve presente na CES 2020 e foi responsável por apresentar um instrutor biométrico de meditação para uma prática mais eficaz deste exercício.

O aplicativo possibilita que os usuários possam escolher meditações guiadas enquanto um pequeno dispositivo portátil mede a frequência cardíaca e oferece feedback háptico, que incentiva a respiração constante. Quando uma sessão acaba, o usuário consegue visualizar relatórios para compreender sua resposta fisiológica à meditação e descobrir quais técnicas funcionam melhor de acordo com sua composição biológica exclusiva.

Já a Entertech, empresa que desenvolve soluções tecnológicas customizadas, optou pelo lançamento de uma faixa biossensível para meditação, responsável por medir ondas cerebrais e batimentos cardíacos a fim de melhorar a meditação das pessoas disponibilizando informações precisas sobre os níveis de estresse, relaxamento e atenção.

Além dessas, foram apresentadas outras dezenas de soluções que envolvem a prática da meditação. O grande número de inovações nessa área se explica devido à meditação ser um hábito difícil de se construir e ainda mais difícil de se manter. Desse modo, a tecnologia vem se colocando como uma importante aliada no gerenciamento da saúde humana.

Alimentação e qualidade do sono

A CES 2020 também contou com produtos que garantem melhorias no sono e que inclusive treinam nosso cérebro para que possamos dormir melhor. Diversas marcas e aplicativos estão movimentando esse segmento, oferecendo desde colchões inteligentes até sensores de cabeceira.

Cada vez mais as tecnologias estarão aliadas às tendências do morar, contribuindo com nosso conforto, saúde e qualidade de vida. A Certificação WELL, — considerada a primeira do mundo a ter foco exclusivamente na saúde e no bem-estar humano —, surgiu da preocupação com a saúde e o conforto no ambiente construído, visando garantir que as tecnologias sejam agregadas às rotinas dos moradores de modo mais saudável, eficiente e sustentável.

Estes ambientes com características adequadas e saudáveis contribuem de forma plena para a saúde, o conforto, a nutrição, o aumento de produtividade, a melhora da satisfação e até para a felicidade dos ocupantes.

A Construtora e Incorporadora Laguna é uma empresa pioneira nessa certificação. Atualmente somos a única incorporadora brasileira membro do WELL Portfólio e nossos próximos três lançamentos contarão com este selo.

Nossos projetos oferecem aos moradores diversos diferenciais, como:

  • Água filtrada nas residências e áreas comuns.
  • Presença da natureza, com hortas e bosques.
  • Ambientes que estimulam em seu design o movimento e as atividades físicas.
  • Equipamentos ergonômicos.
  • Piso aquecido.
  • Portas com vedação termoacústica.
  • Quartos com posicionamento em regiões bem iluminadas.
  • Aquecimento de água central com recirculação de água quente.
  • Acabamentos internos das paredes em drywall, com isolamento térmico e acústico.
  • Valorização da luz e ventilação naturais.
  • Esquadrias e vidros de alta performance, que reduzem a troca de calor e a incidência sonora no ambiente por meio de vidros solares insulados e laminados.

Related Posts

  1. Benefícios da prática de meditação - Construtora Laguna
  2. Cientistas criam folha artificial que transforma CO2 em energia - Construtora Laguna
  3. Como a qualidade do ar interfere na nossa rotina? - Construtora Laguna
  4. Entenda os benefícios das sacadas nos projetos - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário