Arquitetura inovadora nos lançamentos residenciais

sacada residência Almáa Cabral - Laguna

No mercado imobiliário residencial, a inovação e as tendências contemporâneas transformam e aprimoram, cada vez mais, os imóveis do setor. Novos olhares e demandas estimulam a criação de lares que harmonizam recursos tecnológicos, design criativo, sustentabilidade e eficiência. Juntos, esses diferenciais potencializam a era da arquitetura inovadora, na qual os moldes de habitação são progressivamente mais aperfeiçoados. Confira abaixo.

Arquitetura inovadora

A inovação se faz presente em todas as etapas dos empreendimentos residenciais no cenário contemporâneo da construção civil. Desde a fase de projeção, os interiores são desenvolvidos para proporcionar comodidade, segurança e conforto máximos a cada instante e em cada espaço.

Recursos como esquadrias de alta performance termoacústica e pisos aquecidos com termostato digital, por exemplo, tornam os interiores mais aconchegantes e confortáveis termicamente nos imóveis-arte Laguna. A infraestrutura para automação de ar-condicionado, iluminação, aspiração central e persianas agrega maior inovação e comodidade ao dia a dia dos moradores.

Por sua vez, a segurança e a harmonia dos ocupantes são asseguradas por soluções como interfones com sistema de portaria de vídeo e eclusas de serviço e de veículos com reconhecimento facial e sistema de identificação de placas. Na fase das obras, métodos construtivos mais rápidos, sustentáveis e tecnológicos resultam em imóveis com qualidade e eficiência elevadas, como a construção modular, o light steel framing – sistema construtivo que tem como principal elemento estrutural o aço galvanizado – e a impressão 3D.

Um processo construtivo que exemplificou essa tendência foi o do LLUM Batel. Na execução desse imóvel-arte, a Construtora Laguna conquistou a pré-certificação LEED Gold ao cumprir critérios como: consumo consciente energético e hídrico, destinação correta dos resíduos provenientes das obras e uso de materiais certificados, reciclados ou com baixo impacto ambiental. O resultado foi um imóvel inconfundível, com ambientes 60% mais confortáveis termicamente e que consomem 15% de energia e 20% de água a menos que residências convencionais.

FACHADA ILUMINADA DO LLUM BATEL
FACHADA ILUMINADA DO LLUM BATEL

O design dos residenciais contemporâneos

A nova leva de lançamentos residenciais possui, entre outras particularidades, uma estética única. Essas construções tendem a incorporar um design minimalista, contemporâneo e dinâmico. Por utilizarem conceitos construtivos mais conscientes e transparentes, esses projetos passam a expor suas estruturas em vez de apresentar diversas camadas de revestimentos.

Seja de forma integral ou predominante, essa tendência é uma forma de evidenciar os princípios e diferenciais construtivos da arquitetura inovadora. Para além da parte estrutural, demais elementos como cores, formas e jardins verticais vêm sendo incorporados aos imóveis, inclusive como uma maneira de ornamentar as cidades com a beleza do design contemporâneo.

Vista da fachada do empreendimento PINAH
Fachada PINAH

O pilar sustentável

Um breve olhar para os lançamentos e imóveis contemporâneos é suficiente para levar à seguinte conclusão: o novo lar é sustentável. Essa particularidade, presente especialmente entre residenciais de alto padrão, reflete-se em soluções sustentáveis como geração de energia solar, conforto térmico otimizado por meio de ambientes amplos e arejados e reúso de água da chuva para abastecer o consumo do próprio empreendimento.

O imóvel-arte PINAH incorpora esses tipos de soluções. Entre outros diferenciais inovadores e sustentáveis, ele possuirá um sistema de reaproveitamento de água da chuva para limpeza e irrigação do jardim nas áreas comuns. Com seus residenciais inconfundíveis, a Construtora Laguna destaca-se como a empresa com mais projetos sustentáveis do Sul do Brasil. Ela utiliza soluções como restauração e preservação do habitat do terreno, reciclagem de materiais, redução do consumo hídrico e gerenciamento de resíduos na construção.

Ambientes aprimorados e otimizados

Lançamentos residenciais com arquitetura inovadora incorporam plantas abertas, livres e flexíveis, que oferecem aos moradores a possiblidade de personalização conforme suas necessidades. Quantidade maior de quartos, ambientes amplos e integrados, cozinhas abertas e áreas de lazer aperfeiçoadas são outras características desses residenciais.

No ALMÁA Cabral, a integração entre a sacada e o living cria um espaço convidativo e aconchegante para os moradores socializarem, proporciona uma vista inconfundível da região e mantém os ambientes arejados e mais confortáveis.

Já o imóvel-arte PINAH eleva o conceito de lazer e relaxamento a um novo nível, por meio ambientes como a sala de massagem, a horta, a sauna, a sala multifuncional e o Bosque das Araucárias.

SALA MULTIFUNCIONAL PINAH - LAGUNA
SALA MULTIFUNCIONAL DO PINAH

Conexão com a cidade

Com maior qualidade estrutural e utilização de mais tecnologias de segurança, os próximos lançamentos buscam romper barreiras entre os residenciais e suas regiões e incorporar a tendência das fachadas ativas. Nos projetos contemporâneos, esses elementos retornam com tudo para proporcionar uma relação de maior proximidade entre moradores e cidade, maior mobilidade urbana e colaborar para a composição de ruas mais agradáveis e convidativas.

Related Posts

  1. Biomimética: entenda o conceito - Construtora e Incorporadora Laguna
  2. Dicas para escolher o imóvel ideal - Construtora Laguna
  3. A madeira nos interiores dos apartamentos
  4. Projeto arquitetônico Parque flutuante
  5. Tecnologia para casa: inovações que auxiliam na rotina - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

2 comentários em “Arquitetura inovadora nos lançamentos residenciais

Deixar um comentário