Os benefícios de integrar a madeira nos interiores

A madeira nos interiores dos apartamentos

Campos de estudo como a neuroarquitetura e o design biofílico comprovam que a estrutura dos espaços influencia de diversas formas a qualidade habitacional de um ambiente e os seus ocupantes.

Tendo isso em vista, um dos recursos que vem sendo utilizados na arquitetura é a madeira nos interiores. Além da versatilidade que proporciona aos ambientes, ela contempla os frequentadores dos espaços com uma série de outras vantagens. Confira abaixo.

Madeira nos interiores: mais relaxamento

A organização FPInnovations e a Universidade de British Columbia demonstraram em uma pesquisa que a presença de madeira nos interiores contribui para a queda dos níveis de estresse dos ocupantes.

Por meio de um experimento, o estudo concluiu que a superfície da madeira estimula a redução das atividades do sistema nervoso simpático do corpo humano. Com isso, também diminuem a frequência cardíaca, a pressão arterial e, consequentemente, o estresse.

Um estudo feito por pesquisadores do The Graham Lowe Group realizou uma análise comparativa entre ambientes internos de madeira e de gesso. A conclusão foi que, em comparação ao segundo material, a madeira estimula sensações mais positivas nos ocupantes.

O contato com elementos naturais em si tende a impactar nas respostas fisiológicas, psicológicas e neurológicas dos seres humanos, resultando em menos estresse e mais relaxamento, bom humor e produtividade.

Vantagem acústica

Detalhes da suíte master do PINAH
SUÍTE MASTER DO APARTAMENTO TIPO 03 – PINAH

A madeira possui uma natureza porosa capaz de proporcionar benefícios acústicos aos interiores, como atenuação e absorção sonora, que elevam o conforto acústico dos ocupantes sem a necessidade de incluir outras estruturas no ambiente.

A capacidade de isolamento acústico da madeira adapta-se a espaços diversos. Isso torna seu uso extremamente flexível, pois pode ser aplicada em locais que vão desde uma biblioteca até um ginásio escolar.

Qualidade do ar e do ambiente

Seja pelo uso na mobília ou na infraestrutura dos ambientes, a presença da madeira nos interiores também é capaz de elevar a qualidade do ar interno.

O material atua como uma esponja que absorve ou libera umidade, mantendo a atmosfera interna equilibrada. Assim, eleva-se a umidade quando o ar está seco e reduz-se quando a atmosfera está úmida.

A Work Mind, plataforma dedicada a edifícios saudáveis e ao bem-estar dos ocupantes, também aponta que a madeira reduz a liberação de formaldeído e demais compostos orgânicos voláteis nos ambientes.

Além disso, ela é considerada um hipoalergênico. Essa característica faz com que não haja acúmulo de partículas em suas superfícies, facilitando a limpeza e favorecendo a salubridade dos interiores.

Conforto térmico com a madeira nos interiores

Detalhes da lareira do ALMÁA Cabral
LAREIRA – ALMÁA CABRAL

Uma das vantagens mais conhecidas da madeira é a capacidade de proporcionar conforto térmico nos ambientes internos, tornando-os mais acolhedores e aconchegantes.

Esse atributo é possibilitado pela baixa condutividade térmica do material, que o torna um isolante natural. Também por isso, a madeira faz-se presente em muitos projetos arquitetônicos.

Tanto pelo uso na decoração como no revestimento das superfícies, ela mantém temperaturas internas agradáveis nos interiores, absorvendo pouco calor em dias quentes e resfriando menos o ambiente em dias frios.

Sempre sintonizada com tendências que proporcionam mais qualidade de vida para os clientes, a Construtora Laguna utiliza a madeira em seus imóveis-arte como um recurso para agregar mais conforto térmico e qualidade construtiva.

Seja nos pisos de madeira engenheirada, na entrada de serviço em madeira maciça ou nas portas com lâmina retrátil nos dormitórios, residenciais como o PINAH e o ALMÁA Cabral comprovam as diversas vantagens que esse material oferece para os ocupantes e para os ambientes.

Related Posts

  1. Casal 60+ analisando imóvel no mercado imobiliário
  2. Conforto acústico no edifício PINAH
  3. sacada residência Almáa Cabral - Laguna
  4. estilos de yoga sendo praticados em casa
  5. minimalismo na arquitetura aplicado no interior de uma residência
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário