Estilos de yoga para os diversos perfis e necessidades

estilos de yoga sendo praticados em casa

O inconfundível BIOOS está situado em uma região privilegiada da cidade, cercada de serviços e facilidades que agregam maior praticidade ao dia a dia. Em sintonia com tudo o que proporciona saúde e bem-estar, o bairro abrange diversos locais para quem pratica atividades como yoga, por exemplo o Samadi Yoga Studio, a Agni Academia de Yoga e o centro Gaya Bem-Estar.

Uma das opções adotadas pelos que prezam por um estilo de vida equilibrado, essa prática e suas variadas modalidades atendem a diversas preferências e necessidades. Confira abaixo 4 estilos de yoga para diferentes gostos e os benefícios dessa atividade.

Os benefícios da yoga

Oriunda da Índia, a prática da yoga proporciona aos seus adeptos um maior domínio sobre a mente, o corpo, os sentidos e as próprias ações. Baseado em uma técnica milenar, esse exercício gera maior autoconhecimento, na medida em que consolida uma filosofia de vida ligada a aspectos mentais, éticos, físicos, morais e meditativos.

Além de estimular a harmonia entre corpo e mente, a yoga trabalha a postura, a respiração, a flexibilidade e o condicionamento físico, estimula a qualidade do sono e o sistema endócrino e reduz o estresse e a ansiedade, como aponta o Ministério da Saúde.

A disseminação dessa prática tem desencadeado modalidades para os mais diversos gostos, desde as mais relaxantes até as mais agitadas.

Estilos de yoga clássicos

O estilo de yoga mais clássico no Ocidente é o chamado Hatha Yoga, ideal para iniciantes, pois conta com uma quantidade menor de posturas e movimentos mais leves.

Essa vertente trabalha principalmente a respiração e o equilíbrio entre corpo e mente, em um ritmo mais tranquilo, que atende perfeitamente iniciantes, seniors e gestantes.

Entre os exercícios que o Hatha Yoga abrange, destacam-se os de concentração e purificação, contração de órgãos e músculos, posturas asanas, gestos mudras e técnicas de controle respiratório.

Modalidade agitada

Em contraponto às vertentes tradicionais da yoga, a modalidade Ashtanga contempla praticantes que preferem estilos mais ativos e agitados.

Esse tipo de yoga, mais intenso e desafiante para o corpo físico, é ideal para quem busca elevar a concentração, a flexibilidade muscular e o condicionamento físico. Com seus movimentos, a yoga Ashtanga auxilia na purificação do organismo através do suor.

Nessa vertente, geralmente não há sequências de movimentos previamente definidas, e, muitas vezes, quando há música ambiente, a modalidade se torna ideal para quem prefere aulas mais dinâmicas.

Fluidez e coreografias

Mulher praticando Yoga em casa

Outro estilo de yoga, dinâmico porém gracioso, é o chamado Vinyasa, que abrange sequências de movimentos similares a coreografias. Essa modalidade é ideal para quem busca elevar a consciência corporal e diminuir o estresse do dia a dia.

Desenvolvido nos Estados Unidos, esse estilo dá vida a uma prática mais fluida da yoga, com um contínuo fluxo de posições e posturas sincronizadas à respiração. Além de fortalecer os músculos, a vertente estimula a perda de peso e eleva a força, o equilíbrio e a flexibilidade.

O aspecto coreográfico da Vinyasa Yoga deve-se ao fato de essa tática ser guiada por música – o que não ocorre em todos os estilos de yoga –, com posturas interligadas umas às outras, tornando o conjunto de movimentos harmônico, dinâmico e sincronizado.

Estilos de yoga intensos

Criado nos anos 1990 pelo professor Paulo Junqueira, o superioga traz uma versão intensa da prática milenar, aliando posições clássicas da yoga e movimentos acrobáticos.

Entre poses que trabalham a força e o equilíbrio, a superioga faz uso de utensílios como cordas, pesos, blocos e cintos que potencializam o esforço tanto de praticantes mais experientes como dos iniciantes, em repetições e movimentos dinâmicos.

Com 8 séries fixas compostas por cerca de 50 posturas da yoga clássica, essa modalidade promove o fortalecimento físico e psicológico e pode ser praticada em equipe, visto que grande parte dos seus movimentos são executados em duplas – favorecendo o apoio e a motivação entre os praticantes.

Estilos de yoga sendo praticados ao ar livre

Trata-se de um estilo de ioga focado em uma melhor qualidade de vida, ideal para os seniors, por exemplo, já que exercita a força e a disposição no dia a dia. Essa modalidade sintoniza perfeitamente com o estilo de vida proposto pelo BIOOS, imóvel-arte que promove diversos estímulos para uma vida ativa, feliz e compartilhada.

Esses estímulos se fazem presentes no contato com a natureza no WELL Gardens, no verde que cerca o bairro, na vivência em comunidade e nas áreas comuns projetadas para incentivar momentos de lazer, convívio, pausa e bem-estar, como o terraço café, a praça elevada e o terraço gourmet.

No inconfundível BIOOS, os estímulos presentes na infraestrutura e na qualidade construtiva do complexo serão certificados pelo selo internacional WELL, por meio das categorias água, luz, movimento, conforto térmico, materiais, comunidade, nutrição, saúde mental, som e qualidade do ar. Acesse a página do imóvel-arte e confira os detalhes!

Fonte: Veja Saúde, Vogue e Gaya Bem-Estar

Related Posts

  1. A madeira nos interiores dos apartamentos
  2. Fachada VAZ Batel
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário