Importância dos exercícios físicos para aumentar a imunidade!

Importância dos exercícios físicos para aumentar a imunidade! - Construtora Laguna

Neste momento de isolamento social, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a atividade física não deve ser deixada de lado, pois a nossa imunidade precisa estar em dia. “A atividade física feita de maneira regular e moderada melhora o nosso sistema imunológico“, segundo Márcio Atalla, especializado em treinamento de alto rendimento e pós-graduado em nutrição pela USP.

O profissional também comenta que fatores como uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada colaboram para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele esclarece: “Isso significa que a pessoa não vai contrair o vírus? Não, mas, com um sistema imunológico mais forte, a resposta do organismo à doença é mais rápida e eficiente. A pessoa vai conseguir sair da crise com mais facilidade. Por isso, é importante manter o movimento”, afirma.

Atividades físicas moderadas são a forma mais adequada para o fortalecimento do sistema imunológico, proporcionando uma resposta mais eficiente contra qualquer quadro de infecção. Isso ocorre porque o mecanismo da melhora da defesa está associado a um efeito da atividade física, que proporciona o aumento de linfócitos, células que atuam no sistema inato e têm como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus.

Outro fator importante é que exercícios físicos deixam nossa musculatura mais forte e os ligamentos e tendões mais flexíveis, além de contribuírem com o fortalecimento do coração e do sistema respiratório. Em casa, com o auxílio de aplicativos, por exemplo, você pode fazer musculação e pilates para melhorar a postura corporal, o condicionamento cardiorrespiratório, etc.

Uma das mudanças ao adotar a prática saudável com auxílio de exercícios é que você acordará mais disposto e não cansará facilmente ao longo do dia. Entretanto, evite fazer exercícios de forma exagerada, pois isso pode ocasionar um quadro inflamatório e uma consequente queda na função imune.

No caso do público idoso, um levantamento realizado recentemente na Universidade Cruzeiro do Sul mostrou que pessoas mais velhas que realizam exercícios físicos possuem uma resposta mais assertiva para a vacina de gripes em relação a indivíduos mais sedentários.

Desta forma, separamos alguns aplicativos que podem auxiliar você na prática de exercícios em casa. Confira!

Nike Training Club

Disponível para iOS e Android, aqui você tem acesso a diversos tipos de exercícios e escolhe qual treino deseja realizar. Cada sessão contém exercícios acompanhados por um passo a passo com fotos ou vídeos.

Daily Ab Workout

Esse é um aplicativo para realizar exercícios simples no dia a dia. Para começar, basta apertar o play. Os treinos são acompanhados por músicas leves e podem ser pausados para a repetição do exercício ou para você verificar se está fazendo os movimentos de forma correta.

Pocket Yoga

Esse aplicativo permite que você desenvolva seus próprios exercícios em casa. Simples e intuitivo, conta com três níveis diferentes e modos de duração. Além disso, ele ensina a maneira correta de realizar os exercícios, por meio de instruções sonoras e visuais, e você pode fazer até 150 combinações diferentes. 

A Construtora e Incorporadora Laguna reforça a importância de manter-se em casa e incentiva a prática de atividades físicas que podem ser feitas na segurança do lar. É válido ressaltar que é imprescindível realizar os exercícios conforme as orientações dadas pelos profissionais da área.

Leia também: Coronavírus: principais sintomas e cuidados diários

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário