Benefícios da biofilia nos empreendimentos

Benefícios da biofilia nos empreendimentos - Construtora Laguna

Quando imaginamos sensações de paz e tranquilidade, na maioria das vezes nossa mente as associa a algum espaço que tenha conexão com a natureza, próximo a árvores, florestas, montanhas, mar etc. Pensando nisso, designers e arquitetos estão apostando cada vez mais em soluções voltadas para biofilia, que promovam mais bem-estar, saúde e conforto emocional para os ocupantes dos locais.

De maneira geral, a biofilia é empregada na arquitetura por meio da presença da natureza nos ambientes construídos. De acordo com a primeira utilização do conceito, por Edward Osborne Wilson, em 1985, a biofilia corresponde a nossa tendência inata de atração por seres vivos e pelos processos da natureza.

Já o professor de ecologia da Universidade de Yale, Stephen Kellert, define o conceito como a inata inclinação humana para a relação com sistemas e processos naturais, em especial elementos biológicos, ou aparentemente vivos, do ambiente natural. É uma tendência fundamental para saúde física, mental e para o bem-estar dos indivíduos.

Traduzido do grego antigo como “amor às coisas vivas” (bios = ‘vida’ e philia = ‘amor a’/ ‘inclinação a’), seu princípio é bastante simples: conectar humanos com a natureza a fim de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida. Na arquitetura, é possível alcançar essa conexão integrando a natureza aos projetos.

A biofilia é responsável por incorporar características como água, luz e plantas aos ambientes construídos. Nos espaços de trabalho a integração da natureza também proporciona diversos benefícios. Uma pessoa que passa cerca de 9 horas por dia sentada em um escritório adquire o hábito de manter-se na mesma posição por muito tempo, afetando diretamente seu corpo. Alguns dos aspectos negativos desse hábito são taxas de metabolismo reduzidas e aumento do risco de diabetes e doenças cardíacas.

Assim, arquitetos integraram projetos biofílicos em alguns escritórios modernos, o que resultou em um aumento de produtividade, saúde, criatividade e na diminuição da desistência de funcionários. Ou seja, quanto menos parecer um escritório, melhores serão os resultados, tanto para os funcionários como para a empresa.

Confira a seguir os principais elementos naturais utilizados em construções que possuem características relacionadas à biofilia.

Madeira

A madeira é muito presente nesse conceito, pois é um elemento natural extremamente versátil e que oferece muitas maneiras de conexão com o espaço exterior, além de cores e texturas bastante variadas.

A madeira precisa ser de origem legal e certificada, garantindo sustentabilidade ao ambiente construído. Uma vantagem é que ela proporciona mais conforto térmico e acústico quando inserida em pisos e paredes.

Luz natural


Living – MAI Terraces

Uma forma de integrar ambientes construídos com a natureza é evidenciar a entrada de luz natural. Além de proporcionar mais economia em relação à energia elétrica, priorizar grandes janelas possibilita a iluminação do sol nos espaços.

Plantas

Inserir o verde nos ambientes ou nos espaços externos também é uma forma de integrar a construção com a natureza. Plantas proporcionam mais beleza para o ambiente, além de serem responsáveis por purificar o ar, garantindo mais qualidade e conforto térmicos aos ocupantes do local.

Água

Espelho d’água – ALMÁA Cabral

Inserir lagos, espelhos d’água e fontes são algumas das alternativas para integrar a água a uma construção. Além de proporcionar um visual esteticamente atraente, o barulho desse elemento proporciona ao ser humano sensações de tranquilidade e bem-estar. 

O próximo lançamento da Construtora e Incorporadora Laguna, o Pinah, contará com diferenciais voltados para biofilia que proporcionam mais conforto e qualidade de vida aos moradores.

Benefícios da biofilia nos empreendimentos - Construtora Laguna

Outro fator importante é que os diferenciais construtivos e tecnológicos responsáveis por elevar a qualidade de vida dos moradores do Pinah serão comprovados por importantes certificações mundiais. O Pinah é o primeiro e único residencial do Brasil a buscar o selo WELL, certificado internacional focado exclusivamente na saúde e no bem-estar humano.

O WELL atesta que um ambiente com características adequadas e saudáveis contribui de forma plena para o bem-estar, o conforto, a satisfação, o aumento da produtividade e até para a felicidade dos ocupantes.

Essa certificação está baseada em dez categorias relacionadas à saúde humana no ambiente construído: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais, mente e comunidade. O WELL assegura que o empreendimento cumprirá todos os requisitos estabelecidos e oferece ao cliente a garantia de que ele está fazendo uma aquisição com qualidade atestada.

Related Posts

  1. Conforto termoacústico: quais seus benefícios para a saúde e bem-estar? - Construtora Laguna
  2. Dicas para deixar seu apartamento mais funcional - Construtora Laguna
  3. Hábitos para ter uma vida mais sustentável - Construtora Laguna
  4. Espaços com paisagismo: benefícios para as cidades e pessoas - Construtora Laguna
  5. Sofá de HAUS: WELL – como funciona na prática a certificação que promete mais qualidade de vida - Construtora Laguna
Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário