O poder da natureza para uma vida mais tranquila

O poder da natureza para uma vida mais tranquila - Construtora Laguna

A paz e o bem-estar que sentimos ao ouvir o som de uma cachoeira e o barulho do vento nas folhas das árvores, ou quando caminhamos em um parque repleto por verde, são conhecidos há muito tempo. Momentos de tranquilidade são comumente associados à natureza, porém ainda não havia estudos que explicassem as causas destes efeitos tão positivos.

Buscando oferecer respostas a esta questão, pesquisadores da inglesa Brighton and Sussex Medical School, em parceria com o artista audiovisual Mark Ware, publicaram no Scientific Reports a primeira pesquisa investigando as mudanças que ocorrem em nossos sistemas mentais e corporais quando estamos em contato com a natureza. Durante o estudo, foram analisadas as atividades cerebrais, o batimento cardíaco e as experiências comportamentais de 17 adultos enquanto ouviam uma série de gravações contendo dois tipos de sons: naturais e artificiais.

Também foram monitoradas as mudanças no sistema de órgãos envolvidos em processos involuntários, como temperatura, respiração, pressão sanguínea, digestão e metabolismo, chamado sistema nervoso autônomo.

Os ruídos relacionados à atividade humana, como o trânsito, faziam com que os voluntários focassem em pensamentos interiores, que podem estar ligados a condições envolvendo estresse psicológico. Nesses casos, a reação dos participantes também era mais lenta, prejudicando a concentração. Em contrapartida, os barulhos da natureza desviavam a atenção para o ambiente exterior, aliviando o estresse.

Um fator interessante é que as pessoas que já estavam sentindo um elevado nível de estresse no início dos testes foram as que mais se beneficiaram com os efeitos dos sons da água, plantas e vento. Os pesquisadores acreditam que alguns minutos em um refúgio natural já sejam suficientes para melhorar a qualidade do sono, a concentração e o bem-estar de maneira geral.

Para conectar-se com a natureza diariamente não é preciso viver em locais afastados dos grandes centros. Em Curitiba, a Construtora Laguna proporciona elevada qualidade de vida por meio de empreendimentos que valorizam o verde do entorno e são, inclusive, decorados com elementos orgânicos capazes de estender a sensação de tranquilidade para dentro dos ambientes.

O residenciais MAI Home e MAI Terraces, assim como o comercial MAI Work, são exemplos de empreendimentos posicionados em uma das mais regiões mais “verdes” da cidade, próximos ao Parque Barigui. A transparência aplicada nos projetos, que contam com amplas janelas de vidro em ambientes abertos, permite a integração do cenário com o interior e, desta forma, a constante sensação de sossego.

O poder da natureza para uma vida mais tranquila - MAI Terraces - Construtora Laguna
MAI Terraces – Piscina Descoberta

Outro lançamento da construtora que também se destaca pela conexão ininterrupta dos moradores com o meio ambiente é o ALMÁA Cabral. O empreendimento oferece uma privilegiada vista abrangendo a Serra do Mar e o campo de golfe do Graciosa Country Club. Este abriga um jardim florido com lago e cascata, além de diversas árvores que atraem grande variedade de pássaros para a região.

Além disso, o projeto de paisagismo do ALMÁA foi desenvolvido com o objetivo de dar continuidade à exuberância natural do Cabral, trazendo elementos presentes no entorno para as áreas de convívio do residencial e transformando os espaços em agradáveis refúgios.

O poder da natureza para uma vida mais tranquila - ALMÁA Cabral - Construtora Laguna
ALMÁA Cabral – Praça

Leia também: Além do meio ambiente: 5 benefícios de residências sustentáveis para a vida dos moradores

Desde 1996, a Construtora e Incorporadora Laguna vem desenvolvendo empreendimentos únicos, que possuem arquitetura diferenciada e design inovador. Além disso, somos a construtora com mais projetos sustentáveis do Sul do país. Saiba mais

Conheça mais sobre a Laguna

Deixar um comentário